Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 07 nov 2015, 13:00

Malm Escreveu:Aqui com o meu i-MiEV não tenho tido preocupações com a amplitude das cargas e das descargas, é sempre a carregar o que ele quer e descarrego com frequência até aos 20%. Faço o mínimo de carregamentos possíveis. Já com a temperatura tenho extremo cuidado. Não as deixar passar dos 25 ºC, valor que só é ultrapassado esporadicamente. Sou dos poucos, com este modelo, que procura apresentar os valores de capacidade restante da bateria, que tenho de pedir na altura da revisão anual. Dado ter tido um decréscimo pequeno da capacidade entre março de 2014 (36,4 Ah) e junho de 2015 (35 Ah), com estas opções, tenho vindo a manter o mesmo tipo de atitude. Tudo indica, pelo facto de continuar a poder chegar aos 0,0% de SoC e fazer a mesma distância com uma barra, comparativamente a junho, que a capacidade em março de 2016, altura em qua acaba a garantia, se vai situar nos 34 Ah.
Obrigado pela partilha da tua experiência Malm! ;) Como já referi, estou convencido que, embora de uma forma redutora e simplista, se controlarmos bem a temperatura da bateria, estaremos a contribuir significativamente para a preservação da mesma já que, ela é um dos efeito mais facilmente mensurável, em tempo real, da interação dos fatores que conduzem à sua degradação.
Bem Haja :)

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 07 nov 2015, 14:53

Malm Escreveu:Aqui com o meu i-MiEV não tenho tido preocupações com a amplitude das cargas e das descargas, é sempre a carregar o que ele quer e descarrego com frequência até aos 20%. Faço o mínimo de carregamentos possíveis...
Eu não faria nada assim.
Pelo contrário.
Se eu fizesse 20 ou 30 km por dia, todos os dias repunha a energia necessária para esse trajeto. E se pudesse, repunha também a meio. Quanto mais carregamentos de pouca amplitude, melhor.
Não necessitaria de mais do que 40 ou 50% de SOC e seria por ali que andaria sempre.

Manias...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 07 nov 2015, 16:36

Os postos efacec fazem esse controlo por mim. Raramente vou aos 100% a não ser que me desloque lá uma 2º vez para continuar a carga. ;)

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 07 nov 2015, 18:42

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Aqui com o meu i-MiEV não tenho tido preocupações com a amplitude das cargas e das descargas, é sempre a carregar o que ele quer e descarrego com frequência até aos 20%. Faço o mínimo de carregamentos possíveis...
Eu não faria nada assim.
Pelo contrário.
Se eu fizesse 20 ou 30 km por dia, todos os dias repunha a energia necessária para esse trajeto. E se pudesse, repunha também a meio. Quanto mais carregamentos de pouca amplitude, melhor.
Não necessitaria de mais do que 40 ou 50% de SOC e seria por ali que andaria sempre.

Manias...
Sim, como alguém me disse uma vez, quanto mais vezes urinares por dia, menos de cada vez, melhor vai chegar a tua bexiga à velhice (mas também não é certo que lá chegue). Só que por vezes não é muito prático estar a fazer esse procedimento várias vezes. Por vezes até terá de se pagar para o fazer. Ou seja, manter a bexiga cheia só até 60% pode ser um pouco mais complicado, dependendo da vida de cada um. Quando opto por cargas mais amplas, é porque, para as condições de vida que tenho, acaba por ser a forma mais prática, sendo que registando valores de degradação na ordem do 1 Ah/ano, para mim está ótimo. Os últimos valores para isso apontam, esperemos que assim continuem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ogadiv
Proprietário Leaf
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Mensagem por ogadiv » 07 nov 2015, 19:50

Eu no Leaf Spy não consigo visualizar a valor da pressão dos pneus, alguma configuração no leaf spy?

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 07 nov 2015, 20:43

ogadiv Escreveu:Eu no Leaf Spy não consigo visualizar a valor da pressão dos pneus, alguma configuração no leaf spy?
Nem eu...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 07 nov 2015, 21:15

Malm Escreveu:Sim, como alguém me disse uma vez, quanto mais vezes urinares por dia, menos de cada vez, melhor vai chegar a tua bexiga à velhice (mas também não é certo que lá chegue). Só que por vezes não é muito prático estar a fazer esse procedimento várias vezes. Por vezes até terá de se pagar para o fazer. Ou seja, manter a bexiga cheia só até 60% pode ser um pouco mais complicado, dependendo da vida de cada um. Quando opto por cargas mais amplas, é porque, para as condições de vida que tenho, acaba por ser a forma mais prática...
Bem verdade.
Eu na prática também acabo por ser comodista e faço igual.
Já dizia o velho ditado: "Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço..."
:lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 07 nov 2015, 22:56

ogadiv Escreveu:Eu no Leaf Spy não consigo visualizar a valor da pressão dos pneus, alguma configuração no leaf spy?
Eu não fiz nenhuma configuração especial no LS... De imediato me apareceram os valores dos sensores. Contudo, o manual fala em duas configurações, ou algoritmos de medição possíveis...tenta, quem sabe consegues?!
Aí vai o manual do Laef Spy pro em pdf..
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... %20iOS.pdf

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 16 nov 2015, 14:33

E ontem foi dia de chegar aos 10000 Kms!;-) 2 meses e meio de condução...
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .32.58.png

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 16 nov 2015, 15:52

Isso a andar assim ainda explode :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”