lmlr Escreveu:Mas penso que a Nissan nos novos de 30kw, tirou a possibilidade de carregar até 80%, portanto não deve achar assim tão relevante. Eu, como não necessito dos 100%, carrego a 80.
Confirmo o que dizes da eliminação da opção de carga automatizada a 80% SOC.
Por certo isso se deve a introdução de aditivos ao eletrólito, e que os fabricantes pretendem manter secretos, pela saúde do negócio, que reduzem a capacidade de oxidação do cátodo, acima dos 4.0v por célula. Nos seus testes terão verificado que, para cumprir a garantia agora extendida de 8 anos e 160k seria suficiente e, a bem da aceitabilidade pelo consumidor e consequente ampliação de volume de vendas, terão eliminado essa opção.
Mas, não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que alteraram o comportamento do lítio...
De forma grosseira, embora talvez mais fácil de me fazer entender, é como se a manutenção da voltagem acima dos 4.0v/célula, ou 80%SOC, fosse a doença a curar, o cancro, e eles tivessem substituido uma simples aspirina 100mg por uma bomba de paracetamol de 1000mg, ocultando melhor os sintomas...mas a doença continua lá , a minar...
Portanto, fazes muito bem em manter essa boa prática de apenas carregar acima de 80%SOC quando precisares , terminando essa carga imediatamente antes de sair, e evitando estacionar com o SOC superior a 80%, mesmo no próximo Leaf 30kWh, que possas vir a ter!? Já o encomendaste?!
