Chegou o DUA!
Uma boa notícia. Não estava nada à espera. Afinal não passaram senão 145 dias desde que fui buscar o carro (4 meses e 2 semanas).
Estava hoje de manhã na caixa de correio. Era cedo, penso que chegou ontem.
Demorou 6 dias úteis porque sei que só foi pago na terça-feira, 30 de Janeiro. Vem, no entanto, com a data em que foi pedido, 26 de Janeiro.
CASA
Deixo também a informação de que, no dia 18 de Janeiro, enviei também um pedido de informação para o Centro de Arbitragem para o Sector Automóvel. A resposta chegou no dia 31.
Basicamente, recomenda que envie uma carta a estabelecer um prazo para a entrega do DUA, que é o que eu tinha feito.
Caso os meus prazos não tivessem sido atendidos, era como se o carro não me tivesse sido entregue: teria o direito de resolver o contrato por perda de interesse e, naturalmente, de ser indemnizado pelos danos causados.
Abuso Generalizado do Consumidor
Acima de tudo, o que me incomóda não é o atraso acidental que houve comigo.
O que me incomóda são todas as atitudes que eles tomam para se defenderem do consumidor à custa das garantias deste.
Tudo isto é medo do cliente fugir sem pagar.
Esse medo é legítimo e é legítimo que se protejam. O que
não é legítimo é, ao proteger-se, impedir que a outra parte tenha as suas garantias também.
Começa com exigirem que pague o carro no dia anterior ao da entrega do carro. Note-se que tenho conta no mesmo banco que eles, era uma transferência dentro do mesmo banco, feita no momento. Porém, só em Gaia têm acesso à conta e precisam de um dia inteiro para ver se o dinheiro lá caiu.
Ora, nada impedia que no dia seguinte eles me dissessem "Ah, afinal houve um problema, já está há um mês à espera mas ainda não é hoje que lhe podemos entregar o carro!". Ou seja, eu também tinha o direito de me proteger contra essa situação, afinal tão frequente, mas eu, ao pagar antes da entrega, perdi as minhas garantias.
Depois, fui buscar o carro no dia 26/9 e o banco pagou-lhes no dia 4/10. Não pode haver mais motivo para adiar o registo. Receberam o dinheiro, têm de entregar o carro, e isso inclui fazer o registo. E esta coisa que eles fazem de ficar à espera dos 60 dias após a data da matrícula não é legítima. Chegam a entregar ao cliente no dia em que vai buscar o carro 3 Declarações de Características pré-datadas para o cliente poder ficar 3 meses à espera do DUA (caso na Caetano Power). E depois
dizem que é o IRN que demora. O IRN demora uns diazitos...
Com que direito atrasam eles o registo do carro depois de terem recebido o dinheiro? A razão não sei, pode ser muito bonita, mas não têm direito de o fazer.
Ou seja, o que eu gostava mesmo era que uma entidade com algum poder de pôr ordem nisto o fizesse... A provedoria de justiça? A DECO?