Página 9 de 52

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 19:40
por mjr
Na minha opinião, o modo ECO só tem utilidade em ambiente citadino com as sucessivas acelerações e travagens. Aí a maior capacidade de regeneração é benéfica. Em estrada a única vantagem penso que seja o limite imposto no consumo do ar condicionado.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 19:49
por ruimegas
mjr Escreveu:Na minha opinião, o modo ECO só tem utilidade em ambiente citadino com as sucessivas acelerações e travagens. Aí a maior capacidade de regeneração é benéfica. Em estrada a única vantagem penso que seja o limite imposto no consumo do ar condicionado.
Concordo :)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 19:53
por ruimegas
Filipe Escreveu:Estás aqui estás a recomendar à Nissan a supressão do Modo ECO. 8-)
Não exageremos ;) :)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 22:41
por RJSC
O ECO também é bom para descer a Serra sem ter que meter o pé no travão.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 23:10
por mjr
RJSC Escreveu:O ECO também é bom para descer a Serra sem ter que meter o pé no travão.
Exacto. Eu tenciono usar o ECO em descidas acentuadas ou paragens repentinas para poupar os travões e recuperar alguma energia. Mesmo em cidade só utilizarei quando for necessário. Em ECO o carro fica muito "preso"...

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 27 jun 2011, 23:48
por mikexilva
Mas quando não está no modo ECO, quando se carrega no travão ele não vai fazer a travagem regenerativa?

Eu às vezes faço algo o mais parecido possível (se é que é possível:) com o meu CI, quando vou embalado numa descida e preciso de travar e está calor, ligo rapidamente o AC e meto uma mudança a baixo :P (e até dá para ir reduzindo ao mesmo tempo que se aconchega o travão até quase parar) - mas isto se for uma coisa de emergência é mais complicado... depois nas subidas abro as jenelas ;) e assim se consegue uma travagem regenerativa num CI - regenera a temperatura :)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 28 jun 2011, 01:00
por RJSC
mikexilva Escreveu:Mas quando não está no modo ECO, quando se carrega no travão ele não vai fazer a travagem regenerativa?

Eu às vezes faço algo o mais parecido possível (se é que é possível:) com o meu CI, quando vou embalado numa descida e preciso de travar e está calor, ligo rapidamente o AC e meto uma mudança a baixo :P (e até dá para ir reduzindo ao mesmo tempo que se aconchega o travão até quase parar) - mas isto se for uma coisa de emergência é mais complicado... depois nas subidas abro as jenelas ;) e assim se consegue uma travagem regenerativa num CI - regenera a temperatura :)
+1 Aqui! :lol:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 28 jun 2011, 10:05
por Essiemme
Pois, aparentemente, é uma característica da malta da condução sustentável... eu faço precisamente o mesmo nos nossos CIs, só que também o faço no inverno.

Odeio desperdiçar energia em calor com as travagens e vou lubrificando o mecanismo do ar condicionado...

Será pancada ??? :lol:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 28 jun 2011, 11:19
por mikexilva
Essiemme Escreveu:Pois, aparentemente, é uma característica da malta da condução sustentável... eu faço precisamente o mesmo nos nossos CIs, só que também o faço no inverno.

Odeio desperdiçar energia em calor com as travagens e vou lubrificando o mecanismo do ar condicionado...

Será pancada ??? :lol:
No inverno tb faço com o tempo mais húmido, mas normalmente ligo o calor ao mesmo tempo para compensar a temperatura e não arrefecer demasiado o ar, e assim ajuda a tirar a humidade, secar a roupa no pelo e desembaciar os vidros ;) e também como dizes, ajuda a descolar e lubrificar o sistema de AC (que dizem que deve trabalhar uns minutos todos os meses)...

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 28 jun 2011, 11:25
por Essiemme
Caro Rui,

Aproveitando este seu "Diário de Bordo", presumo que se desloque de Oeiras para Évora passando pelo novo túnel da Pontinha, seguindo pela CRIL e subindo aquele troço antes e durante o túnel do Grilo...

Só para termos uma noção, pode dizer-nos quanto é que o computador de bordo "corta" nos KMs estimados de autonomia, quando chega lá acima, ao topo do túnel ?

E, já agora, quando começa a descer, em direcção à ponte Vasco da Gama, qual é o grau de recuperação da autonomia e a que velocidade circula ?

...cruise control ligado ???.. etc.

Já sabe, sendo um pioneiro - ainda por cima fazendo um percurso que conheço bastante, agradeço muito a sua experiência real.