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Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 10:28
por Essiemme
pemifer Escreveu:Embora pareça natural haver alteração de comportamento ao longa da vida util do bem, não me parece normal que o comportamento mude bruscamente após uma visita ao concessionário.
Fico com a ideia que é o concessionário que altera propositadamente parâmetros no carro, eventualmente, seguindo alguma recomendação da marca.
Uma vez que há mais de que uma pessoa na mesma situação talvez fosse boa ideia fazer uma reclamação conjunta.
Nunca achei necessário.
Agora já é tarde, julgo eu.

Acredito que tenham ajustado alguns parâmetros no software do carro, já que foi dos primeiros.
O que se terá passado (no meu caso), foi o facto do meu Leaf já estar bastante degradado aos +90.000 KMs tendo sentido bastante os efeitos dessa re-parametrização.

Seja como for, tal como a Nissan garantia a potência de tração mesmo com degradação, julgo que deveria garantir também a potência de regeneração.
Desta maneira não se alterava tanto o comportamento de um carro, mesmo que fosse progressivamente.

Lembro-me do KIA, que tinha até um comportamento curioso. Mesmo estando carregado a 100%, tinha uma regeneração "terrível". Como é que eles fazem aquilo ?
Claro, ainda nem tinha 20.000 KMs, sem bem me lembro...

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 11:01
por mjr
É de facto estranho porque não senti essa perda brusca quando fiz a tal atualização. Talvez porque a capacidade ainda fosse elevada na altura. O facto é que mesmo agora com o SOH em 71% e no caso da bateria estar quente (30C) a regeneração é praticamente a que tinha quando o carro novo, tal como nas cargas rápidas. Já a temperaturas baixas a história é outra.

A nível da descarga não notas nenhuma limitação, por exemplo após o aviso de bateria muito fraca ele continua a ter a potência máxima disponível?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 11:14
por Essiemme
mjr Escreveu:É de facto estranho porque não senti essa perda brusca quando fiz a tal atualização. Talvez porque a capacidade ainda fosse elevada na altura. O facto é que mesmo agora com o SOH em 71% e no caso da bateria estar quente (30C) a regeneração é praticamente a que tinha quando o carro novo, tal como nas cargas rápidas. Já a temperaturas baixas a história é outra.

A nível da descarga não notas nenhuma limitação, por exemplo após o aviso de bateria muito fraca ele continua a ter a potência máxima disponível?
Aí é que está o facto curioso.
Continua sem limites na aceleração.
Não sou eu quem anda com o carro, mas ontem deu para testar isso. O carro continua a acelerar "brutamente", tem (julgo eu) o mesmo disparo que sempre teve.

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 11:27
por Essiemme
Tenho aqui o link para a página deste Forum, onde me queixei pela primeira vez:
...já lá vão quase 3 anos! :shock:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =pastilhas

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 14:34
por FullElectric
pemifer Escreveu:Embora pareça natural haver alteração de comportamento ao longa da vida util do bem, não me parece normal que o comportamento mude bruscamente após uma visita ao concessionário.
Fico com a ideia que é o concessionário que altera propositadamente parâmetros no carro, eventualmente, seguindo alguma recomendação da marca.
Uma vez que há mais de que uma pessoa na mesma situação talvez fosse boa ideia fazer uma reclamação conjunta.
Ficaste com essa ideia e de facto foi mesmo isso que aconteceu.
A última atualização de sw do carro, que a Nissan obriga a que seja feita pois quem não a fez perde a garantia, alterou estas características do carro. Os concessionários não têm qualquer responsabilidade nisso, as orientações vêm da Nissan. Para mim, o concessionário nem tem informação de quais as alterações que vêm no novo sw, recebem ordem para upgrade e ponto final.
Quando levantei o carro após este update notei logo diferença, o carro não estava bom. Como se manteve assim, passados uns dias voltei ao concessionário para verem o que se passava, longe de mim imaginar que estava a ser enganado pela Nissan.
Mais tarde quando apareceram outros users com o mesmo problema e o assunto saltou para os foruns é que me apercebi da realidade.
Pedi então para que fizessem downgrade ao meu carro para a versão anterior. A resposta foi que não era possível e que já não tinham o sw antigo, tretas.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 14:40
por Essiemme
Pois.
Compreendo a Nissan proteger-se no que diz respeito à garantia.
Agora, já sem garantia há mais de 55 Mil KMs, poderia ter a regenração de volta, se a Nissan não se importasse.

Se o problema é a degradação/resistência interna aquecer a bateria, então que o algoritmo ponha a temperatura da mesma na equação e não a degradação...
Pelo menos, enquanto estava fria, travava.

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 16:30
por mjr
O que alguns nos EUA fizeram foi só atualizar se fosse necessário trocar a bateria em garantia, caso contrário deixar estar a versão original. Penso que acabou por ser a decisão acertada.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 16:33
por OCasal
Ainda que não precise de trocar já o pack, peça um orçamento no seu stand Nissan a ver se me compensa ir aí a baixo... É q agora já fazem este serviço no Porto, mas querem levar o preço dos adaptadores para o novo pack e no orçamento que tinha de Rio de Mouro não cobravam...

Obrigado.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 17:00
por Essiemme
OCasal Escreveu:Ainda que não precise de trocar já o pack, peça um orçamento no seu stand Nissan a ver se me compensa ir aí a baixo... É q agora já fazem este serviço no Porto, mas querem levar o preço dos adaptadores para o novo pack e no orçamento que tinha de Rio de Mouro não cobravam...

Obrigado.
Seria um orçamento da bateria MK1 ?

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 17:11
por FullElectric
mjr Escreveu:O que alguns nos EUA fizeram foi só atualizar se fosse necessário trocar a bateria em garantia, caso contrário deixar estar a versão original. Penso que acabou por ser a decisão acertada.
Concordo.
Tolo fui eu e alguns de nós fazer as revisões em dia. Se nunca lá tivesse ido, tinha poupado algum dinheiro e hoje teria um carro melhor.
Apesar de tudo, não deixa de ser um carro extraordinário, até já tenho 2, pena a postura da marca que teima em dar tiros nos pés
Se a Nissan tivesse mais atenção com o pós venda e satisfação do cliente, o Leaf seria 6******