Página 8 de 245

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 22 jan 2012, 17:54
por Malm
Como é que se abastece um carro a combustível? Também é preciso trazer a mangueira de casa? E também têm um cartão? E quantos Km fazem com 1€? E quantos litros leva? E quanto custou o carro? Mas só leva mesmo gasolina? E se lhe acabar a gasolina? Qualquer dia vou para um posto da Galp fazer estas perguntas para ver se as pessoas são tão simpáticas como eu.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 22 jan 2012, 22:32
por mjr
:lol: :lol: :lol:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 20 fev 2012, 19:14
por Malm
Quando vou à Figueira de i-MiEV, e já lá fui com ele 3X, paro sempre no Forum Coimbra para o carregar umas horas. Ontem quando ia a sair parou um Peugeot iOn mesmo à minha frente, dos test-drives. Pela primeira vez senti a sensação de surdez quando se aproxima um VE. Ultrapassei os 15000 km, mais mês e meio e vai à revisão da marca.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 08 mar 2012, 23:26
por mjr
Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas ;)

Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 00:35
por RJSC
mjr Escreveu:Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas ;)

Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).
A velocidade mínima na Auto-estrada é de 50 km/h :lol:
Não parece lá muito bem mas pode-se circular a 70 80 ou 90 km/h como numa nacional com o benefício de não ter que se desperdiçar energia em travagens com semáforos, rotundas, outros veículos a mudar de direção, peões, etc, já que a estrada atravessa muitas localidades (em que também tem que ser cortar na velocidade para 50 km/h).

Uma delas chama-se Faniqueira... :lol: Pena que o Leaf já não tenha o travão de mão tradicional para se passar lá a sacar umas faniqueiras! :lol:
Criou-se o nome: FANIQUEIRA. Nasceu de uma expressão antiga do Jorge Costa, relacionada com os velhos tempos de andar a sacar piões. Fazer faniqueira quer dizer puxar o travão de mão.
Parece-me ser uma expressão do Norte, por isso deixei esta citação aqui para toda a gente perceber.

Eu fui pelo IC2 há 3 anos para poupar nas portagens de Leiria para baixo e foi um martírio com tanto semáforo, carros a sair e entrar da estrada que me obrigavam a parar, peões, etc etc. A recordação que me ficou foi a perna completamente extenuada de tanto carregar na embraiagem.

Com o VE não se cansa a perna mas vão muitos kWh embora em todas as travagens... Mesmo com regeneração com sorte só 50% da energia é recolocada na estrada depois de ser metida e retirada da bateria e passar pelo controlador duas vezes. Provavelmente muito menos porque a velocidades de para-arranca o motor é pouco eficiente a gerar/travar e são aplicados os travões de fricção.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 08:12
por mjr
A razão para ir pelo IC2 entre Leiria e Aveiras é devido à passagem pela Serra dos candeeiros. Para fazer 120km bastaria ir a 105km/h de velocidade, com a bateria a 100%, mas eu gostava de chegar ao posto de carga antes do aviso de bateria fraca (17%). Para isso a velocidade já teria de ser de 90km/h, o que ainda é aceitável pois os pesados têm isso como velocidade máxima permitida. Mas a subida...

Ir pelo IC2 evita a subida e permite Vmed mais baixas tipo 70-80 km/h. Quando há poucos dias fiz 100km com 58% da carga da bateria (de 80% a 22%), grande parte do trajeto foi pela Nacional 14, com muitas paragens, por isso o LEAF deve ser bastante eficiente na regeneração.

O IC2 nesse trajeto é assim tão mau agora? Penso que têm feito melhorias ao IC2 ao longo do tempo, pelo que já poderão ter eliminado alguns cruzamento problemáticos.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 09:36
por Filipe
Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF ) :mrgreen:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 09:44
por ruimegas
Filipe Escreveu:Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF ) :mrgreen:
Está Off como?

A mim deixou de me identificar o cartão..diz "Cartão Não Autorizado".

Nunca me tinha acontecido.

Já mandei e-mail para a Mobi-E e aguardo desevolvimentos

Cumprimentos

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 10:14
por mjr
Espero bem que os postos de carga rápida de Aveiras e Pombal estejam ativos!! :evil:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 09 mar 2012, 10:55
por vgomes
Pelas nossas ultimas experiências juntos a inumeros postos de carregamento espero bem que o Mobi.e continue activo.