Preço da bateria de substituição 30kwh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Nonnus » 30 out 2020, 21:33

civic Escreveu:
30 out 2020, 20:00
Entretanto um jornalista questionou a marca.
Sérgio Magno
Caríssimos, já vários de vós me referenciarem nesta já antiga e triste discussão e outros me contactaram via mail. Como anteriormente, aquando do tal caso que chegou à SIC, tenho mantido o contacto com a marca. Até publicámos, em agosto, uma entrevista em direto com o diretor-geral da Nissan em Portugal onde o mesmo confirmou, uma vez mais, o preço dos tais 7000 euros+impostos+mão de obra. Considerando os orçamentos que alguns de vós me fizeram chegar, voltei a contactar a Nissan, que voltou a confirmar o preço anteriormente indicado. Também tenho a informação que nunca ninguém pagou os tais €20K. Então qual a razão dos orçamentos? Ainda estou a tentar averiguar, mas tenho algumas informações que apontam para os concessionários estarem a apresentar o preço da peça (bateria) sem adicionarem a promoção. Isto porque o preço da bateria é, de facto, os tais €20K. É assim desde (quase) sempre. Mas a Nissan subsidiava (e subsdiará) através da promoção que terá de ser adicionada. É provável que os concessionários contactem aqueles que pediram os orçamentos para informarem desse erro. Continuarei, na medida do possível, a seguir este assunto.
Tem lógica, certo? Ou seja, se precisar de uma bateria e não tiver um LEAF dou 18000€+IVA, com o carro a coisa toca de outra forma. Mesmo assim acho estranho alguns concessionários darem assim orçamentos como se trate de vender umas bananas. :lol:
Mais uma vez há sempre duas versões. Como vendedor de peças, posso dizer que o erro a existir não é culpa dos concessionários, mas sim da Nissan. Nós nos concessionários para identificarmos uma peça usamos desenhos expandidos e cada peça tem uma referencia (o numero e letras que se vê nos orçamentos), depois da peça identificada, usamos essa referência e introduzimos num software que nos vai dizer onde, quando esta disponível e o preço sem iva (preço é igual para todos os mercados mudado o iva em cada país), ora se o concessionário recebe o preço de 20K tem de dizer ao cliente que a peça custa 20k ou lá o que seja.

O erro nisto esta em a Nissan ter o pvp na plataforma de 20k e não dar a indicação que essa peça tem um desconto especial que faz com que fique nos 7000€. Isto já se arrasta a tanto tempo que a Nissan já devia ter solucionado o problema, ou fazer uma comunicação interna dando a conhecer que a peça X tem um desconto especial.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 30 out 2020, 21:56

Nonnus Escreveu:
30 out 2020, 21:33

Mais uma vez há sempre duas versões. Como vendedor de peças, posso dizer que o erro a existir não é culpa dos concessionários, mas sim da Nissan. Nós nos concessionários para identificarmos uma peça usamos desenhos expandidos e cada peça tem uma referencia (o numero e letras que se vê nos orçamentos), depois da peça identificada, usamos essa referência e introduzimos num software que nos vai dizer onde, quando esta disponível e o preço sem iva (preço é igual para todos os mercados mudado o iva em cada país), ora se o concessionário recebe o preço de 20K tem de dizer ao cliente que a peça custa 20k ou lá o que seja.

