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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 out 2013, 00:21
por VETL
Ora pois bem! Ainda há poucas horas eu aqui dizia noutro tópico:
VETL Escreveu:O Leaf não carrega a 100%. O máximo que vi no meu foram 93,4% (normalmente pára entre os 92 e os 93%)...
E não é que a propósito disso me aconteceu hoje uma boa!!!
Então é o seguinte: Hoje esqueci-me de programar o carregamento para 80% e, quando me lembrei que o carro estava ainda estava a carregar, lá vou eu a correr para desligar. Chego lá e o gajo está nos 93,4% de SOC. Penso eu: "Deve estar mesmo a terminar - já agora deixa ver o que é que ele faz, ou até onde é que ele vai...".
A partir daqui fiquei admirado pois ele continuava a carregar (coisa que nunca tinha visto ele fazer com esse SOC).
Bem, vejam
o log desde que cheguei à beira dele e liguei o Leaf Spy até ele desligar o carregamento (só apaguei as coordenadas gps e o VIN). Atentem no que aconteceu ao SOC e à tensão das células.
No cabeçalho do gráfico estiveram sempre 16A e 243V.
E esta hein!!??
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 out 2013, 06:09
por Malm
Eu também costumo ter uns finais de carregamento muito estranhos. O SoC descer e subir e descer é coisa que penso ser normal em final de carregamento, que pôr a refrigeração do carregador e inversor a trabalhar consome mais do que o que ele está a puxar de corrente. O menos antes do valor de tensão deve querer dizer que essa célula está naquele momento a perder tensão, não a ganhar.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 out 2013, 07:11
por VETL
Malm Escreveu:O menos antes do valor de tensão deve querer dizer que essa célula está naquele momento a perder tensão, não a ganhar.
Neste caso, o menos já só aparece quando o carregamento acabou.
Eu não fui ver o que quer dizer o menos. Assumi que ele indicaria as células que terão o shunt activo, ou seja, as que aparecem a vermelho no gráfico do balanceamento.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 out 2013, 07:42
por Malm
Sim, deve ser isso.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 14:47
por VETL
Bem, hoje foi dia de:

- IMG_20131022_134813.jpg (36.78 KiB) Visto 4391 vezes
Tem sido sempre carregar e andar.
Já não tenho feito carregamentos a 100%. Ganhei confiança e só carrego a 80%. Chega perfeitamente.
Só os faço raramente quando prevejo trajectos mais longos.
Continuo com o log LeafSpy ligado e vou tirando os mínimos diários da capacidade da bateria.
É este o panorama:
Há uns tempos registei-me no mynissanleaf.com para tirar dúvidas na utilização do LeafSpy.
Eles esclareceram-me as dúvidas e aceitaram sugestões minhas também. A versão 28.10 que entretanto saíu, entre outras novidades, já mostra a velocidade e a altitude nas medidas europeias como lhes tinha sugerido. Também por sugestão minha, o log vem agora num ficheiro "csv" onde as casas decimais das coordenadas gps são pontos em vez de vírgulas como estava nas versões anteriores. Assim é mais fácil abrir no excel sem a confusão das vírgulas.
Aqui o screenshot sem o gps ligado com as rpm:

- screenshot-1382450694276.png (26.92 KiB) Visto 4391 vezes
E o screenshot com o gps ligado mostrando a velocidade e a altitude em Km/h e metros respectivamente:

- screenshot-1382450879882.png (27.67 KiB) Visto 4391 vezes
Com o decorrer do tempo, também já deu para perceber que o meu pack terá um "patinho feio" - o módulo 32:

- screenshot-1382451003606.png (24.63 KiB) Visto 4391 vezes
Ainda não tive necessidade de fazer grandes descargas mas, quando se proporcionar uma descarga mais profunda, vou verificar se o gajo é mesmo o "patinho feio".
Pelo menos nos carregamentos a 100% e nas verificações do dia-a-dia, este é o que se destaca sempre com a tensão mais baixa.
Entretanto, neste período de tempo recebi também a famosa cartinha da extensão da garantia convidando-me a fazer a P3227.
Liguei para o concessionário para confirmar que já a tinha e que não necessitava de fazer nada, o que me confirmaram pelo telefone.
As melhores notícias que tenho deste período referem-se ao facto de finalmente, depois de muito batalhar, o concessionário me ter disponibilizado o cabo menekes tal como me tinha sido inicialmente prometido. Agora já posso carregar em qualquer mobi.e.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 15:44
por VETL
Ah! Outra coisa:
Ainda tenho que confirmar melhor mas, acho que agora com o LeafSpy, já não é necessário desligar a aplicação antes de desligar o carro.
Pelo menos, já mais que uma vez me esqueci de o fazer e nunca mais ouvi aquele relé.
Mas ainda tenho que confirmar melhor para ter a certeza.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 15:59
por Malm
Pela experiência que tenho no meu, a diferença da 32 para as outras vai ser cada vez maior, à medida que desce o SoC. No meu quando a mais fraquinha atinge 2,75 V o carro para. No entanto, se o deixar estar parado algum tempo ela equilibra qualquer coisa e já dá para fazer mais umas dezenas de metros. Eu arrisco "all in" como a tua limitante é a 32, sendo que no teu ela é claramente dominadora sobre as outras. No meu a 73 é acompanhada muito de perto por outras e substitui-la não traria quase benefício nenhum.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 16:08
por RJSC
Este caso acaba por ser melhor que se tivessem todas degradadas ao mesmo ritmo.
Se a capacidade da bateria não descer o suficiente para ativar a nova garantia, quando for necessário substituir, substituindo um módulo já melhora a situação.
Mas realmente bom era a bateria ser trocada por uma das novas mais resistentes à temperatura. O pior é que até agora essa segunda geração de baterias parece ser só para os Americanos.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 16:45
por VETL
Filipe Escreveu:Obrigado VETL pela informação recolhida pelo SOC Meter que nos permite fazer comparações entre o estado
da bateria, em relação á idade e quilometragem dos elementos do nosso Forum.

Olá Filipe!
Vi que você é proprietário de um Leaf!
Tem por aqui algum diário de bordo?
No seu perfil de utilizador também não existe informação sobre o seu Leaf!
Não quer partilhar estes dados connosco?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 22 out 2013, 17:09
por Malm
Mas o natural é não degradarem ao mesmo ritmo. No meu isso é evidente, até porque é evidente a diferença de temperaturas que se fazem sentir no pack. Uma célula no meio de duas degrada mais que uma célula que só tem uma de um dos lados. Qualquer dia destes identifico cada uma das minhas 66 células no pack e relaciono a carga que têm a 15% de SoC com a sua localização. Estou convencido que o padrão de degradação das minhas não vai variar muito de i-MiEV para i-MiEV.