Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 07 ago 2019, 21:53
Dois relatos curtos sobre o Kauai
O primeiro é simples e foi comigo. Lá levámos outro filho ao nosso otorrino em Lagos. Com o Ioniq, experimentei várias fórmulas: Lisboa-Faro num dia, no seguinte Faro-Lagos-Faro, carregando no PCR de Loulé ou de Lagos (a ida para Lagos é sempre apressada, não dá para fazer 180km acima dos 120km/h), seguido de viagem Faro-Lisboa, carregando em Loulé e Aljustrel, ou então Faro-Lagos-Lisboa, carregando no PCR de Lagos e Aljustrel.
Agora, as consultas são à segunda-feira. Fomos no domingo de Lisboa para Faro. Mas desta vez, deixámos o Ioniq e 2 filhos em Faro, fomos com o Kauai a Lagos. Assim, quando voltássemos teríamos o Ioniq a 100% pronto a fazer a viagem de regresso com o mínimo de incómodo.
Impressões do Kauai: saímos para Lagos com 69% (para quê encher? são só 180km de A22). Só chegámos aos 60% de SoC já perto da saída para a A2!! É brutal! Com o Ioniq, eu ao chegar ao PCR de Loulé já estaria capaz de carregar alguma coisa...
Nesse momento, com 60%, o círculo da autonomia no mapa abarcava simultaneamente Gibraltar e o cabo da Roca. Eu não tenho a certeza que o Kauai a gasolina consiga a mesma autonomia, certamente não em todas as condições.
Andámos com ele sem o mínimo de piedade, acima dos 140km/h contra vento moderado de oeste. Nem me lembro com quanto chegámos a Faro, a autonomia tornou-se completamente irrelevante.
É verdade que passei a concordar com o leogrova. O "handling" do Ioniq é melhor em geral, a não ser que a velocidade seja mesmo muito baixa (rotundas apertadas). E depois, em autoestrada, o Kauai ressalta. Isso não acontece com o Ioniq, nunca me passou pela cabeça no Ioniq "ai, a estrada é toda às ondas, talvez seja melhor baixar dos 150km/h".
Mas o Kauai é um grande VE, ainda bem que demovi o meu pai de outras opções, e acho que foi uma grande compra que não suscita quaisquer dúvidas.
Ponte de Lima - Faro com uma paragem
Os meus pais têm grandes amigos em Ponte de Lima. Uma vez neste fórum, fizemos o exercício de calcular o tempo de viagem num Leaf 40 com rapidgate... Lá fizeram então a viagem pela primeira vez com o Kauai.
Na viagem de regresso, mais uma vez não partiram com 100% (sempre difícil de atingir com baterias tão grandes) mas chegaram sem dificuldade a Coimbra. Onde o meu pai tem uma irmã, que aproveitou para visitar... resultado carregou a 100% em Coimbra (não me perguntem onde, espero que não tenha sido no PCR).
De Coimbra a Faro foi directo, sem paragens, quase sempre por auto-estrada, excepto o troço entre a saída de Ferreira (onde a gente entra para carregar em Aljustrel) e a Via do Infante. Auto-estrada a 110-120km/h e estrada a 100km/h. Via do Infante a 120km/h (pressa de chegar). Chegaram com 7% de SoC.
O primeiro é simples e foi comigo. Lá levámos outro filho ao nosso otorrino em Lagos. Com o Ioniq, experimentei várias fórmulas: Lisboa-Faro num dia, no seguinte Faro-Lagos-Faro, carregando no PCR de Loulé ou de Lagos (a ida para Lagos é sempre apressada, não dá para fazer 180km acima dos 120km/h), seguido de viagem Faro-Lisboa, carregando em Loulé e Aljustrel, ou então Faro-Lagos-Lisboa, carregando no PCR de Lagos e Aljustrel.
Agora, as consultas são à segunda-feira. Fomos no domingo de Lisboa para Faro. Mas desta vez, deixámos o Ioniq e 2 filhos em Faro, fomos com o Kauai a Lagos. Assim, quando voltássemos teríamos o Ioniq a 100% pronto a fazer a viagem de regresso com o mínimo de incómodo.
Impressões do Kauai: saímos para Lagos com 69% (para quê encher? são só 180km de A22). Só chegámos aos 60% de SoC já perto da saída para a A2!! É brutal! Com o Ioniq, eu ao chegar ao PCR de Loulé já estaria capaz de carregar alguma coisa...
Nesse momento, com 60%, o círculo da autonomia no mapa abarcava simultaneamente Gibraltar e o cabo da Roca. Eu não tenho a certeza que o Kauai a gasolina consiga a mesma autonomia, certamente não em todas as condições.
Andámos com ele sem o mínimo de piedade, acima dos 140km/h contra vento moderado de oeste. Nem me lembro com quanto chegámos a Faro, a autonomia tornou-se completamente irrelevante.
É verdade que passei a concordar com o leogrova. O "handling" do Ioniq é melhor em geral, a não ser que a velocidade seja mesmo muito baixa (rotundas apertadas). E depois, em autoestrada, o Kauai ressalta. Isso não acontece com o Ioniq, nunca me passou pela cabeça no Ioniq "ai, a estrada é toda às ondas, talvez seja melhor baixar dos 150km/h".
Mas o Kauai é um grande VE, ainda bem que demovi o meu pai de outras opções, e acho que foi uma grande compra que não suscita quaisquer dúvidas.
Ponte de Lima - Faro com uma paragem
Os meus pais têm grandes amigos em Ponte de Lima. Uma vez neste fórum, fizemos o exercício de calcular o tempo de viagem num Leaf 40 com rapidgate... Lá fizeram então a viagem pela primeira vez com o Kauai.
Na viagem de regresso, mais uma vez não partiram com 100% (sempre difícil de atingir com baterias tão grandes) mas chegaram sem dificuldade a Coimbra. Onde o meu pai tem uma irmã, que aproveitou para visitar... resultado carregou a 100% em Coimbra (não me perguntem onde, espero que não tenha sido no PCR).
De Coimbra a Faro foi directo, sem paragens, quase sempre por auto-estrada, excepto o troço entre a saída de Ferreira (onde a gente entra para carregar em Aljustrel) e a Via do Infante. Auto-estrada a 110-120km/h e estrada a 100km/h. Via do Infante a 120km/h (pressa de chegar). Chegaram com 7% de SoC.