O erro nisto esta em a Nissan ter o pvp na plataforma de 20k e não dar a indicação que essa peça tem um desconto especial que faz com que fique nos 7000€. Isto já se arrasta a tanto tempo que a Nissan já devia ter solucionado o problema, ou fazer uma comunicação interna dando a conhecer que a peça X tem um desconto especial.
O que falas é de compra de peças, é diferente de resolução de avarias, eu acho que o problema não é apenas esse, a questão é como os concessionários abordam a questão, pelo que vi os particulares chegam lá e é feita uma analise do problema, no minimo um diagnostico e se conseguem ver o que se passa passam ao passo seguinte, se não, segue para uma das oficinas que mexem nas baterias. O que acontece é que para os TVDE os concessionários simplesmente despacham com um orçamento à bruta.
O que vejo aqui são orçamentos de compra de baterias, em nenhum deles vejo, por exemplo, o valor atribuido à bateria antiga ou a descrição do diagnóstico, num deles até colocam o erro da centralina e siga de colocar o preço do pack, ora isto se não é erro do concessionário é de quem?
Se alguém lá chega e pede o preço da bateria eles dão, ou simplesmente podem dizer que apenas podem dar o preço na sequência de alguma avaria, pois por 7000€ até eu comprava uma de 40 kW para dividir em 4 partes para fotovoltaicos, fazia facilmente algum (muito) dinheiro.
Esse ultimo paragrafo não tem lógica, então chega um LEAF com 195000kms em que o dono refere que nunca teve perda de autonomia e de um momento para o outro o carro para e dão-lhe um orçamento de uma bateria nova e a culpa é da Nissan? Eu acho que é do concessionário que de certeza nem para a bateria de 12v olhou. ;)
O problema é da falta de formação que os concessionários têm e também a forma como vêem os TVDE, obviamente que a culpa disso também é da Nissan, pois se não estão minimamente preparados... Fecham.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 30 out 2020, 22:15

civic Escreveu:
30 out 2020, 21:56
O que falas é de compra de peças, é diferente de resolução de avarias, eu acho que o problema não é apenas esse, a questão é como os concessionários abordam a questão, pelo que vi os particulares chegam lá e é feita uma analise do problema, no minimo um diagnostico e se conseguem ver o que se passa passam ao passo seguinte, se não, segue para uma das oficinas que mexem nas baterias. O que acontece é que para os TVDE os concessionários simplesmente despacham com um orçamento à bruta.
O que vejo aqui são orçamentos de compra de baterias, em nenhum deles vejo, por exemplo, o valor atribuido à bateria antiga ou a descrição do diagnóstico, num deles até colocam o erro da centralina e siga de colocar o preço do pack, ora isto se não é erro do concessionário é de quem?
Se alguém lá chega e pede o preço da bateria eles dão, ou simplesmente podem dizer que apenas podem dar o preço na sequência de alguma avaria, pois por 7000€ até eu comprava uma de 40 kW para dividir em 4 partes para fotovoltaicos, fazia facilmente algum (muito) dinheiro.
Esse ultimo paragrafo não tem lógica, então chega um LEAF com 195000kms em que o dono refere que nunca teve perda de autonomia e de um momento para o outro o carro para e dão-lhe um orçamento de uma bateria nova e a culpa é da Nissan? Eu acho que é do concessionário que de certeza nem para a bateria de 12v olhou. ;)
O problema é da falta de formação que os concessionários têm e também a forma como vêem os TVDE, obviamente que a culpa disso também é da Nissan, pois se não estão minimamente preparados... Fecham.
Tu estas a falar de coisas diferentes, mas que vai dar tudo ao mesmo. Em qualquer dos casos que referes a culpa é da Nissan porque as formações são feitas pelas marcas e não pelos concessionários. Isto não é exclusivo da Nissan. Se eu te disser que em 4 anos que trabalho para um concessionário e em quatros anos ainda não tive qualquer formação, tudo o que sei aprendi com colegas e dando cabeçadas, e no meio destas cabeçadas há sempre alguma coisa que falha, ou podia ser feito de melhor forma.

Há muita coisa que nós não sabemos e estamos a tentar adivinhar, posso-te dizer por exemplo que na marca que represento, determinadas peças não se vende em separado, ou compras tudo, ou não compras, porque a marca não te dá essa possibilidade. A avaria desse carro pode ser numa peça que a marca não vende separadamente do pack. Portanto eles são obrigados a dar o preço da bateria completa porque não há outra solução.

Alguns exemplos que me lembro:

kit de reparação de bomba de travões 50€. Existe para alguns modelos, noutros modelos apenas se vende a bomba completa entre os 150€ e os 200€.

