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Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 12:25
por BrunoAlves
5 árvores em 70kms é mesmo calminho

Esse deve ser o limite (talvez menos um bocadinho até) para que a minha bateria deixe de me servir. Se chegar aos 151k kms deve dar uns 7 anos.
Vais pensar em trocar de bateria ou compras uma bateria qu inclui um carro novo?

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 13:16
por Essiemme
Tinha considerado ter de comprar uma bateria no final deste ano. Cheguei à conclusão que esta ainda dá para 2017, pelo menos.
O razoável, o mínimo aceitável, em nome da sustentabilidade e do ambiente, era que pudesse colocar a nova bateria de 30 KWh.
Para mim, é quase paradoxal a relação entre inovação e estupidez para nem sequer considerar esta possibilidade de melhoramento continuado...
Mas aquela teimosia, com desculpas esfarrapadas, por parte da Nissan, deixam-me um pouco desiludido.
sm

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 15:44
por mjr
sm Escreveu:Este é o aspecto das entranhas:

Com essas tensões ele tem bem mais que os 11.2% de SOC apresentados. Eu diria pelo menos 20% de SOC. Acho que está claramente a subestimar o SOC e iria fazer bem mais que 10km até à tartaruga. A andar devagar pelo menos 20km.
Cada vez mais temos de olhar para as tensões das células e menos para o SOC/gids, pois conforme a bateria se vai degradando ele fica cada vez mais pessimista. Até recomendava um teste da tomada, se calhar teríamos uma surpresa com a capacidade real.
Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 15:52
por Essiemme
mjr Escreveu:sm Escreveu:Este é o aspecto das entranhas:

Com essas tensões ele tem bem mais que os 11.2% de SOC apresentados. Eu diria pelo menos 20% de SOC. Acho que está claramente a subestimar o SOC e iria fazer bem mais que 10km até à tartaruga. A andar devagar pelo menos 20km.
Cada vez mais temos de olhar para as tensões das células e menos para o SOC/gids, pois conforme a bateria se vai degradando ele fica cada vez mais pessimista. Até recomendava um teste da tomada, se calhar teríamos uma surpresa com a capacidade real.
Hei-de fazer isso, mjr.
Eu acho que este carro já fez muito. Eu nunca tive cuidado com a bateria, será que fazia diferença, se tivesse tido ?
O carro é um espetáculo!
sm

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 15:53
por VETL
x2 mjr.
Eu também acho. Com essa tensão nas células está na zona do joelho.
Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 14 nov 2016, 18:54
por Filipe
Essiemme Escreveu:Tinha considerado ter de comprar uma bateria no final deste ano. Cheguei à conclusão que esta ainda dá para 2017, pelo menos.
O razoável, o mínimo aceitável, em nome da sustentabilidade e do ambiente, era que pudesse colocar a nova bateria de 30 KWh.
Para mim, é quase paradoxal a relação entre inovação e estupidez para nem sequer considerar esta possibilidade de melhoramento continuado...
Mas aquela teimosia, com desculpas esfarrapadas, por parte da Nissan, deixam-me um pouco desiludido.
sm

Essiemme, o nosso paraíso está no novo 60Kw, no início de 2018

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 20 dez 2016, 09:33
por Essiemme
Vou estar 2 dias com o Leaf.
Ontem foi dia de voltar a Sintra com ele, sendo que agora tenho de vir com mais calma... C/C a 100 KM/H, no máximo.
Subiu a CREL e tudo, como fazia antes só que mais devagar...
Ontem à noite, decidí levar a bateria abaixo (com o ar condicionado, já parado):
Não tem Bad Cells !
Medida do contador, tirada antes de iniciar o carregamento a 100%:
Hoje de manhã, depois do carregamento:
15649-15634 = 15 KWh, sacados à rede.
Já só armazena 12.2 KWh:
Estimativa do GOM em D:
No caminho, hoje, havia zonas com nevoeiro e 1º de temperatura:
Por enquanto, mesmo para mim, a bateria ainda vai chegando...
sm

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 20 dez 2016, 09:44
por Essiemme
Um facto curioso:
Já repararam no contador de cargas normais, que passou de 5344 cargas para 5347 só na mesma noite ?!?!?
Q'a raio é isto ? Não houve falhas de eletricidade!
sm

Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 20 dez 2016, 10:43
por FullElectric
Essiemme Escreveu:Um facto curioso:
Já repararam no contador de cargas normais, que passou de 5344 cargas para 5347 só na mesma noite ?!?!?
Q'a raio é isto ? Não houve falhas de eletricidade!
sm

A minha teoria é que isso acontece qd há muito desbalanceamento.
Já me aconteceu várias vezes receber 2 mensagens de fim de carga durante a noite, espaçadas de 1 a 2 horas, mas nunca reparei se incrementava 2 cargas no contador.
Penso que o carro termina a carga qd a célula mais alta manda parar, mas passado algum tempo quando esta baixa, recomeça carregamento.
Re: Diário de bordo - sm
Enviado: 20 dez 2016, 11:56
por beme83
Só uma questão se retira da rede 15kw e carrega 12.2 tem uma eficiência de 81%. no carregamento. Não é um pouco baixa esta eficiência? Pensava que andava na casa dos 90%. Neste caso não será o carro a ser pessimista a reportar os Kw disponíveis?