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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 jul 2016, 15:23
por BrunoAlves
Malm Escreveu:Gostava imenso que se fizesse uma grande festa para celebrar a existência deste fórum.
Bebo! :mrgreen:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 jul 2016, 15:36
por VETL
Malm Escreveu:Duplos parabéns. Parabéns pelos 5 anos mas, para mim, ainda mais pela forma como foram vividos. Foram 5 anos que poderiam ter, e era o mais provável, acabado em 8 barras ou ainda pior. Foram 5 anos surpreendentes, que também revelaram realidades menos positivas. E estando à latitude que estamos, ainda por cima sob a influência da corrente do golfo, o desafio tornou-se mais exigente. Para além de se terem encontrado fragilidades, foram também encontradas soluções, que agora estão mais que comprovadas como benéficas. Mas fomos nós, sobretudo aqui, que as construímos. E tu foste dos que mais, se não o que mais, desde o verão de 2011, contribuiu para encontrar essas soluções.
Os seis anos de vida útil tornaram-se bem reais, para quem entrou na aventura em 2011. Só o nosso engenho permitiu prolongar esse tempo. Talvez até tenha sido mais saboroso assim, mas não era suposto ser assim. Entretanto, com o mk2 e as LEV50n, as coisas tornaram-se melhores, significativamente melhores. Por isso é que a experiência dos pioneiros é impossível de repetir.

O fórum nissanleafpt foi sempre e é, para os portugueses, onde mais se pode aprender sobre os carros elétricos. Tem muita importância para mim e agradeço ao grupo que em 2011 o criou. E especialmente a ti, que neste 5 anos foste quem assumiu as rédeas disto. Gostava imenso que se fizesse uma grande festa para celebrar a existência deste fórum.
Palavras justas e merecidas. Obrigado mais uma vez.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 jul 2016, 15:48
por mjr
Obrigado pelas simpáticas palavras :D :D :D

É de facto uma ideia interessante fazermos uma confraternização, especialmente agora que a rede de PCRs está eminente (parece que já andam no terreno... :whistle: ). Talvez a seguir às férias.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 08 jul 2016, 23:52
por santanamos
mjr Escreveu: ... (parece que já andam no terreno... :whistle: )...
A sério? Verifiquei a estação de serviço de Palmela e não há movimentações novas.. vou andar atento :twisted:
... e os meus parabéns!

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 12 jul 2016, 20:43
por mjr
image.jpeg
Como esperado. Curiosamente aconteceu durante os festejos do campeonato da Europa.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 12 jul 2016, 23:23
por FullElectric
Acabaste de perder os 3 :lol: segmentos

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 13 jul 2016, 00:22
por joaocfgoncalves
Happy Birthday... e obrigado pela partilha e ajuda.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 13 jul 2016, 09:30
por mafgod
@mjr, e valores do Leaf Spy? :-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 13 jul 2016, 09:35
por mjr
Uma vez que passou menos de uma semana, estão iguais aos indicados aqui:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 830#p74489

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 03 ago 2016, 09:31
por mjr
A minha bateria de 12V não está boa, suspeito que uma célula tenha ido à vida. Sempre que ligo o carro em ACC ele passado menos de 5 segundos liga o CC/CC para carregar a bateria de 12V, estando ela sempre pelos 10,5V e saltando rapidamente para os 14V com corrente baixa. Se fosse um CI de certeza que já não tinha capacidade de ligar o ICE, mas o contactor da bateria é bem mais fácil de ligar. Vamos ver como é que a bateria vai ficar depois do descanso estival que se avizinha.

Entretanto ando a ver alternativas, e uma delas é colocar uma bateria de 12V de chumbo ácido semelhante à de origem. Mas vendo como ela é (mal) tratada pelo sistema de carga estou tentado a optar por uma solução mais leve e com um comportamento mais favorável ao perfil de carga imposto pelo carro. Obviamente que estou a falar de uma bateria de 4 células de LiFePO4.

Uma hipótese é (4 vezes) esta:

http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... se-CE.html

20Ah, picos de 200A (15s) e 60A de descarga contínua. Parece-me bem mais que suficiente, pois a carga com o CC/CC desligado será sempre diminuta. Teria de fazer um equilíbrio das células por baixo (a 2.5V, provavelmente), que é a zona mais vulnerável neste tipo de perfis de uso.

Outra hipótese seria comprar tudo feito, mas sem acesso às células individuais (se uma se estragar lá se foi o pack):

http://www.ev-power.eu/LiFeYPO4-batteri ... -20Ah.html

O peso desta solução comparado com a em chumbo é ridículo. 3,44kG para o pack já assemblado, e 2,6kG para as 4 células individuais.