A questão do AP só pode ser porque é daquelas manias dos Tesla que requer habituação...
O AP deverá ter alguma mania que ainda não a descobri, mas já volto a este ponto.
Bom relato, não te faz falta o Android auto? A mim faz-me muita confusão uma marca tão tecnologica ser tão fechada nesse aspeto.
Não consigo responder porque nunca tive um carro com Android auto, não ia ser justo dizer que não sinto falta.
Tanto no ICE como no Leaf utilizava o Waze por exemplo, e regra geral as opções apresentadas na navegação não me fazem ter saudades da app. A única coisa de que sinto falta são os pequenos avisos e informações que aqui, não existem de todo.
A parte de integração em vários carros é uma excelente mais valia, admito.
Com o SuC cheio de carros a que potência carregaste?
74! Nada de "wow" mas chegou e sobrou, e ainda se fez um bocadinho de sala porque hoje ia precisar de sair novamente a 100%, e em casa a 10Amp não dá qualquer hipótese.
....ou ir de Vendas Novas para o Montijo a cumprir os limites que na sua maioria é de 50 e 70 e mostro consumos de 11kWh/100 no inverno.
E era aqui onde eu queria chegar relativamente ao funcionamento do AP. Literalmente "aqui" no sentido geográfico.
Disclaimer prévio: O carro já fez a looonga atualização no fim de semana para a 2025.2.8. que nas notas só entrega a deteção de sujidade nas câmaras, não sei se terá alguma influência.
Aproveitei o último dia de férias para dar um salto a Badajoz para realizar algumas compras e esticar um pouco
as pernas, por assim dizer.
Ida via A6 sem qualquer problema com o AP ligado, tirando as habituais questões de não saber lidar com quem entra nas faixas de aceleração e as confusões com o pavimento e sinalização luminosa a passar as praças de portagem. No entanto não é só no ajuste da velocidade que o funcionamento não é o ideal: por norma o carro não ultrapassa pela direita quem circula na faixa do meio a velocidades mais reduzidas (ontem ia tendo um dissabor por causa disto), mas não é certo, hoje após quem circulava à frente ter saído, retomou de imediato os 120 ultrapassando quem ia no meio certamente muito abaixo.
Após ter lido sobre o carregamento em Badajoz encontrei o posto de 50 kW gratuito, e se à chegada estava ocupado, no regresso deu para acrescentar sem problemas o que faltava para chegar a casa.
Com uma breve exploração no Electromaps, não é difícil de todo encontrar em várias cidades espanholas pontos de carregamento lentos, é certo, mas gratuitos, a maioria das vezes em parques de supermercados. Acredito que a procura seja muita, mas fica a nota positiva.
Regresso com muita chuva via N4 -> Évora -> N4 Montijo, e se acho o AP simpático para longas tiradas em auto-estrada, gostei bastante também do efeito em nacionais com pouco trânsito, principalmente porque ali, cumpre os limites de velocidade à risca.
50 para 70, 70 para 90, placa de localidade baixa a 50, fim de restrições regressa a 90... principalmente após Vendas Novas (team Boavista continua aprovada!) até chegar ao Passil, foi suave suave, sempre a alterar os limites e a respeitar os semáforos e a arrancar por ele, tendo como pontos negativos o não conseguir lidar obviamente com as rotundas, confundir pelo menos 1 STOP que estava mal virado para a nacional e tentou uma vez parar com um sinal de cedência de prioridade também provavelmente mal virado, sendo que dá para cancelar com o toque no acelerador.
Sem alterar nada nas configurações, tudo o que peço para me fazer em auto-estrada, ajustar velocidade, ali cumpriu.

Não consigo perceber de todo, e já dei todas as voltas possíveis à configuração.
Mais dois ou três pontos soltos desta aprendizagem:
- Tal como a ausência da mão no volante pode cancelar o AP após o aviso ignorado, percebi hoje que o pisar o acelerador para o obrigar a ultrapassar o limite de forma continuada também gera aviso e desengata o AP.
- Mau tempo limita a velocidade no AP, mas apanhou hoje com sol de frente e não notei que tivesse tido influência.
- Não sou o mais cumpridor dos condutores a nível de velocidade máxima mas também não as ultrapasso em muito. Mas ao circular com o carro a cumprir limites é que reparamos em como ninguém tem paciência para os respeitar.

Sinais de final de limitação de velocidade em falta também são chatos qb, uma vez que levam o carro ao engano a circular a 50 em zonas de 90.
- Se o carro utiliza o valor fixo EPA para indicar o range máximo, a projecção para o percurso planeado deve ter uma componente jeitosa do consumo dos últimos km. Saí de Évora com a indicação de chegar a casa com
-8%, mas com bateria mais do que suficiente para chegar sem qualquer preocupação a meu ver já que o carro indicava via Ponte das Lezírias A10 e eu ia forçar via N4. Cancelei carregamento no L'And e foi engraçado ver o carro ir ajustando a previsão do impossível para o
talvez consigas chegar lá com -2% 
:
"Carregamento necessário para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 83 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 87 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 88 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 92 km/h para chegar ao destino"
Circular e aprender os tiques do carro, bom fim de semana!
