Página 81 de 105
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 11:29
por lmlr
Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 11:33
por ICEM4N
lmlr Escreveu:Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?
Acho que é mais ou menos consensual cerca de 50%
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 11:52
por BrunoAlves
E o preço não é muito mais alto que uma bateria de chumbo. Os portes é que podem complicar a coisa, não?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 12:03
por mjr
Sem IVA e sem transporte o preço é semelhante. Mas com IVA e especialmente com o transporte fica muito mais caro...
A bateria de tração vai ficar com o SOC que o deixo sempre ou seja entre 20 e 30%.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 14:01
por Apr
Terias que adicionar ainda um BMS, certo?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 14:17
por mjr
Depende do equilíbrio das cúlulas descarregadas e a 100% de SOC. Tenho um pack de LiFePo4 com 17 células em série sem BMS e as células mantém-se equilibradas como um relógio atómico há 3 anos. A química LiFePO4 é muito mais tolerante a abusos que outras químicas de Lítio, e neste caso só vejo abuso no caso de uma descarga profunda, algo que também danifica os packs de chumbo. Além disso, é uma química segura a nível de possíveis "acidentes" térmicos. Uma BMS iria aumentar muito o custo e teria de ter um circuito de corte com poder para deixar passar muitas dezenas de Amperes, possivelmente até aos 3 dígitos. Eu acho que não vale a pena.
Isto faz-me descair para usar células separadas do que num pack fechado, pois se uma célula se estragar ainda posso aproveitar as outras.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 03 ago 2016, 22:22
por Orlando
Misturar celulas..ui..ui!
Sendo só 4 não prevejo alarido.
Faz em primeiro uma descarga manual até 2,5v (se possível em paralelo), deixa descansar, volta a fazer, deixa descansar, volta a fazer. De seguida carga de 0,1 a 0,3C.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 04 ago 2016, 16:38
por mjr
Vou fazer o habitual, que é carregar a 100% e depois descarregar individualmente até 2,5V, medindo a capacidade de cada uma. Depois colocar as 4 em paralelo durante 24 horas para ficarem equilibradas.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 04 ago 2016, 23:56
por Apr
Vais passar a ter que ver regularmente as tensões de mais uma bateria.... mas olha que eu não tenho melhor sorte com a de origem

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 17 nov 2016, 11:32
por mjr
Hoje é dia de chegar aos 120k km