Kit de reparação para macacos de direcção 70€ para alguns modelos, noutros modelos não existe essa opção tem de ser um macaco novo 600€

Grupo cónico, dente partido no pinhão ou estrias arrasadas e a roda de coroa aparentemente esta boa, mas a marca não arrisca e vende o conjunto entre os 1000€ e os 1500€, dependendo do modelo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 31 out 2020, 09:26

A Nissan sempre referiu que a bateria é reparavel, portanto, na minha opinião a culpa destes orçamentos ridiculos são da Nissan porque não coloca as coisas mais claras (ponto de vista logistico), mas também dos concessionários que partem para a compra de um bateria logo à partida e nem se preocupam em fazer um diagnostico (ponto de vista tecnico).
Aliás, até as podes mandar vir online.
https://www.nissanpartsdeal.com/parts/n ... 3na9a.html

Não conheço ninguém que tenha dado os 20 000€ pela bateria e pelo que vejo, se isso a acontecer será culpa do concessionário e não da Nissan, é a forma como vejo este assunto. O concessionário terá que fazer a distinção se quem compra é um cliente LEAF/EV200 ou simplesmente alguem que quer uma bateria. Não pode fornecer um preço sem avisar que esse preço é um valor geral, que cada cliente tem uma atenção da marca (isto é o que diz a Nissan).

Isso que dizes é como alguém que chegue à oficina com a junta do motor CI queimada e a oficina faz logo o orçamento de um motor novo, é como vejo este assunto. ;)

Podes ver no meu db logo no inicio tive um problema e apareceu uma mensagem "repare o sistema EV" o concessionário não deixou duvidas, se o alarme voltasse a aparecer a bateria iria para Lisboa, eles não lhe iriam tocar nem tentar ver o que tinha, isto é a minha experiÊncia com um concessionário, outros mexem, estragam e depois mandam para a Nissan, não acho que ela seja a culpada de tudo, mas no final alguns deviam estar fechados... Ou chegar ao balcão e pedir o preço da bateria, o balcão dá, nada de novo. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 31 out 2020, 15:59

Resposta do Sérgio Magno a um post no Facebook deste fórum:
"Caríssimos, já vários de vós me referenciarem nesta já antiga e triste discussão e outros me contactaram via mail. Como anteriormente, aquando do tal caso que chegou à SIC, tenho mantido o contacto com a marca. Até publicámos, em agosto, uma entrevista em direto com o diretor-geral da Nissan em Portugal onde o mesmo confirmou, uma vez mais, o preço dos tais 7000 euros+impostos+mão de obra. Considerando os orçamentos que alguns de vós me fizeram chegar, voltei a contactar a Nissan, que voltou a confirmar o preço anteriormente indicado. Também tenho a informação que nunca ninguém pagou os tais €20K. Então qual a razão dos orçamentos? Ainda estou a tentar averiguar, mas tenho algumas informações que apontam para os concessionários estarem a apresentar o preço da peça (bateria) sem adicionarem a promoção. Isto porque o preço da bateria é, de facto, os tais €20K. É assim desde (quase) sempre. Mas a Nissan subsidiava (e subsdiará) através da promoção que terá de ser adicionada. É provável que os concessionários contactem aqueles que pediram os orçamentos para informarem desse erro. Continuarei, na medida do possível, a seguir este assunto."

O post é este:
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 803350226/
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

civic

Mensagem por civic » 31 out 2020, 17:37

Já tinha colocado mais atrás. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 31 out 2020, 19:01

civic Escreveu:
31 out 2020, 17:37
Já tinha colocado mais atrás. ;)
Ups!
Perdoem pf!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

civic

Mensagem por civic » 01 nov 2020, 10:37

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 02 nov 2020, 17:35

civic Escreveu:
01 nov 2020, 10:37
Enquanto isso.

https://cardealermagazine.co.uk/publish ... pMzN_2FJhw
A degradação da bateria está relacionada com a fiabilidade?
Este artigo fala em quantidade de reparações em garantia.
A substituição de uma bateria degradada entrará nestas contas?

Outra pergunta, sendo o Leaf tão fiável e com tão poucas substituições de bateria(?) não seria este um bom motivo para a Nissan manter o preço da bateria baixo?

civic

Mensagem por civic » 02 nov 2020, 18:32

Pelo que percebi destas novelas o preço da bateria continua baixo, a questão é comprar uma bateria ou substituir uma bateria, são coisas diferentes que o pessoal tende a não separar. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”