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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 10:33
por jasmim
Então não há nada de errado? É carregar, andar e deixar o LBC fazer o seu trabalho.
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 11:24
por Apr
yep! só quando detetares uma ou várias células com valores muito diferentes das restantes, e em vários estados de carga é que pode fazer sentido tentar uma manobra para as tentar obrigar a "equalizar".
Até lá é andar e tentar capturar o maior numero possivel de logs do leaf spy.
Um carro elétrico é isto mesmo! Temos o veiculo totalmente sob controlo e ao primeiro sintoma de desvio pode-se tentar corrigir imediatamente.
Num motor de combustão interna a deteção de problemas é sempre muito mais demorada, um barulho, um consumo maior, etc é sempre um processo que demora tempo até que seja evidente ao condutor para que o leve ao mecânico, e às vezes o mecânico não ajuda e fica o problema a acumular, a desgastar e a esforçar mais peças até que eventualmente o dono desista e o venda. Quem o comprar vai ficar muito contente com o negócio, mas passado pouco tempo vai passar a vida no mecânico a tentar "tapar buracos" que entretanto apareceram derivados do problema original que não foi diagnosticado a tempo. Basicamente um cancro... com rodas.
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 11:43
por jasmim
Apr Escreveu:yep! só quando detetares uma ou várias células com valores muito diferentes das restantes
Quais os valores que devemos nos preocupar?
Apr Escreveu: e em vários estados de carga é que pode fazer sentido tentar uma manobra para as tentar obrigar a "equalizar".
Podes explicar melhor o que são os "vários estados de carga?
"Equalizar" = teste da tomada?
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 12:06
por mjr
Não é fácil de explicar. Uma diferença de 50mV pode ser enorme ou insignificante consoante o estado de carga da bateria. Isto porque quando as células estão acima de 10-15% de SOC, a tensão varia pouco com o estado de carga, desde os 3,7V a 10-15% até aos 4,1V aos 96% (100% Nissan). O problema é que os primeiros 15% de SOC começam nos 3V até aos 3,7V, ou seja uma variação maior para uma diferença SOC muito menor. E isto não é linear, ou seja a curva de descarga não são duas rectas que se intersetam aos 3,7V. Abaixo do joelho (3,7V) o comportamento não é linear, aumentando a velocidade de descida da tensão com os estados de carga menores.
Esta imagem da AESC revela o efeito:
Para mim, tudo o que seja mais de 20mV de desvio acima dos 3,75V de tensão média das células é preocupante. De notar que esta medida tem de ser feita com a bateria em repouso pelo menos 20 minutos. Outra maneira é visual, ou seja ao ver o gráfico das tensões das células reparar que há uma significativamente mais abaixo das outras todas.
Equalizar é descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais às menos carregadas e é representado a vermelho no gráfico do Leaf Spy.
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 14:25
por ledve
mjr Escreveu:Não é fácil de explicar. Uma diferença de 50mV pode ser enorme ou insignificante consoante o estado de carga da bateria. Isto porque quando as células estão acima de 10-15% de SOC, a tensão varia pouco com o estado de carga, desde os 3,7V a 10-15% até aos 4,1V aos 96% (100% Nissan). O problema é que os primeiros 15% de SOC começam nos 3V até aos 3,7V, ou seja uma variação maior para uma diferença SOC muito menor. E isto não é linear, ou seja a curva de descarga não são duas rectas que se intersetam aos 3,7V. Abaixo do joelho (3,7V) o comportamento não é linear, aumentando a velocidade de descida da tensão com os estados de carga menores.
Esta imagem da AESC revela o efeito:
Para mim, tudo o que seja mais de 20mV de desvio acima dos 3,75V de tensão média das células é preocupante. De notar que esta medida tem de ser feita com a bateria em repouso pelo menos 20 minutos. Outra maneira é visual, ou seja ao ver o gráfico das tensões das células reparar que há uma significativamente mais abaixo das outras todas.
Equalizar é descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais às menos carregadas e é representado a vermelho no gráfico do Leaf Spy.
E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 14:39
por VETL
ledve Escreveu:E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?
É isso que o carro faz...
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 15:05
por cromero
Estive hoje a verificar a voltagem das células do pack, alertado pelo post do mjr. Com 75% de SOC, e com as células todas acima de 4,0V, a diferença máxima pelo LS era de 13mV. É normal?
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 15:10
por ledve
VETL Escreveu:ledve Escreveu:E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?
É isso que o carro faz...
Então como se faz a tal manobra que o Apr fala para as tentar equalizar melhor.
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 15:13
por mjr
Os 13mV do cromero são ótimos.
Só vale a pena investigar o assunto se a diferença for considerável, pois o carro normalmente equaliza tudo direitinho sozinho.
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Enviado: 24 out 2014, 15:36
por cromero
mjr Escreveu:Os 13mV do cromero são ótimos.
Só vale a pena investigar o assunto se a diferença for considerável, pois o carro normalmente equaliza tudo direitinho sozinho.
Obrigado mjr
