
Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Diário de Bordo cromero
A primeira saída de LEAF, para não apanhar nenhum susto, foi de 57kms. Umas voltas no Porto e jantar comemorativo em Vila Chã, vila piscatória a cerca de vinte quilómetros da Invicta. Resolvi conduzir em modo B sem Eco, e o resultado não me pareceu mau para mim, que estou a dar os primeiros passos neste novo mundo. Saí do stand da Entreposto com 96% de SOC e terminei a jornada, já depois das onze da noite, com 58%. Não sei se esta marca é vergonhosa, mas brilhante não será de certeza, porque de regresso a casa, depois de me conter no pedal do acelerador e não passar dos 80, circulei na A28 durante meia dúzia de quilómetros bem acima dos 100 e alguns minutos acima dos 140…
Programei o carregamento a 80 por cento a partir das quatro da manhã, e hoje, quando fui verificar se tudo tinha corrido conforme programado, deparei com o seguinte quadro: 79% SOC, 113 de autonomia estimada e 4,69 kwh carregados na wallbox, o que, à tarifa económica, dá um custo energético de 45 cêntimos.
Programei o carregamento a 80 por cento a partir das quatro da manhã, e hoje, quando fui verificar se tudo tinha corrido conforme programado, deparei com o seguinte quadro: 79% SOC, 113 de autonomia estimada e 4,69 kwh carregados na wallbox, o que, à tarifa económica, dá um custo energético de 45 cêntimos.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cromero
Parabéns pelo DB!
Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo.
Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo.

Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
É o que tenciono fazer. Estou à espera do cabo da Nissan, mas não sei o que significa Modo 3... O que é isso?mjr Escreveu:Parabéns pelo DB!
Parece-me muito bom, especialmente tendo em conta os inevitáveis testes de performance de carro novo.![]()
Os 113 de autonomia estimada são um valor relativamente baixo, devido à vinda ter sido a velocidades mais elevadas. Aproveita enquanto podes os postos públicos gratuitos.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Não tenciono fazer isso muitas vezes, mas ontem foi irresistível...rdias Escreveu:Parabéns.... Quando é novo pisa-se sempre mais....
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Pode ser que eu convença uns amigos a entrarem nesta aventura...mrr Escreveu:Parabéns. Fico contente por ver cada vez mais VE na zona Norte...
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
Parabéns pelo DB.
Recomendo a aquisição do ELM327 e do LeafSpy para acompanhar as entranhas que a Nissan esconde.
Recomendo a aquisição do ELM327 e do LeafSpy para acompanhar as entranhas que a Nissan esconde.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
E fotos?
Onde estão as fotos?
Onde estão as fotos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cromero
Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.
Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.
Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.
http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.
Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.
http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Obrigado, mjrmjr Escreveu:Modo 3 é carregar o carro com um EVSE externo, com um cabo a ligar o carro ao EVSE externo. Na prática é realizado utilizando um cabo Mennekes do lado do EVSE externo e J1772 do lado do carro.
Modo 2 é utilizar um cabo com EVSE incorporado e ligar a uma tomada. Esse é o que muitos chamam o "carregador" que vem com o carro, e que dá para ligar a uma tomada convencional.
Modo 1 não é permitido para carros, e consiste em ligar diretamente o carregador do carro a uma tomada, sem EVSE pelo meio.
http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196#Mode_3
A Nissan, e as outras marcas com electricos, faziam bem em contratar uma assessoria com a malta mais activa e informada do fórum. Deixavam de fazer figuras tristes e ajudavam os novos entusiastas dos VE a entrarem mais rapidamente no espírito da coisa... e a perceberem o produto que adquiriram.
