Olá!
Tenho duas (para já) dúvidas:
1 - O VSP é legalmente obrigatório estar ligado?
2 - Estes motores têm comportamentos diferentes como os CI, dependendo de estarem "quentes" ou "frios", como num arranque de manhã, etc?
Obrigado.

VSP obrigatório ligado?
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Re: VSP obrigatório ligado?
1-
Duvido que haja uma lei que defina o ruido minimo que um veiculo habilitado a andar na estrada tenha que ter, senão esses sons também deviam ser implementados nas bicicletas (que podem legalmente andar na estrada). E só é totalmente silencioso a muito baixas velocidade. Acho que é mais um mito que um problema - https://en.wikipedia.org/wiki/Electric_ ... ing_sounds
Em todo o caso ele existe e está sempre ligado, apesar de dar para o desligar.
2-
Não. A quase totalidade da energia gasta pelo motor é mesmo usada para movimento. Pode haver uma temperatura ideal de funcionamento do motor elétrico mas não parece ser significativa.
Duvido que haja uma lei que defina o ruido minimo que um veiculo habilitado a andar na estrada tenha que ter, senão esses sons também deviam ser implementados nas bicicletas (que podem legalmente andar na estrada). E só é totalmente silencioso a muito baixas velocidade. Acho que é mais um mito que um problema - https://en.wikipedia.org/wiki/Electric_ ... ing_sounds
Em todo o caso ele existe e está sempre ligado, apesar de dar para o desligar.
2-
Não. A quase totalidade da energia gasta pelo motor é mesmo usada para movimento. Pode haver uma temperatura ideal de funcionamento do motor elétrico mas não parece ser significativa.
- mjr
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Re: VSP obrigatório ligado?
Claro que os motores elétricos também têm uma gama ideal de temperatura de funcionamento. A questão é que essa gama é bastante maior que num CI. Se bem sei os Teslas limitam a potência quando o motor aquece demasiado... Temperaturas muito baixas devem também aumentar o atrito, mas a uma escala muito menor que num CI pois as áreas de atrito num motor elétrico são quase nulas quando comparadas com um CI...
No caso do Leaf o sobre-aquecimento não é relevante, pois o motor tem uma potência relativamente baixa e por isso perdas reduzidas. Podemos dizer que a variação de eficiência do motor ao longo da gama de temperaturas ambientes possíveis é reduzida.
No caso do Leaf o sobre-aquecimento não é relevante, pois o motor tem uma potência relativamente baixa e por isso perdas reduzidas. Podemos dizer que a variação de eficiência do motor ao longo da gama de temperaturas ambientes possíveis é reduzida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: VSP obrigatório ligado?
Obrigadérrimo pelas informações. 
