Página 80 de 125
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 abr 2015, 10:05
por Essiemme
VETL Escreveu:Agora, quando me questionam "Mas isso não dá para ir para muito longe, pois não? Quantos km é que isso faz?" a resposta é muito mais fácil do que antes.
Eu agora respondo: "Faço média de 2.200Km/mês ou 26 mil e tal por ano. E tu?"
Mas o busílis da questão ainda é: "Eu faço mais do que 30 mil por ano, e tú ? Quantos fazes e
quanto gastas ?
...aos poucos, essas pessoas vão percebendo...
àhh pois....
sm

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 abr 2015, 21:04
por dmorgado
Essiemme Escreveu:VETL Escreveu:Agora, quando me questionam "Mas isso não dá para ir para muito longe, pois não? Quantos km é que isso faz?" a resposta é muito mais fácil do que antes.
Eu agora respondo: "Faço média de 2.200Km/mês ou 26 mil e tal por ano. E tu?"
Mas o busílis da questão ainda é: "Eu faço mais do que 30 mil por ano, e tú ? Quantos fazes e
quanto gastas ?
...aos poucos, essas pessoas vão percebendo...
àhh pois....
sm

PARABÉNS.
A acrescentar ao que inteligentemente foi dito atrás recomendaria que cada vez que se chegue a um número de km interessante se dissesse o que se gastou em eletricidade admitindo carregamentos em horário e económico sem "borlas" e o que se gastaria em gasóleo.
Depois pode sempre "rematar" com a poupança em impostos e revisões, além da sensação que cada utilizador tem quando conduz um veiculolo elétrico.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 abr 2015, 21:12
por VETL
dmorgado Escreveu:PARABÉNS.
A acrescentar ao que inteligentemente foi dito atrás recomendaria que cada vez que se chegue a um número de km interessante se dissesse o que se gastou em eletricidade admitindo carregamentos em horário e económico sem "borlas" e o que se gastaria em gasóleo.
Depois pode sempre "rematar" com a poupança em impostos e revisões, além da sensação que cada utilizador tem quando conduz um veiculolo elétrico.
Carrego no Mobi.e
Já passei essa fase de fazer contas.
Já não falta muito para ter a bateria paga só com o que gastaria em gasolina ou gasóleo.
Se lhe metesse a manutenção nessas contas, estaria ainda mais perto...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 03 mai 2015, 22:13
por VETL
Ora boas!
Entretanto já vou nos 62K e tal Km e os 2 pneus que andaram mais tempo à frente estão a necessitar de ser trocados.
Ainda por cima na passada sexta feira destruí um pneu na lateral com uma lâmina de um x-ato grande que calquei na estrada. O sr. da casa de pneus preferiu colocar um pneu usado para desenrascar do que reparar o que ficou com a lâmina enterrada.
Eles já estavam na hora de ser trocados mas agora com isto não há volta a dar. Tem mesmo que ser.
Por isso andei a ver preços e condições e reparei que toda a gente me tenta enfiar pneus com classificações horríveis ao nível da
etiqueta europeia
Por isso andei à procura sem olhar para as propostas que me davam e a melhor etiqueta europeia que encontrei foi para estes
Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V:
[img]
http://blog.massapneus.com/wp-content/u ... EP001S.jpg[/img]
Os Michelin que alguns users cá recomendam ou usam têm estas etiquetas:
[img]
http://i.ebayimg.com/00/s/MTAyNFg3Njg=/ ... N/$_72.JPG[/img] ou [img]
http://www.sahibiantepte.com/_uplimg_/_ ... 730293.jpg[/img]
Questão:
Esta cena da "Etiqueta Europeia" vale alguma coisa ou é coisa equivalente às médias de consumo oficiais?
[img]
http://www.tdsolutions.pt/uploads/4/1/0 ... 8_orig.gif[/img]
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 00:36
por santanamos
Michelin depende da gama..
Eu ligo à etiqueta mas tambem considero equivalente as medias dos consumos. Para comparar serve, mais classe menos classe..
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 01:28
por Fil
Os Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V são dos pneus mais aconselhados para os leaf, devido ao menor atrito e ao baixo consumo, tal como diz na etiqueta que passou a ser obrigatória, e bem. Obviamente que não são os melhores pneus do mercado, para isso tem de se ir para pneus de topo, mas os leafs costumavam ter ecopia de origem por isso mesmo, mais autonomia devido/menor consumo, no entanto esses Michelin devem ser muito equivalentes.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 08:10
por VETL
Fil Escreveu:Os Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V são dos pneus mais aconselhados para os leaf, devido ao menor atrito e ao baixo consumo, tal como diz na etiqueta que passou a ser obrigatória, e bem. Obviamente que não são os melhores pneus do mercado, para isso tem de se ir para pneus de topo, mas os leafs costumavam ter ecopia de origem por isso mesmo, mais autonomia devido/menor consumo, no entanto esses Michelin devem ser muito equivalentes.
Não Fil.
Os ECOPIA que equiparam os Leaf de origem eram os EP150 cuja etiqueta era C/C/71.
Estes que coloquei acima, os EP001, não têm nada a ver a esse nível.
O que eu queria mesmo saber era se a etiqueta europeia é algo em que confiar ou se é treta.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 09:16
por mjr
Eu acho que é de confiar, embora não perceba qual a diferença entre um A e um B. Será significativa? Como não apresentam unidades não dá para perceber.
Eu preferi sacrificar ligeiramente a autonomia (na prática não noto nada) ao comprar os Michelin Energy saver plus ( classe B). Tenho a mesma sensação que o rdias, e quem deve perceber melhor de pneus são os taxistas. O comportamento dinâmico também melhorou.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 09:30
por VETL
Obrigado pelas v/ opiniões.
Outra questão que me está a ocorrer agora:
Até nem será o caso porque eu tinha que mudar mesmo os pneus, mas esta situação que me aconteceu de ter calcado uma lâmina de um x-ato grande e ter destruído um pneu, não seria susceptível de ter cobertura pelo seguro contra todos os riscos?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 04 mai 2015, 09:35
por Orlando
Boa pergunta...tb gostaria muito de saber....