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Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 15 dez 2014, 18:14
por pafi
VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:
VETL Escreveu: Problema seria acertar na mesma fase...
Há um método:
1 - Encontrar as fases das 2 tomadas com um "busca-polos"
2 - Ligar uma lâmpada entre as fases das 2 tomadas: se não acender trata-se da mesma fase. (A lâmpada na verdade será uma série de 2 lâmpadas incandescentes, já que se as fases forem diferentes a tensão será 400V e uma lâmpada de 230V funde)
É pá: Não dêem ideias ao pafi... :mrgreen: :mrgreen:
:lol: :lol: :lol:
Pois... é melhor é...

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 21 dez 2014, 23:37
por pafi
Mais uma rota portuguesa para os Leaf: SJP-Viseu. Saída com ~90% e chegada com 22%. Bagageira repleta até à chapeleira e banco de trás completamente apinhado. Muitos kg de carga, portanto.

A viagem foi realizada pelas 18h00, com temperatura exterior perto dos 0ºC e com o AC ligado quase sempre (regulado para 17,5ºC, pois colocando a mão junto à saída já se sente ar quente a sair). Quando o habitáculo atinge aquela temperatura o consumo mantém-se pelos 1.5-2kW.

A rota foi SJP, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Sátão, Viseu (Forum). Como foi o ensaio número um, a condução foi lenta, não ultrapassando em demasia a marca dos 20kW no ecrã do carro. À chegada, ecrã branco :!:
Mas nada que não se resolvesse de memória ;)
Lá ficou à carga até cerca da 00h00. À saída estava com 11 barras, mas como era a descer até Coimbra, no problemo.
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Já em Coimbra:
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Apesar desta foto ter mais que 2h45 de condução, foi mais ou menos isso, pois quando cheguei não desliguei o carro e só tirei a foto a posteriori. Em termos de comparação com o CI, evidemente que se nota a meia hora a mais para percorrer a mesma distância, mas isso já nós sabemos. Para ser perfeito, era em vez do Forum, parar num PCR, o que colocaria esta mesma viagem em +/- 3h15. Não seria a melhor coisa do mundo, mas que seria ótimo seria. Seria a minha "independência" face aos CI (agora me recordo que temos que enviar uns postais de ano novo para um certo sítio...)

Para minha surpresa, 1km adiante, já pertinho do mobi.e aparece a exma. senhora tartaruga (lá está ela ao lado do símbolo do carrinho verde)
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O LS indicava uns 8%, o que me surpreendeu pois julgava-a apenas aos 3% (atentem no número dos círculos disponíveis no marcador das bolas - apenas um. No km anterior estavam todos disponíveis).
Desconfio que o ritmo elevado das últimas centenas de metros a tenha antecipado. Em termos de desvio das tensões, 242mV. Minutos depois, já em carga, o diferencial diminuiu para os 171mV. Curioso também foi ver a informação a verde "All cells OK", quando instantes antes tinha "Bad cells" a vermelho. Enfim. Manias.
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Já no fds, no Forum, estacionei no posto congelado (vá lá que ainda se consegue fazer uso do lugar... pois ao lado estava um série 7 parado nos lugares dos híbridos. Será que já "andem aí" os plug-in da bm e ainda não sabemos :lol: ).
Pouco tempo depois, e sem nada ter feito para isso, o posto estava tapado com uma informação.
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Como em SJP há muita gente da zona norte a trabalhar, fui informado que em Lamego estariam a colocar Mobi.E. Alguém já reparou nisso?

Boas Festas para todos!

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 21 dez 2014, 23:51
por VETL
Nesses estados de carga tão baixos, não se fiem no SOC. Olhem antes com atenção para a tensão da célula mais baixa.
É para isso que o LeafSpy é útil.
pafi, troca a ordem dos shunts nas definições para 8421. Os mestres cá da casa dizem que essa é a ordem correta.

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 22 dez 2014, 00:05
por Fil
Excelente viagem, boa média. Novos postos? Será que a mobi.e vai começar a avançar como devia desde início?

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 dez 2014, 20:47
por pafi
Levei o Leaf a uma carga rápida no pcr de Coimbra.
Suspeito que a temperatura baixa do pack tenha limitado a potência de carga, pois no início começou pelo 30kW e cerca de 40 minutos depois terminou com cerca de 5kW.
A carga iniciou aos 45% de soc e terminou aos 82%. No início o botão do stop estava para dentro e só à terceira tentativa é que a carga iniciou. No final, o carregamento terminou por si, ainda tentei repetir duas vezes, mas nada. Dali não passou.
Eis a sequência dos prtscr:

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Durante o carregamento o LS desligou-se várias vezes e não foi possível ficar com o gráfico total, mas é bem visível a diminuição da potência da carga.

Foi uma carga rápida mas com sabor a "lento", pois a maior parte do tempo esteve bem abaixo dos 20kW, e nos últimos minutos parecia um leaf de 2ª geração a carregar a 6,6kW, mas é sempre engraçado ver as barras a aumentar em "pouco tempo".

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 dez 2014, 21:03
por lmlr
Não estava avariado o PCR?

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 dez 2014, 21:06
por pafi
Não. Só tinha o botão do stop metido para dentro. Mas roda-se e fica pronto a usar ;)

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 dez 2014, 21:35
por VETL
Ai o raio do carro que tanto se protege...
Será que com 10º no pack, ele já pensa que estamos na Sibéria?

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 28 dez 2014, 22:30
por Apr
Estive a comparar com dados que tenho guardados nas cargas rápidas que fiz e no inicio a diferença não é assim tão grande, a ~45% de SOC eu obtive 33,7kW do PCR ( ~10% a mais).
Depois é que a diferença é de mais do dobro, entre o meu exemplo e o teu para o mesmo SOC.

Nunca carreguei nesse posto. Um dia destes passo lá para testar o meu, assim com temperaturas baixas no pack.

Re: Leaf - Coimbra

Enviado: 29 dez 2014, 00:04
por ogadiv
Já carreguei várias vezes em PCR, só quando chega a perto dos 80% é que se nota uma diminuição mais brusca, é certo que quando carrego as baterias vão bem mais quentinhas, será que é mesmo por as baterias estarem com temperaturas baixas?

Nesse posto já fiz cargas rápidas 2 vezes seguidas e consegui, será que algo se passará com o posto? :roll: