
DB Black Power - mafgod
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Re: DB Black Power - mafgod
Para um carro sem refrigeração de baterias, não acho que tenha atingido temperaturas assim tão elevadas, com uma CR pelo meio e mais 200km após a carga.
Após a CR e mais 200km, a temperatura da bateria até baixou ligeiramente.
O que me surpreendeu e pela positiva, foi durante a noite ter baixado imenso a temperatura da bateria (igual à temperatura exterior) e estando mesmo assim a carregar a 16A.
Após a CR e mais 200km, a temperatura da bateria até baixou ligeiramente.
O que me surpreendeu e pela positiva, foi durante a noite ter baixado imenso a temperatura da bateria (igual à temperatura exterior) e estando mesmo assim a carregar a 16A.
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Re: DB Black Power - mafgod
Na garagem as contas que faço é a temperatura do pack baixa 1 grau por hora.. na rua deve baixar bem mais.. se tiver a aapanahr vento mais ainda 

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Re: DB Black Power - mafgod
Sim, carregou na rua e a noite esteve bem frequinha.
Os carros estavam todos molhados, cheios de orvalho.
Contudo, a bateria esteve umas 10h a carregar a 16A....
Seja como for, não vi até agora necessidade de refrigeração das baterias.
Os carros estavam todos molhados, cheios de orvalho.
Contudo, a bateria esteve umas 10h a carregar a 16A....
Seja como for, não vi até agora necessidade de refrigeração das baterias.
Re: DB Black Power - mafgod
Carregar a 16A aquece significativamente as baterias? Eu pelo menos quando carrego o meu nos postos públicos tanto a 16A como a 30A não noto grande aquecimento, mas também não costumo fazer cargas tão demoradas.
De qualquer forma, bom relato. Impressionantes médias. Foi tudo por nacionais? E quanto ao modo de condução, foi com D ou B, com eco ou sem eco ou com e-pedal?
De qualquer forma, bom relato. Impressionantes médias. Foi tudo por nacionais? E quanto ao modo de condução, foi com D ou B, com eco ou sem eco ou com e-pedal?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: DB Black Power - mafgod
Em viagem, evito sempre que possivel, estradas com portagens ou com custos para o utilizador (prefiro perder tempo e poupar uns trocos para outras coisas).
Assim, foi tudo em nacionais, IPs e troços sem custos para o utilizador.
Uso sempre o modo B e ECO.
No Leaf40 nunca reparei, mas no meu Leaf24, com 7 barras, nestes dias quentes, quando o coloco à carga a 16A de manhã, acabando pelas 11, ao fim de 3h já aumentou uma barra de temperatura e mantem-se até ao fim do dia parado e quando chego a casa.
Parado está sempre em garagem.
Assim, foi tudo em nacionais, IPs e troços sem custos para o utilizador.
Uso sempre o modo B e ECO.
No Leaf40 nunca reparei, mas no meu Leaf24, com 7 barras, nestes dias quentes, quando o coloco à carga a 16A de manhã, acabando pelas 11, ao fim de 3h já aumentou uma barra de temperatura e mantem-se até ao fim do dia parado e quando chego a casa.
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Re: DB Black Power - mafgod
A 16A nem cocegas faz à temperatura das baterias. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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Re: DB Black Power - mafgod
Eis que finalmente recebi a fatura da EDP mobilidade elétrica (CEME) para os PCRs que usei neste verão.
Assim e com os 20% desconto do CEME:
EVR-00011 => 26:31 = 13,491kWh => 2,16€ + 1,35€ = 3,51€+ IVA = 4,32€
CBR-00010 => 36:32 = 19,529kWh => 3,28€ + 3,05€ = 7,1511€+ IVA = 7,79€
CBR-00010 => 29:31 = 13,652kWh => 2,29€ + 2,13€ = 4,9969€+ IVA = 5,44€
Falta o IEC, 46,672kWh x 0,001 = 0,05€ + IVA = 0,06€
Resumindo,uma fortuna
Por curiosidade, deu uma média de 0,377€/kWh (~0,306€/kWh + IVA), pouco mais de três vezes mais que em vazio em casa, ou cerca do dobro em não vazio em casa.
Agora o caricato é, depois de cada carregamento tirei uma foto e os dados são ligeiramente diferentes:
EVR-00011 => 26:18 = 13,49kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 36:19 = 19,53kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 29:46 = 13,34kWh (contaram menos 15s e menos 312Wh, ou seja, menos 0,06€ deu para compensar o IEC
)
Assim e com os 20% desconto do CEME:
EVR-00011 => 26:31 = 13,491kWh => 2,16€ + 1,35€ = 3,51€+ IVA = 4,32€
CBR-00010 => 36:32 = 19,529kWh => 3,28€ + 3,05€ = 7,1511€+ IVA = 7,79€
CBR-00010 => 29:31 = 13,652kWh => 2,29€ + 2,13€ = 4,9969€+ IVA = 5,44€
Falta o IEC, 46,672kWh x 0,001 = 0,05€ + IVA = 0,06€
Resumindo,uma fortuna

