Apesar de já ter passado algum tempo (28-07), fica o relato:
A viagem ao Minho não começou muito bem. Deixei o carro com a esposa e levei a mota, para queimar as velas e gasolina à faratasana
Ela de manhã precisava do carro e disse-lhe para quando chegasse colocar à carga para sairmos a 100% ao final da tarde.
À hora de almoço falamos e questionei se tinha ligado o carro à corrente, respondeu que sim. Fiquei descansado e fiz o plano (mental) 3 paragens, Pombal, Estarreja e Viana, até ao destino final perto de Arcos Valdevez.
Hora da partida, +-19h, desligar o carregador ligo o carro e para meu espanto....140km de autonomia. Boa não carregou! Não me lembrei de avisar que tinha de desligar o temporizador nem ela reparou que apesar de estar conectado não estava a carregar. Paciência...aprendeu-se uma lição. Bom, nada que nos desmotive, seguimos diretos a Santarém, carga cerca de 20m, depois Pombal e Estarreja. Nas 3 ocasiões sempre chegar e andar e nunca mais de 25m. Acima do 85,90% é uma perda de tempo. Apesar de pelos meus cálculos, conseguir chegar ao destino direto, iria chegar nas lonas, como iria carregar em casa de familiares optei por ir via Viana, com percurso menos exigente em altimetria mas pensei para mim"vou-me entalar", vou lá chegar e estará ocupado, pois do Porto para cima, pcr, só Viana e Valença. Dito e certo, a lei de Murphy é terrível um Tesla a carregar às 00:30. A srª do Tesla, muito simpaticamente diz tinha começado à pouco mas que só ia carregar mais 15m. Mesmo eu só carregando 15m lá sai de Viana passava da 1:00. Apesar do tempo de viagem cheguei com cerca de 35% de carga ao destino, suficiente para as voltas do dia seguinte e só carregou na noite antes do regresso.
Carga a 100%, e siga via Braga pela A3, paramos novamente em Estarreja cerca de 15m e seguimos em direção ao Pombal.
Era hora de almoço e levava farnel para piquenique com os miúdos, portanto iria fazer uma paragem maior e para a qual nem se dava conta. Ao chegar ao Pombal estava um tesla no posto. Paro o carro, olho para o posto e estava verde. Achei estranho, sai, passei o cartão e estava disponível, pensei, deve ter acabado o tempo. Desligo o cabo do tesla e meto o meu à carga. Vamos almoçar. Acabado o repasto, vamos ao café e gelados mas não sei porquê deu-me para abrir a App connect ev...e não estava a carregar, dirigi-me ao carro, tinham-me tirado o cabo do carro e não estava ninguém no posto. Enfim...sei que é aconselhável não deixar o carro mas o sr do Tesla também não estava junto do seu carro, desconectei o cabo porque o posto estava disponível e precisava carregar, agora desligar um carro em carga acho inqualificável!
Recolocado à carga lá tivemos mais 20m. e mais uma lição "sempre com olho no burro e no cigano"
Nova paragem em Aveiras, encontro um 330e ligado à menekes, vou ao posto ia em 7m, como não permite carga simultânea, voltei ao carro para esperar. As baterias nesta altura, com as duas cargas rápidas anteriores, andamento e calor que se fazia sentir estava nas 10barras. O sr do Bmw chegou passado 3m e comecei a carga mas foi um martirio pois estava super lento, em 15m foi um castigo para carregar 6kw mas foi o suficiente para fazer mais 60km. Nessa noite carregou a 6,6 kw, na rua até aos 100%, com a temperatura a baixar às 6 barras.
E lá se foram mais 950km sem poluir
