Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 nov 2013, 01:22
Já aqui escrevi que estou convicto que o i-MiEV não redestribui a energia disponível pelas 16 barras à medida que a degradação avança. A 14ª barra vale o mesmo, quer a degradação seja 0%, quer seja 10%. Escrevi-o no myimiev.com e até hoje nem um comentário a confirmar o que digo. Simplesmente, não convenci ninguém.
Agora penso que fiz uma nova descoberta. O carro quando parado, após algum tempo, umas vezes aumenta o SoC em 5%, outras vezes reduz o SoC em 5%, outras fica igual. Nada de novo até aqui. Mas, e é aqui que está a novidade, eu acho que ele faz essas alterações tendo em conta as variações na temperatura da bateria. Quando parado, se ele regista uma subida de temperatura (talvez de 5 ou 10º C) em relação a uma leitura passada, ele reduz o SoC em 5% (é como se mantivesse a mesma energia disponível numa bateria que passou a ter mais capacidade). Pelo contrário, se regista uma descida da temperatura em relação a uma leitura anterior ele aumenta o SoC em 5% (é como se mantivesse a mesma energia disponível numa bateria que passou a ter mais capacidade). E afinal é isto o truque malmonástico, carrego até 95,5%, acaba o carregamento, tiro a pistola e ponho o carro na rua ao fresco, as temperaturas baixam e quando o ligo de manhã - 100%. Neste caso, só aumenta 4,5% porque ele sabe que o máximo que pode ter é 100% (afinal, ele nunca faz o reajuste a 100%, algo que eu pensava acontecer até ontem, apenas faz um reajuste do SoC de acordo com a temperatura). E sabem quantos convenci disto? Também ninguém
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O tempo irá encarregar-se de confirmar ou não, quer uma conclusão, quer a outra.
Agora penso que fiz uma nova descoberta. O carro quando parado, após algum tempo, umas vezes aumenta o SoC em 5%, outras vezes reduz o SoC em 5%, outras fica igual. Nada de novo até aqui. Mas, e é aqui que está a novidade, eu acho que ele faz essas alterações tendo em conta as variações na temperatura da bateria. Quando parado, se ele regista uma subida de temperatura (talvez de 5 ou 10º C) em relação a uma leitura passada, ele reduz o SoC em 5% (é como se mantivesse a mesma energia disponível numa bateria que passou a ter mais capacidade). Pelo contrário, se regista uma descida da temperatura em relação a uma leitura anterior ele aumenta o SoC em 5% (é como se mantivesse a mesma energia disponível numa bateria que passou a ter mais capacidade). E afinal é isto o truque malmonástico, carrego até 95,5%, acaba o carregamento, tiro a pistola e ponho o carro na rua ao fresco, as temperaturas baixam e quando o ligo de manhã - 100%. Neste caso, só aumenta 4,5% porque ele sabe que o máximo que pode ter é 100% (afinal, ele nunca faz o reajuste a 100%, algo que eu pensava acontecer até ontem, apenas faz um reajuste do SoC de acordo com a temperatura). E sabem quantos convenci disto? Também ninguém
O tempo irá encarregar-se de confirmar ou não, quer uma conclusão, quer a outra.







