Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 mai 2014, 10:40

VETL Escreveu:
Apr Escreveu:...
Eu como gosto destas coisas vou tentar montar um de raiz, mas não tenho ilusões que vai demorar um bom bocado até ter todos os componentes.
Boa Apr!
Eu propunha um tópico acerca deste desafio.
Que tal?
Prometo que se correr bem documento o melhor que conseguir.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 01 mai 2014, 11:16

Se houver algum problema eu ajudo.
Só suspeito de problemas com a tal ligação à ficha mennekes com as fichas bullet já que as fêmeas são um cilindro sem mola e nas mennekes a fêmea tem mola.
Poderá haver um mau contacto que faça aquecer o pino e derreta plástico.

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mrr » 01 mai 2014, 13:21

Apr Escreveu:Olá mrr,

O link é aqui -> https://code.google.com/p/open-evse/
A loja é aqui -> http://openevse-store.myshopify.com/

Comprei isto:
ImagemImagem
e no ebay isto:
Imagem

Eu como gosto destas coisas vou tentar montar um de raiz, mas não tenho ilusões que vai demorar um bom bocado até ter todos os componentes.


Entretanto hoje lá chegou o cartão da mobi.e. Fico muito contente por saber da brochura que acompanha o cartão que no final do primeiro semestre de 2011 vão haver 50 postos de carregamento rápido :roll:

Para quem quiser saber, o tempo que demorou a receber o cartão em casa foi de 5 semanas, com alguns telefonemas que não sei se aceleraram ou não o processo.
Já tinha visto este EVSE, mas como tem que se montar, para mim não dava, de electrónica dou uns toques mas muitos fracos, tinha que ter ajuda de certeza e muito medo de dar cabo do carro.
Talvez ate seja simples, nada como criares um Tópico só para explicar como se monta e ainda vamos ter aqui muita gente a fazer o mesmo. :lol:

Já agora o que mandas-te vir do Ebay é um rele?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 01 mai 2014, 14:39

Apr Escreveu:Hoje de manhã fui buscar o Leaf a um posto mobi.e onde pernoitou a carregar até 100%

Na minha ebike, num sentido gastei isto:
Imagem


Na volta gastei isto:
Imagem

Portanto, com quase uma ordem de grandeza de diferença, a minha bike gasta 10X menos que o Leaf ;)

Comparações com CI's deixo-as para quem ainda tem dúvidas...
Mas de certeza que o Leaf pesa mais de 10x, o que o torna mais eficiente energéticamente falando. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 01 mai 2014, 16:11

Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 01 mai 2014, 18:39

mjr Escreveu:Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.
Claro, não entrando em linha de conta, com UM PAR DE PATINS. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 mai 2014, 21:43

RJSC Escreveu:Se houver algum problema eu ajudo.
Só suspeito de problemas com a tal ligação à ficha mennekes com as fichas bullet já que as fêmeas são um cilindro sem mola e nas mennekes a fêmea tem mola.
Poderá haver um mau contacto que faça aquecer o pino e derreta plástico.
Obrigado RJSC, com o teu suporte vai funcionar de certeza e assim obrigas-me a documentar o mehor que conseguir a construção deste EVSE :)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 mai 2014, 22:19

Filipe Escreveu: Mas de certeza que o Leaf pesa mais de 10x, o que o torna mais eficiente energéticamente falando. ;)
mjr Escreveu:Além de que a velocidade no Leaf também seria superior, desvirtuando a comparação. Mas claro que por kg de carga útil as bicicletas são o meio de transporte mais eficiente de todos, de longe.
:D o teste serve para definir uma comparação de consumo entre um VE-carro e um VE-bicicleta. O peso nao se pode mudar, a velocidade posso dizer que foi uma condução adaptada à realidade de cada veiculo, relaxada e obviamente pouco cientifica. Mas o facto permanece, tranportar 1 pessoa de A para B tem uma diferença de uma ordem de grandeza.

Abusando um bocado quase que se pode dizer que se um CI gasta 100, um e-carro gasta 10 e uma e-bike gasta 1...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 01 mai 2014, 22:38

Apr Escreveu: Obrigado RJSC, com o teu suporte vai funcionar de certeza e assim obrigas-me a documentar o mehor que conseguir a construção deste EVSE :)
Se nas lojas de Coimbra não houverem componentes, aqui em Aveiro há 3 lojas que costumam desenrascar quase tudo. Em principio também deve haver por aí.
Não tenho nenhum cabo para testar mas talvez os cilindros de tomadas CEE façam bom contacto com os pinos da ficha mennekes.
Não arrisques com uma ligação frouxa senão vai derreter a ficha mennekes quando o carro começar a carregar.
Se é só para testes até podes ver se a ficha J1772 é de parafuso. Assim dá para ligar outro cabo para os testes e voltar a montar no cabo antigo no final.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pafi » 02 mai 2014, 21:44

Por acaso a tua matricula também acaba em 81?
Se sim, então há pouco tinhas um "espreita" a olhar para o teu carro, no Forum. E também para um híbrido que estava ao lado.
Antes do final de junho não devo voltar com o meu, mas parece que daqui a uns dois meses vai ser simples reunir tres, quatro ou cinco foristas aqui em Coimbra 8-)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”