Página 68 de 79

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 17:36
por Essiemme
Bom... parece que ainda não é hoje que sei sobre o carro.
Não me disseram nada ainda e não consigo falar para a oficina.
Está complicado... :confusion-waiting:

sm
:geek:

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 31 jan 2017, 19:20
por alexmol
Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 05:44
por OCasal
O orçamento que preciso é o mesmo que poderá vir a precisar o sm... Quero é um pack novo para o meu mk1! Se puder ser mais recente tanto melhor...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 12:30
por mjr
alexmol Escreveu:Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?
Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.

http://lithiumbatteryresearch.com/Plating.php

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 12:42
por HugoCunha
mjr Escreveu:
alexmol Escreveu:Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?
Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.

http://lithiumbatteryresearch.com/Plating.php
Resta saber até que ponto é que as regenerações (especialmente em modo B) são vantajosas em termos de autonomia vs. degradação.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 13:47
por mjr
O modo B só existe nos mk2, que têm uma química da bateria melhorada face ao mk1. Em princípio o software do controlador da bateria tem em conta os limites possíveis de carga da bateria para permitir o modo B.

Eu entendo que a abordagem usada nos mk1, pós atualização, é demasiado conservadora.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 14:12
por sparrow
há maneira de ver qual a versão de software que temos no nosso carro?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 14:34
por RNM
sparrow Escreveu:há maneira de ver qual a versão de software que temos no nosso carro?
LeafSpy Pro, se não estou em erro

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 21:29
por alexmol
mjr Escreveu:Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.
Então mas uma carga rápida ChaDeMo não equivale a descer a Serra da Estrela com a regeneração sempre no máximo?

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 01 fev 2017, 21:47
por FullElectric
Se o carro ainda tivesse regeneração seria.
A P3227 castrou os mk1 tanto na potência da regeneração como na das cargas rápidas. Contudo, a potência fornecida pela bateria ao motor manteve-se a de origem.