Estudo revela tendências internacionais

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Estudo revela tendências internacionais

Mensagem por JAbrizida » 25 nov 2011, 18:33

25-11-2011
Um estudo da certificadora alemã TÜV Rheinland revelou recentemente que há uma maior tendência do mercado mundial para a utilização de carros eléctricos, em particular na Índia e na China, refere o portal LusoMotores.

Este estudo apresenta-se como o primeiro a nível internacional sobre a questão da electromobilidade. Para tal, foram entrevistados condutores de automóveis de 12 mercados-chave em todo o mundo: China, Dinamarca, Alemanha, França, Índia, Israel, Itália, Japão, Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.

As conclusões mostram que "o mercado dos veículos eléctricos está a ter cada vez mais receptividade em todo o mundo", sendo que 92% dos indianos, 88% dos chineses e 85% dos italianos afirmaram que estão dispostos a comprar um carro eléctrico nos próximos cinco anos. Esta vontade é menos expressiva entre os alemães (57%) e os norte-americanos.

Os resultados do estudo indicam que praticamente todos os condutores indianos e chineses têm a intenção de optar por um carro eléctrico nos próximos cinco anos. "Isto vai mudar completamente as condições de mercado", explicou o vice-presidente Executivo de Mobilidade da TÜV Rheinland, Thomas Aubel.

As diferenças interculturais revelam dados interessantes, afirma o Lusomotores. Os especialistas da TÜV Rheinland identificaram que "os entrevistados na Alemanha, França e os EUA preferem comprar um carro eléctrico como um segundo carro, nos próximos cinco anos, enquanto, nos outros nove países, a tendência é comprá-lo como carro principal".

Quanto aos fabricantes de automóveis que mais estão relacionados com a electromobilidade, a Toyota ocupou o primeiro lugar, seguindo-se a Honda, Volkswagen, Nissan, Ford, Renault, Peugeot, Audi, BMW e Opel.

As conclusões do relatório apontam que "a maioria global defende uma ajuda governamental inicial para apoiar a introdução aos carros eléctricos", sendo que a opção mais vantajosa, na opinião dos inquiridos, é o "desconto sobre o preço de compra". A atribuição de subsídios para fabricantes de automóveis e créditos fiscais foram menos populares.

Ficou igualmente claro que as pessoas em todo o mundo defendem a geração de electricidade de fontes renováveis. Aqui, Itália assume a liderança com 95%, seguido pela Índia, Portugal, China, Espanha, Israel, França, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Japão e EUA.

Os alemães, franceses e chineses citaram a oferta limitada de veículos eléctricos como o principal aspecto que os impedem de comprar um. "Para os japoneses, americanos, dinamarqueses, portugueses, israelitas, espanhóis e italianos, o preço de compra elevado é o maior obstáculo". Os britânicos e os indianos criticam a limitada disponibilidade de estações de carregamento. Apenas os indianos são receosos na hora de comprar um carro eléctrico, devido a preocupações adicionais sobre segurança.

"Este estudo foi importante para que nos apercebêssemos da importância atribuída a este mercado a nível mundial. Com esta investigação ficámos a perceber as lacunas existentes e também quais os países que deverão apostar em carros eléctricos nos próximos anos e aqueles que têm uma maior preocupação ambiental", referiu a TÜV Rheinland.
"in MOBI.E"

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”