Correspondência entre os sensores de temperatura e as células:
Sensores 1 a 6 - Células 1 a 8
Sensores 7 a 12 - Células 9 a 16
Sensores 13 a 18 - Células 17 a 24
Sensores 19 a 24 - Células 25 a 32
Sensores 25 a 30 - Células 33 a 40
Sensores 31 a 33 - Células 41 a 44
Sensores 34 a 39 - Células 45 a 52
Sensores 40 a 45 - Células 53 a 60
Sensores 45 a 51 - Células 61 a 68
Sensores 52 a 57 - Células 69 a 76
Sensores 58 a 63 - Células 77 a 84
Sensores 64 a 66 - Células 85 a 88
Em cima está o gráfico com a temperatura registada pelos sensores. Um i-MiEV que ande todos os dias 30 km de manhã e outros 30 km à tarde e carregue todos os dias à noite tem SEMPRE este padrão, o que equivale a dizer, por exemplo, que as células 17 a 24 andam SEMPRE mais quentes que as 45 à 52. O padrão indicado acontece em todos os i-MiEV, já o vi em fotografias do canion de outros i-MiEV com poucos km. As células mais periféricas do pack (1 a 8, 33 a 40, 41 a 44, 45 a 52, 77 a 84 e 85 a 88) são sempre as que aquecem menos e por isso as que menos degradam.
No gráfico em baixo está a tensão das células com um valor baixo de SoC. Como podem verificar as células 17 a 24 têm muitos menos tensão que as 45 à 52.
Para mim é clara a relação inversa entre os valores do gráfico de cima e os valores do gráfico de baixo.
Estive a ver como é num pack de um Leaf. A organização é muito diferente. Era interessante fazer um estudo semelhante ao meu com os Leaf, para ver se chegávamos às mesmas conclusões.