Página 7 de 9
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 15:31
por Fil
E onde andará a rede de carregamento, que a Tesla já tem espalhada por uma boa parte da Europa.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 17:47
por Orlando
A rede é inevitável. Seja por iniciativa ou por imposição.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 20:48
por Nelio
É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 21:00
por jasmim
Como o "sacrifício" vale a pena no caso dos elétricos, claro que compraria.
No caso de um elétrico fazes isso enquanto dormes, comes ...
Com um CI tens que te deslocares à estação de serviço, abastecer, inalar, tirar a carteira.
Lembras.te daqueles telemóveis que tinham mais de 1 semana de autonomia? Provavelmente tens atualmente um smartphone que pouco mais de 1 dia faz. Voltarias ao passado?

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 21:12
por VETL
Nelio Escreveu:É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.
Isto é outro mito e nem sei como ainda me dou ao trabalho de comentar.
Olha, digo-te só uma coisa: O trabalho de ligar o cabo na garagem é o mesmo que ires à parede do outro lado ligar a luz. Ainda ficas a ganhar o tempo que perdes nas bombas de gasolina!
Na verdade é um ganho mas pensas como se fosse uma perda...
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 30 dez 2015, 21:15
por mjr
X2
Ia responder mas o VETL disse tudo.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 31 dez 2015, 00:34
por Filipe
x3
Parece-me que o pessoal se está a esquecer de um pormenor muito importante (se não o mais importante) onde está o buzilis da questão:
Não vos parece estranho que numa sociedade altamente tecnológica, onde até brevemente teremos computadores quânticos, as baterias
praticamente não evoluíram no último século comparativamente?
Não se esqueçam que os EV´s já foram abafados de vários modos no dito século, mas tenho um palpite

que a cena irá mudar brevemente,
e esses são os meus mais sinceros votos para a nossa comunidade elétrica mais ecológica, e não só.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 31 dez 2015, 07:43
por Vmax69
Eu abasteço a cada 2 dias e não me sinto incomodado.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 01 jan 2016, 11:41
por jrochate
Nelio Escreveu:É nesse ponto que ando a batalhar. É bom, resolve mas carregar tanto não é simplesmente prático. Alguém por exemplo compraria um carro a combustão com autonomia de 120km? Eu encho sempre é deixo chegar á reserva. Imaginem ter de fazer isso 2 ou 3 vezes por semana em vez de 1 vez por mês. Houvesse tempo/paciência.
Abastecer em bomba: 3 minutos para bombar 50 litros + 5 minutos para cartão/desconto/fatura/cumprimentos = 8 min + tempo na fila (variável)
Abastecer em casa: 10 segundos para abrir a tampa e ligar a ficha ao carro.
Perda de tempo mensal para 50 litros (900 km):
- Em bomba: 8 minutos / mês (1 enchimento)
- Em casa: 10 seg x 10 = 1,6 minutos / mês (10 carregamentos)
Sem ter em consideração as filas de espera na bomba (que podem facilmente duplicar os tempos), temos:
- Com o carregamento elétrico perde-se
5 vezes menos tempo da nossa vida a repor combustível na viatura.
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Enviado: 10 jan 2016, 11:02
por marcopns
jfr2006 Escreveu:marcopns Escreveu:No entanto tens uma bateria de 5kwh a puxar 1,5 toneladas. Não sei qual a potencia do motor eléctrico do Prius Plugin, mas suponho que essa bateria trabalhe constantemente com descargas de 10Cs. Espero que essa bateria dure muito tempo, mas... é uma questão que me preocupa.
Tenho conhecimento de um user com um PHV, com quase 116 000km feitos, dos quais 41 973 km foram em modo EV, com um total de 5950kWh (ou seja, estamos a falar de quase 1200 ciclos) e a degradação notada andará na casa dos 4%

Afinal, parece que não... o teste da tomada dá 17% de degradação. Já teria perdido 1 barra...