Por curiosidade, deu uma média de 0,377€/kWh (~0,306€/kWh + IVA), pouco mais de três vezes mais que em vazio em casa, ou cerca do dobro em não vazio em casa.
Agora o caricato é, depois de cada carregamento tirei uma foto e os dados são ligeiramente diferentes:
EVR-00011 => 26:18 = 13,49kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 36:19 = 19,53kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 29:46 = 13,34kWh (contaram menos 15s e menos 312Wh, ou seja, menos 0,06€ deu para compensar o IEC

- Filipe
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Re: DB Black Power - mafgod
Esses desfasamentos devem ser devido aos diferentes fusos horários 

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Re: DB Black Power - mafgod
Mais um passeio grande 
Casa/Elvas/Casa no mesmo dia, quase 485km e duas cargas rápidas.
IDA
Saímos de casa a 100% pelas 07h25, estamos a uns 220km o que daria para fazer tudo de seguida.
Como atualmente há aínda apenas uma PCN em Elvas, seriam precisas umas 6h de carregamento.
Sendo uma visita aos familiares, é preciso o carro para andar de um lado para o outro.
A alternativa, hoje, é ir dar um saltinho a Évora ao PCR.
GOM=237km
SOC=100% (97,9%) - 452GIDs
T=19,0ºC - 19,6ºC - 20,2ºC (TA=17,5ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,36%
Chegada a Évora pela 09h43:
GOM=93Km (Feitos 145,8km)
Média 65Km/h (13,8kWh/100km)
SOC=38% (44,5%) - 206GIDs
T= 22,5ºC - 24,2ºC - 25,1ºC (TA= 14ºC)
Carregou cerca de 35m até:
SOC=89,8% - 415GIDs
T= 32,4ºC - 34,9ºC - 36,2ºC (TA=17,5ºC)
Segundo o PCR:
Tempo= 34:22
Energia= 17,95kWh
Bateria= 90%
Chegada a Elvas pela 11h32:
SOC=56% (59,9%) - 276GIDs
Média 66Km/h (13,6kWh/100km)
T= 30,3ºC - 33,6ºC - 35,8ºC (TA=15ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,53%
REGRESSO
Depois de termos feitos uns 21km pela cidade, regressamos pelo mesmo caminho pelas 16h28 tendo chegado a Évora pelas 17h47.
Chegamos a Évora, pouco tempo depois de ter entrado na reserva.
GOM= 16km (Feitos 85,5Km apenas no troço e 106km desde chegada a Elvas)
Média troço: 64km/h (14,3kWh/100km)
SOC=7% (16,5%) - 76GIDs
T=25ºC - 28,1ºC - 30,4ºC (TA=14,5ºC)
Estivemos quase 20min à espera porque, estava um Leaf40 a carregar no posto.... o posto indicava 5min despois de chegarmos:
34:16 - 6,30kWh e 97% !!!
Cinco minutos depois, 39:11 - 6,65kWh - 98% !!!
O dono ausente, veio pouco depois tirar o carro e por mais à fretne enquanto voltou para a casa que fica frente ao posto do outro lado da estrada!
WTF!!! Enfim!
Coloquei o meu a carga e, ao fim de quase 32min, segundo o PCR:
Tempo= 31:57
Energia= 22,15kWh
Bateria= 77%
Segundo o LeafSpy:
SOC= 76,5% (353GIDs)
T= 41,0ºC - 45,0ºC - 47,3ºC (TA=16ºC)
No regresso ainda paramos no IKEA para uma breve refeição onde carregou, 4,764kWh.
Chegamos com 144GIDs (SOC 31,3%)
Chegamos a casa pelas 21:49 com:
GOM=54km (Feitos 234,8km no regresso e 484,7km no total)
Média troço: 60km/h (13,8kWh/00km)
Média total: 59km/h (13,7kWh/100km)
SOC=21% (142GIDs)
T=30,7ºC - 35,8ºC - 39,8ºC (TA=11ºC)
AHr=104,53
SOH=90,55%
Hx=110,65%
Em resumo:
Carreguei: 17,95 + 22,15 + 4,764 = 44,86kWh
Saí de casa com 100% (452GIDs) e cheguei com 21% (142GIDs).
Usei o cartão eVaz, quando receber a conta atualizo o post

