Se fores ver os relatos mais antigos do LEAF 40 o pessoal queixava-se que aquilo dava erros por tudo e por nada, tipo, um desvio maior que cerca de 500mV, ou por aí, o carro dava logo erro, compararavam precisamente ao LEAF 30 que não era tão sensivel em termos de erros, neste carro o desvio é superior a 700mV e não dá erro? Uma celula quase a 2,5v... Nem sabia que era possivel ir tão baixo.frankesousa Escreveu: ↑15 fev 2024, 15:03
Por acaso não acho nada estranho, são vários os relatos de leaf40 a acender tartarugas e o SOC cair para quase 0 quando vão em aceleração fortes.
Esse não é o problema do isolamento nem das células inchadas, e pelo que percebo não dá erros nenhuns, apenas o carro limita a potencia e começa a mostrar o SOC a desaparecer como o fumo recuperando depois na próxima descida.
Na verdade é o mesmo comportamento do meu leaf 30 e que não é "uma avaria" nem acende luzes nem coisa nenhuma. No meu caso, se continuar a insistir ele desiste e desliga a bateria, mas acredito que como as células dos 40 são "maiores" e com menos idade até aguentem antes de chegar o momento de desligar.
Em cima dizias que talvez tenha sido martelado este leaf, não me parece de todo. 1º poucas ou nenhumas pessoas conseguem meter o nariz no firmware/ software do carro e muito menos do BMS. O melhor que conseguiriam fazer era repor o SOH e/ou talvez aldrabar os km. Se assim fosse, não ia ser só 1 ou 2 células e ia ser uma degradação uniforme (penso eu de que).
Até ver, também concordo que não se pode dizer que seja geral e vão todos para a sucata daqui a mais 1 ou 2 anos, mas ainda são alguns casos.
Pode ser só "sorte ou azar" de calhar algumas células problemáticas num pack.

Nem sequer sabemos quantos casos são, que problemas são, que histórico têm, ... Falar de casos como este ultimo é o mesmo que nada, pois não temos nada, e discordo que não seja possivel martelar o LEAF, se há carro em que isso é possivel, é o LEAF, até podes meter celulas completamente diferentes e consegues gerir o pack na mesma.
Mas é isso tudo, ou melhor pode ser isso tudo, ou não.

Um comentário interessante.
Mesmo a célula mais alta está a mostrar 3,1 Volt, o que é muito inferior para 65% SOC. A sua bateria deve ter uma resistência interna mais elevada devido ao facto de hx ser 71. Uma causa comum para a bateria desenvolver uma resistência interna elevada é ser deixada a carregar a 100% durante longos períodos de tempo.