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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 18 jun 2014, 23:56
por Malm
Nos carregamentos rápidos o ar fresco entra pela frente do pack, percorre as células e sai por uma ventoinha na parte traseira do pack. O ar fresco circula mesmo dentro do pack. Inclusive é direcionada para as células que tem tendência em aquecer mais. O tubo que entre no pack é dividido em várias ramificações que distribuem o ar por diferentes zonas do pack.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 00:01
por mjr
E esse ar é o ar exterior, ou há um circuito fechado de ar a arrefecer o pack? Não gosto nada da ideia de haver ar exterior a passar dentro das células. Além de humidade pode contar sais que aceleram a corrosão.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 00:13
por Malm
É ar exterior, não é nenhum circuito fechado. É apenas o ar condicionado que é utilizado para o habitáculo que é direcionado para o interior do pack, mais nada. O interior do pack está sempre em contacto, 24 horas por dia, com o ar exterior. Tanto que se o carro entrar na água e esta tiver determinada altura, a água entra no pack e acabou-se.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 00:27
por mjr
Essa foi uma das razões pelas quais a Nissan fez o pack do Leaf selado. Há relatos de Leafs a circular em mais de meio metro de água sem problemas.

No caso da E-NV200, uma das razões para optar por colocar um evaporador dentro do pack é precisamente essa. Só circular o ar inerte que está dentro do pack selado.

Espero que não haja problemas de corrosão nos iMiEVs por circularem ar exterior dentro do pack. Cuidado com o filtro do ar que vem do AC, tem de estar em bom estado!

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 00:37
por VETL
rdias Escreveu:que é agora o sistema da nissan EV-200... tal e qual como no imev...
Peço desculpa rdias: Muito diferente e para melhor...
Só climatiza o ar interior (inerte) do pack e o mesmo mantém-se selado. Muito mais fiável, muito mais económico e muito mais eficaz.
Pena vir só agora.
Mas mais vale tarde que nunca...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 00:39
por Malm
Por alguma razão eu insisti que na revisão que mudassem mesmo o filtro do ar. Na altura da marcação das revisões, tenho de deixar claro que quero mesmo um filtro novo (lá têm de o mandar vir de Coimbra ou de Lisboa, que o meu é o único que recebe assistência em Oliveira do Hospital), porque a tendência deles é dar-lhe apenas uma aspiradela. Fica mais caro mas eu fico mais descansado. Eu não ando a dormir.

Se morasse à beira mar esse problema das humidades e dos sais seria bem mais complicado. Aqui em Tábua não existe tanto esse problema. Pelo que já foram aqui dizendo, no Outlander têm a mesma solução, pelo que a Mitsubishi deve ter concluído que as baterias dos i-MiEV não se devem dar mal em andar ao ar. Só o tempo é que vai dizer.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 19 jun 2014, 08:38
por galt
rdias Escreveu:
VETL Escreveu:
rdias Escreveu:que é agora o sistema da nissan EV-200... tal e qual como no imev...
Peço desculpa rdias: Muito diferente e para melhor...
Só climatiza o ar interior (inerte) do pack e o mesmo mantém-se selado. Muito mais fiável, muito mais económico e muito mais eficaz.
Pena vir só agora.
Mas mais vale tarde que nunca...
Nesse sentido sim... mas parece que é só para carregamentos rápidos... neste caso como o imiev....
Em situações extremas de frio ou de calor também liga.
É compreensível que não funcione com muita frequência, senão um carregamento de 2 horas passava para um carregamento de 3 horas devido ao consumo do AC.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2014, 21:53
por mjr
Hoje num semáforo com duas faixas deixei um moto para trás... Mais à frente num sítio onde o trânsito estava parado o motociclista pediu para baixar o vidro... e perguntou se o carro era 100% elétrico. Disse-lhe que sim, ao que retorquiu que tinha "bom disparo". Finalizei com: "pois, é elétrico!..."

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2014, 23:27
por RJSC
mjr Escreveu:Hoje num semáforo com duas faixas deixei um moto para trás... Mais à frente num sítio onde o trânsito estava parado o motociclista pediu para baixar o vidro... e perguntou se o carro era 100% elétrico. Disse-lhe que sim, ao que retorquiu que tinha "bom disparo". Finalizei com: "pois, é elétrico!..."
Olha que dia... Hoje também "envergonhei" um vizinho com um 1.9 Diesel porque ele me ultrapassou antes de um semáforo vermelho e perguntou: "Então isso não anda mais?"
Porque raio iria eu lançado ao semáforo vermelho e depois gastar pastilhas a travar? :lol:
Depois levou banho... :lol:

O "pior" é que tinha a bateria com 24.8 ºC e 5 barras de temperatura e a brincadeira fez passar para 26 ºC e aparecer a 6ª barra.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 15 set 2014, 11:02
por mjr
Um pequeno update:

Imagem

Últimas cargas de 0 a 100%, energia gasta da tomada:

2014-01-05 - 18.63kW.h + 0.43kW.h (2ª carga forçada) = 19.06kW.h
2014-06-07 - 19.27kW.h + 0,29 kW.h (2ª carga forçada) = 19.56 kW.h
2014-08-10 - 19.55 kW.h + 0.37 kW.h (2ª carga forçada) = 19.92 kW.h

Aparentemente a degradação seria negativa, não fosse a razão desta "recuperação" o melhor equílibrio do pack. Neste momento já consigo 16mV entre células nas cargas a 100%. Mas ainda há espaço para melhorar.

Na verdade o pack continua a perder capacidade, mas esta perda é compensada pelo melhor equílibrio entre células.

Esta manhã tinha 52,5 Ah de capacidade reportada. Já não falta muito para perder a 2ª barra.