Casa/Elvas/Casa no mesmo dia, quase 485km e duas cargas rápidas.
IDA
Saímos de casa a 100% pelas 07h25, estamos a uns 220km o que daria para fazer tudo de seguida.
Como atualmente há aínda apenas uma PCN em Elvas, seriam precisas umas 6h de carregamento.
Sendo uma visita aos familiares, é preciso o carro para andar de um lado para o outro.
A alternativa, hoje, é ir dar um saltinho a Évora ao PCR.
GOM=237km
SOC=100% (97,9%) - 452GIDs
T=19,0ºC - 19,6ºC - 20,2ºC (TA=17,5ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,36%
Chegada a Évora pela 09h43:
GOM=93Km (Feitos 145,8km)
Média 65Km/h (13,8kWh/100km)
SOC=38% (44,5%) - 206GIDs
T= 22,5ºC - 24,2ºC - 25,1ºC (TA= 14ºC)
Carregou cerca de 35m até:
SOC=89,8% - 415GIDs
T= 32,4ºC - 34,9ºC - 36,2ºC (TA=17,5ºC)
Segundo o PCR:
Tempo= 34:22
Energia= 17,95kWh
Bateria= 90%
Chegada a Elvas pela 11h32:
SOC=56% (59,9%) - 276GIDs
Média 66Km/h (13,6kWh/100km)
T= 30,3ºC - 33,6ºC - 35,8ºC (TA=15ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,53%
REGRESSO
Depois de termos feitos uns 21km pela cidade, regressamos pelo mesmo caminho pelas 16h28 tendo chegado a Évora pelas 17h47.
Chegamos a Évora, pouco tempo depois de ter entrado na reserva.
GOM= 16km (Feitos 85,5Km apenas no troço e 106km desde chegada a Elvas)
Média troço: 64km/h (14,3kWh/100km)
SOC=7% (16,5%) - 76GIDs
T=25ºC - 28,1ºC - 30,4ºC (TA=14,5ºC)
Estivemos quase 20min à espera porque, estava um Leaf40 a carregar no posto.... o posto indicava 5min despois de chegarmos:
34:16 - 6,30kWh e 97% !!!
Cinco minutos depois, 39:11 - 6,65kWh - 98% !!!
O dono ausente, veio pouco depois tirar o carro e por mais à fretne enquanto voltou para a casa que fica frente ao posto do outro lado da estrada!
WTF!!! Enfim!
Coloquei o meu a carga e, ao fim de quase 32min, segundo o PCR:
Tempo= 31:57
Energia= 22,15kWh
Bateria= 77%
Segundo o LeafSpy:
SOC= 76,5% (353GIDs)
T= 41,0ºC - 45,0ºC - 47,3ºC (TA=16ºC)
No regresso ainda paramos no IKEA para uma breve refeição onde carregou, 4,764kWh.
Chegamos com 144GIDs (SOC 31,3%)
Chegamos a casa pelas 21:49 com:
GOM=54km (Feitos 234,8km no regresso e 484,7km no total)
Média troço: 60km/h (13,8kWh/00km)
Média total: 59km/h (13,7kWh/100km)
SOC=21% (142GIDs)
T=30,7ºC - 35,8ºC - 39,8ºC (TA=11ºC)
AHr=104,53
SOH=90,55%
Hx=110,65%
Em resumo:
Carreguei: 17,95 + 22,15 + 4,764 = 44,86kWh
Saí de casa com 100% (452GIDs) e cheguei com 21% (142GIDs).
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Re: DB Black Power - mafgod
Bom relato.
Foste por nacional ou autoestrada? Qual foi a velocidade, mais ou menos, durante a viagem? De qualquer forma as médias foram boas.
Edit: Agora por acaso reparei que comentaste acima que evitas estradas com portagens, por isso deduzo que neste caso tenha sido igual.
Foste por nacional ou autoestrada? Qual foi a velocidade, mais ou menos, durante a viagem? De qualquer forma as médias foram boas.

Edit: Agora por acaso reparei que comentaste acima que evitas estradas com portagens, por isso deduzo que neste caso tenha sido igual.
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