Página 58 de 79

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 15 abr 2016, 14:55
por FullElectric
Essiemme Escreveu:
pemifer Escreveu:
Essiemme Escreveu:A chegar aos 138.000 KMs...

Hoje, a caminho de Sintra e pela primeira vez, comecei a fazer contas à energia que tinha quanto entrei na CREL em S. João do Tojal.
Sei que preciso de ter, no mínimo, 5KWh no topo da subida de Montemor para chegar ao Forum Sintra já à "rasquinha".

Quando entrei na CREL, hoje, tinha 6.3KWh... sabia que tinha de subir aquilo tudo. Náaa... vou ao carregador lento do IKEA.
Assim fiz. Tomei lá o pequeno almoço e bastou esse tempo para chegar aquí, onde estou a escrever isto agora.

O que se passou hoje foi termos saído de casa um pouco atrasados para os miúdos entrarem para a escola, na Póvoa de Santa Iria.
Tivemos de ir a "abrir" pela A1, ainda por cima contra a ventania que estava.

Cá para mim, temos de comprar uma bateria de 24KWh nova lá para o fim do ano... que me dera que pudesse ser a de 30KWh... :|

sm
:geek:
Estou a ter essa discussão noutro lado.
A Nissan não vende a de 30kWh? Se sim, só tens de a montar por tua conta e risco. ;)
Eu não quero a bateria actual para nada... acham que a Nissan me fornecia o software e os Tools para actualizar o carro ?
Penso que não!

Além disso, se isso tivesse sido fácil de fazer, já alguem o tinha feito.

sm
:geek:
Ainda não vi em lado nenhum alguém que tenha tentado aplicar uma bateria de 30kWh num mk1.
Mas como começam a surgir estas necessidades de troca qq dia aparece algum DiY a aventurar-se. Daria um excelente tópico

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 15 abr 2016, 15:13
por Essiemme
8-)

Era mesmo fixe!

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 15 abr 2016, 15:53
por pemifer
Tal como referi noutro tópico.
É como trocar de motor num CI, muita gente o faz...
Assim que houver mais conhecimento espalhado sobre o assunto não faltarão pessoas a fazer esse tipo de trocas...
Já li em qualquer lado que há uma empresa em Inglaterra que vende baterias Nissan recondicionadas, já procurei mas nunca consegui encontrar.
Na Europa não me parece fácil mas no EUA há montes de Leafs batidos.
Substituir uma bateria gasta por uma em melhor estado não será muito caro nos EUA.
Posso tentar fazer as contas, não sei se compensará comprar batido nos EUA para depois usar a bateria e restantes peças...

É coisa para custar à volta de 5800€ à chegada ao Porto já com imposto de importação e IVA incluído.
(Vi um com colisão frontal vendido por 2800USD.)

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 02:01
por OCasal
Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!

Tão cedo não vou trocar a minha, agora o Patrol vai mais vezes à rua.

Na minha casa nova quero montar um sistema foto-voltaico para auto-consumo e nessa altura só o meu pack, recondicionado é pouco...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 02:09
por FullElectric
OCasal Escreveu:Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!

Tão cedo não vou trocar a minha, agora o Patrol vai mais vezes à rua.

Na minha casa nova quero montar um sistema foto-voltaico para auto-consumo e nessa altura só o meu pack, recondicionado é pouco...
14 ou 15 kWh é pouco????
que potência foto voltaica pretendes instalar?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 02:24
por Fil
E conhecem alguém que saiba montar o sistema em casa?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 10:14
por alexmol
OCasal Escreveu:Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!
Também quero :!:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 16:10
por Fil
MRider Escreveu:Qualquer pessoa que já tenha instalado o seu próprio sistema fotovoltaico saberá o fazer.

E 14 ou 15 kw não são assim tantos principalmente no inverno. A capacidade de kw em baterias nunca é de mais. E é também preciso pensar no preço a pagar por os tais 14 ou 15 kw. Podem existir soluções mais em conta.
Mais em conta? 14kWh por 2 mil € ? Colocar a bateria numa armário e usá-la a 100% é assim tão fácil? As voltagens não dificultam?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 16 abr 2016, 16:58
por mjr
O pack teria de ser aberto e reconfigurado para tensões mais baixas. No meu entender 14S, daria uma tensão máxima de 57,4V (4,1V por célula) e mínima de 49V (3,5V por célula).

Por 2k€ eu estava comprador, mais teria de pensar... No hobbyking já se consegue lipo por 200€ o kW.h.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 17 abr 2016, 02:12
por OCasal
Gasto por dia cerca de 30kw... Porque cerca de 20 kW são para gastar no Leaf!

Mesmo que numa fase inicial não instale painéis suficientes para tanta produção, já ficava com essa capacidade de armazenamento!