Página 7 de 19

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 16 out 2011, 02:53
por mikexilva
Hoje vim a conduzir da margem sul, e deu para vir sempre a andar com bom piso, e manter uma media de velocidade razoável. Mais uma vez achei o carro um sonho a conduzir na suavidade assim como na resposta imediata sem se ouvir o mínimo esforço do motor...

Parece que o carro consegue desafiar as leis da física (que continuam a afectar os ouros carros), como se estivéssemos a conduzir um veiculo dentro do Matrix, onde na realidade pensamos nós que estamos a carregar no acelerador, mas é tudo a fingir, o barulho do motor, a sensação de aceleração, etc e no LEAF retiraram os vistos em algumas "check box" como "simulate engine noise", assim como "limit power output after 6000RPM" ;)

Por outras palavras é uma condução muito mais perto daquilo que os outros veículos tentam idealizar, mas ao fim de todos estes anos de evolução, continuam a não conseguir transmitir esta linearidade e suavidade típica de um veiculo eléctrico.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 16 out 2011, 09:33
por Filipe
Não estarás já na CLAUD, Mike :?: :o

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 24 out 2011, 03:04
por mikexilva
Por vezes pode não ser fácil explicar às pessoas o que é o modo ECO no LEAF, e daquilo que percebi ao conduzir, fiz este gráfico (sem preocupações com qualquer precisão ou escala em concreto), que dá para perceber que faz uma boa diferença entre os 2 modos ("Normal Drive" e "Eco Mode") para uma determinada posição em que temos o acelerador:

https://docs.google.com/drawings/d/1AaM ... t?hl=pt_PT

Provavelmente já existe noutro local (online ou manual), mas ainda não o tinha visto.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 29 out 2011, 23:38
por mikexilva
Ultimamente quando vamos meter o LEAF a carregar, a minha mulher começou a incentivar o miúdo a ser ele a abrir as tampas, e ele já sabe levantar a porta à frente, e depois mete-se a abrir e fechar as tampas das tomadas de carregamento lento e rápido (que é o que seria de esperar de uma criança de 2 anos), mas eu tenho sempre algum receio se a tomada de carga rápida não terá uns 400VDC ali permanentemente directo das baterias, e como tal não o deixo mexer além de abrir as portas...

Sabem se existe perigo as crianças mexerem nestas tomadas do carro?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 29 out 2011, 23:52
por Filipe
A maneira mais simples é pegar num multimetro e medir se há algum tipo de corrente nas ditas fichas durante as respetivas operações. :|

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 30 out 2011, 00:42
por RJSC
Tanto quanto sei, não.
Existe um contactor que só fecha quando há comunicação com o carregador rápido, senão seria a alegria dos experimentadores que queriam ligar um inversor à bateria do Leaf e que ainda não conseguiram.

Mas não hã nada como medir. E se não tiver um multímetro, os preços começam a partir de 4€ nas lojas asiáticas.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 30 out 2011, 01:42
por mikexilva
Pois, realmente é simples de verificar :) mas podia ser que alguém já o tivesse feito ou fosse daquelas coisas demasiado óbvias que toda a gente sabe - como é o caso da segurança do homecharger (que tem um contacto que só liga quando comunica como carro).

Acho que até tenho um multímetro no porta-bagagens, a ver se me lembro de ver...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 30 out 2011, 07:22
por mjr
A porta de carga rápida só é ligada à bateria numa sessão de carga ativa.

No entanto, por uma questão de princípio, acho que não deves deixar os miúdos meter lá os dedos.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 30 out 2011, 23:06
por mikexilva
Sim, eu não o deixo mexer mais alem de abrir as portas, mas tinha receio quando eu não estiver com eles que pudesse acontecer algum acidente, mas já fui lá com o multímetro e não marcou nada (na escala de 1000V DC) ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Enviado: 31 out 2011, 08:04
por mjr
No meu caso quem costuma "abastecer" o LEAF é a minha filha de 5 anos, algo impensável num CI.