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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 00:32
por Malm
Boas notícias, em nenhum momento o SoC desceu abruptamente sem razão, quer a ida, quer à vinda. Para lá, ao ritmo malmonástico, gastei 47,5% (100 km, aproximadamente 2 horas). Fiz Coimbra-Tábua com 19,5% (57 km), o que iria equivaler a gastar apenas duas barras se tivesse saído com 100% (ou seja, igualei o meu melhor consumo neste troço). Carreguei na Figueira no sítio do costume, e mais um pouco no fórum Coimbra enquanto jantei. Cheguei com 28% SoC, nem 1% se sumiu por magia. Resta saber se assim se manteria até aos 5.5%, mas como costumam dizer, a curiosidade matou o gato.
Estou cá desconfiado que estas horas seguidas ao frio lhe estão a fazer bem, após umas 15 horas fica com os sensores da temperatura todos iguais, nos dias mais frios a 14º C, e acho que é assim que a bateria anda bem mais equilibrada (estando as células todas à mesma temperatura, mais elas carregam e descarregam por igual).
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 07:34
por Malm
Hoje de manhã já só voltou a carregar 96%

. Ontem, quando cheguei, havia uma variação significativa na temperatura dada pelos sensores, uns a detetar 32º C, outros 24º C, e assim ficou toda a noite durante o carregamento.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 08:58
por lmlr
No Fórum carregaste com o mennekes ou com o EVSE?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 12:56
por Malm
lmlr Escreveu:No Fórum carregaste com o mennekes ou com o EVSE?
Com o mennekes. Da última vez que tentei com o EVSE deu erro.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 13:00
por lmlr
Então confirma-se que da outra vez o problema deve ter sido com o cabo mennekes do Pafi.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 13:20
por Malm
lmlr Escreveu:Então confirma-se que da outra vez o problema deve ter sido com o cabo mennekes do Pafi.
No fim-de-semana, quando vim de S. Martinho do Porto, também já lá tinha carregado com o mennekes.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 nov 2013, 20:59
por pafi
Grrr..... Agora já não posso fazer o contraditório

Lá para o Natal ainda havemos de experimentar...
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 nov 2013, 03:33
por Malm
Está combinado

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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 nov 2013, 09:11
por Malm
Após 24 horas do último carregamento praticamente sem andar, e de uma noite ao relento, a padrão em M continua (as células mais internas mais quentes)

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Desconfio que isto condiciona a SoC que ele consegue colocar num carregamento completo. Assim, a hipótese que coloco é: se as células estiverem todas à mesma temperatura de início, o carro vai conseguir carregar mais por igual todas as células e o SoC atingido no final do carregamento é superior. Assim que tiver oportunidade vou tentar perceber se a hipótese passa a teoria ou foi apenas uma ideia falhada.
O Leaf não permite fazer este estudo, os 4 sensores não permitem tirar conclusões sobre a variação individual da temperatura de cada uma das células. Penso que um i-MiEV pode constituir um bom modelo para se tentar perceber o que acontece nos Leaf.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 nov 2013, 09:46
por lmlr
Malm Escreveu:Está combinado

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Fazemos um "cumbibio" eléctrico no carregador do Fórum

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