12. Barra
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: 12. Barra
Quantos km e quantos kw ainda carrega?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Porque é que o teu carro tem uma degradação tão maior que o do mjr?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Isso é o mesmo que perguntar como é que eu com degradações de 10% ao ano passei para degradações de 3% ao ano. Deveu-se essencialmente ao controlo das temperaturas. Até 2013 foi uma desgraça, e nem sequer tinha consciência disso. A partir de 2013 mudei-me de armas e bagagens para outro planeta, o tal com cascatas de azoto líquido e onde é sempre de noite. Neste planeta muita coisa funciona ao contrário, aqui quando o carro anda ele arrefece. Não interessa se estão 30 ºC de temperatura ambiente e se é preciso fazer 50 km. A temperatura a que o pack chega vai ser inferior àquela com que partiu. E assim pretendo ter um pack a degradar menos que o dos carros escandinavos. Pena que ela não perceba de imediato que o seu pack está a ser protegido quando as temperaturas descem, e deteta perda de capacidade por trazer um pack encolhido do frio. Mas um dia, quando lhe dermos a oportunidade de experimentar uma temperatura mais amena, ele vai constatar que afinal a sua capacidade está melhor do que ele pensava que estava, e ocorre uma subida no valor de capacidade restante. Pela primeira vez, vi isso a acontecer este mês, pois segundo o ritmo a que me habituou deveria estar agora com 33,1 Ah, mas mantêm-se nos 33,3 Ah. Na garagem estão agora 25 ºC, as noites não têm sido frescas e esta é a sua temperatura de base por estes dias.
Última edição por Malm em 09 jul 2016, 10:00, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
E mais 30 000 km. O teu deve ter em média a temperatura perto de 10C superior ao meu, o que explica quase o dobro da degradação. Era interessante ver um teste da tomada para aferir se o LBC não estará a ser pessimista com o teu também.OCasal Escreveu:Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Eu aposto como não. O que o faz ser pessimista é ter uma vida menos stressada, acho eu. Os algoritmos precisavam de ser corrigidos, porque é a prática que permite refiná-los de forma a conseguirem acompanhar a realidade. Então no meu carro até irrita, o meu cérebro perspectiva muito melhor o que vai acontecer do que os algoritmos que os cérebros da Mitsubishi lá colocaram.mjr Escreveu:E mais 30 000 km. O teu deve ter em média a temperatura perto de 10C superior ao meu, o que explica quase o dobro da degradação. Era interessante ver um teste da tomada para aferir se o LBC não estará a ser pessimista com o teu também.OCasal Escreveu:Não tem mimos! Está sempre com temperaturas superiores...
Noutros tempos, o meu carro esteve estupidamente otimista em relação à sua capacidade. De tal maneira otimista que para ele os carros acabadinhos de sair do stand tinham menos 10% de capacidade que ele. Ninguém reconheceu isso na altura, mesmo hoje não sei até que ponto acreditam no que digo. Mas isso explica muita coisa, explica porque parava aos 14,5% de SoC, explica porque só uma pessoa, no mundo inteiro, conseguiu acompanhar os meus sucessivos recordes de mRR. Claro que isso era uma mentira e ele acabou por cair na realidade, e a tartaruga de 9,5% de SoC voltou, para nunca mais me abandonar. O stress extremo faz desaparecer as tartarugas, outra coisa não seria de esperar. Nos i-MiEV claro, tartarugas de Leaf é uma espécie completamente diferente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Como estão 35oC no exterior e como é dia de reflexão, estou comodamente em casa, com o Leaf a carregar na garagem a 6A num ambiente de 26oC, aproveitando o bi-horário e a produção fotovoltaica.rdias Escreveu:Se existe alguém no mundo que compreende o porquê do mau produto que é o leaf, è o Malm.
Quando o segredo é temperatura e nada se fez para colmatar este problema. Bom, enfim....
Já o Elon Musk avisava por 2010, acerca da simplicidade , sendo politicamente correcto.
Ontem, por acaso, fui ver a hipótese de um outro eléctrico e fui dar uma volta num ZOE. Para que fiquem a saber ( não me pediram segredo) se quiser um com bateria incluída, sem contrato de aluguer e de serviço, tinha 250 km, terei de desembolsar 26650€.
Concluo dizendo que "não me levará com ele". Não gosto do carro, porquê? Porque não gosto.
Prefiro o mau produto Leaf, vá lá a gente perceber porquê!
Rdias, apenas coloco aqui a minha opinião e gosto e, não entrarei em contencioso.
Ao Elon Musk desejarei o maior sucesso mas, no meu caso, desconfiado como sou, necessito de mais 10 anos para embarcar no seu comboio.
Se alguém estiver interessado no ZOE que referi, por MP enviarei os dados do vendedor.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
Não fiz nada para colmatar o problema "temperatura", porque o carro é para me servir e não, ser eu a servi-lo. Obviamente não vou andar com ele "contra as paredes" por ser mais fácil, mas faço um uso natural do carro.
A mobilidade eletrica com o Leaf já me tinha convencido, as influências climatéricas foram e continuarão a ser, apenas um factor de envelhecimento.
Ao contrário da mobilidade a combustão, no Leaf a temperatura é apenas o único factor de envelhecimento, por isso posso estar descansado relativamente a muitos outros factores... para quê viver sobre stress?
A mobilidade eletrica com o Leaf já me tinha convencido, as influências climatéricas foram e continuarão a ser, apenas um factor de envelhecimento.
Ao contrário da mobilidade a combustão, no Leaf a temperatura é apenas o único factor de envelhecimento, por isso posso estar descansado relativamente a muitos outros factores... para quê viver sobre stress?
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Não é bem assim, o único factor de envelhecimento é o tempo. E ninguém escapa, nem Zoe, nem Tesla, nem ninguém. A bateria é como um ser vivo e vai perdendo capacidades. A temperatura simplesmente acelera o envelhecimento, SOBRETUDO quando carro está estacionado acima de 80% durante várias horas, aliás até a Tesla preconiza o não carregamento sistemático a 100%...OCasal Escreveu: Ao contrário da mobilidade a combustão, no Leaf a temperatura é apenas o único factor de envelhecimento, por isso posso estar descansado relativamente a muitos outros factores... para quê viver sobre stress?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
No meu caso carreguei sempre a 100%! E nunca sobrou muita bateria ao final do dia,..