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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 11 jun 2015, 21:01
por alexmol
Hoje voltei a ligar o Fluence Spy.

O valor de saúde de pack está nos 94%. Fiquei com a pulga atrás da orelha pois lembro-me de estar mais alto quando comecei a descodificar dados.
Fui ver logs antigos e realmente o valor já esteve em 99%.

O valor 94% parece-me muito mais de acordo com a realidade (eu já tinha calculado a saúde do pack pelo teste da tomada em 89%).

Será que na intervenção da troca de motor fizeram mesmo um upgrade de firmware e agora está a calcular melhor ?
Talvez no can-bus haja dados sobre a versão de firmware, tenho que comparar logs actuais com antes da intervenção, esperam-me noitadas de análise de números tipo matrix :D

Vou começar a registar valores num gráfico de longa duração com:
-Saúde do pack lida no can-bus
-Energia restante na bateria com SOC a 100% lida no can-bus
-Teste da tomada

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 13 jun 2015, 05:12
por OCasal
Pelo que se falou aqui no forum sobre as novas químicas de baterias, mais resistentes ao calor e com mais ciclos para se verificar a degradação, sendo que só a Nissan usa a química LMO, é de esperar que nas restantes marcas não se fale em degradação! Certo?

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 13 jun 2015, 19:50
por alexmol
A bateria do Fluence é igual à do Leaf mk1, apenas está arrumada de forma diferente. Mas as células são iguais.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 13 jun 2015, 20:29
por BECOOL
É verdade.
Renault is the only manufacturer to offer a full range of four electric vehicles: Kangoo Z.E., Fluence Z.E. (with AESC* batteries), Twizy and ZOE (with LG Chem batteries).

http://media.renault.com/global/en-gb/r ... iaid=33184


Se bem que os Fluence ZE agora produzidos para a Samsung e vendidos na Coreia do Sul já usem baterias LG.


Imagem

http://insideevs.com/lg-chem-supply-200 ... tery-2016/

Equipped with a 23 kWh Li-ion battery pack from LG Chem, SM3 Z.E. runs up to 182 km (113 miles) in UDDS (Urban Dynamometer Driving Schedule) mode on a single charge.
http://www.greencarcongress.com/2014/09 ... 2-rsm.html

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 16 jun 2015, 08:04
por alexmol
Carga a 100% com o maior valor de autonomia estimada que já vi no CB
Imagem

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 16 jun 2015, 08:58
por Filipe
mjr, ah! that good old time, quando começámos a prescutinar os amigos GID's. :)

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 16 jun 2015, 10:00
por mjr
:D

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 jun 2015, 19:40
por alexmol
Entrada no diário de bordo para relatar a primeira grande aventura em longa distância com o Fluence ZE.

Tratou-se de fazer uma viagem Tavira-Beja com regresso no mesmo dia.

Considerei 3 percursos possíveis, todos a rondar os 145km.
A autonomia prevista pelo computador de bordo tem andado à volta dos 140km pelo que qualquer percurso planeado no GPS do carro acabava sempre com o aviso de "destino inalcançável".

Para a ida, situação mais desfavorável já que Beja está cerca de 300m mais alto que Tavira, optei pelo percurso Tavira-São Brás de Alportel-Beja que inclui a subida ao ponto mais alto da Serra do Caldeirão, 550m, mas que depois desce até cerca dos 300m de altitude e entra nas planuras alentejanas.
De acordo com os vários planeadores de percurso este é o que tem menos acumulado de subidas.

Face à possibilidade de ficar sem bateria pelo caminho optei por sair bem cedo e limitar a velocidade máxima a 50km/h.
A primeira parte do percurso, sempre a subir, assusta pois a autonomia prevista pelo computador de bordo vai diminuindo de forma mais rápida que o esperado, mas quando começam as descidas e planície a coisa começa a compor-se e a 2/3 da viagem a autonomia prevista começa a assegurar que chegamos ao destino.
A primeira parte, subida e descida da serra, faz-se bem a menos de 50km/h, mas quando começam as planícies alentejanas ir com o cruise control a 50km/h parece que nunca mais lá chegamos, e de vez em quando há uns stressados que não podem ir 1 minuto a 50km/h numa zona de traço contínuo sem começar a apitar :shock: apito de volta e sorrio :D

Cheguei a Beja com 18% de SOC e uma média de 8,9kWh/100km. Percorridos 142km a autonomia prevista pelo CB ainda estava em 28km. Correu melhor do que estava à espera :D

No destino coloquei o carro à carga a 10A, a ventilação ligou logo e assim ficou o resto do dia. Estiveram 38 graus :oops:
Interrupção na carga para mostrar o bólido a familiares e confirmar que o posto mobi.E das piscinas cobertas ainda funciona.

Depois de jantar, quando a carga chegou a 100% iniciei a viagem de regresso. Como tinha corrido bem para cima, e em teoria para baixo é mais fácil, escolhi o percurso por Mértola.
Durante o primeiro terço da viagem aconteceu algo estranho, a energia restante na bateria, lida pelo Fluence Spy, e o SOC no painel estavam a baixar mais rapidamente do que deviam. Talvez a carga dos 20 aos 100% com o calor de Beja não tenha sido realmente completa (não tinha o medidor de energia para confirmar se carregou mesmo 80%), talvez por temperatura alta o BMS tenha limitado a carga.
Ainda durante a planície a autonomia prevista já dizia que não conseguiria chegar ao destino e fiquei um pouco preocupado. Tanto que liguei a um amigo em V.R.S.A. para saber se podia lá para para uma carga de emergência.
Mas afinal não foi preciso, a partir dos 75% de SOC para baixo o comportamento foi normal e chegado ao Algarve até aumentei a velocidade para 70km/h chegando a casa com 16% de SOC.

Irei repetir a viagem mais vezes, e esta servirá de referência.
Os 50km/h na planície são aborrecidos e acho que da próxima irei a 70 ou mais nessas zonas.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 jun 2015, 20:01
por meira78
Grande testemunho e experiência vivida. Parabéns.

Em teoria terias autonomia para cerca de 170 kms. Mas o melhor é acelerar um pouco na planície para velocidades mais naturais.

Um PCR em Ourique ou Mértola vinha a calhar...

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 21 jun 2015, 22:55
por alexmol
MRider Escreveu:No caso dele não pode fazer carga rápida.
Já imaginei uma forma de fazer carga rápida para os VE's que não têm essa funcionalidade :shock:

Se já houvesse uma rede de PCR's a sério era "menino" para ir para a frente com a maluquisse que imaginei...

Aposto que alguns de vocês já pensaram em coisas parecidas... :D