
Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Esta é provavelmente a melhor notícia em relação a baterias dos últimos anos.
A bateria da SolidEnergy com densidade energética de 1.200 Wh/L e 400 Wh/kg chega ao mercado já em Novembro.
[img]http://www.solidenergysystems.com/wp-co ... ion123.jpg[/img]
Primeiro será usada em drones em Novembro, depois em telemóveis no início de 2017 e finalmente em 2018 estará disponível para carros eléctricos.
Daqui a uns meses já a poderemos ter num telemóvel e ver como se porta diariamente.
Comparação de uma célula de 2 Ah da SolidEnergy com a bateria de 1.810 mAh de um iPhone 6. A bateria do iPhone 6 até é das que tem maior densidade energética, são 250 Wh/kg e 575 Wh/L.
[img]http://www.solidenergysystems.com/wp-co ... yImage.png[/img]
Para terem uma ideia do que isto significa, com esta tecnologia é possível num Leaf:
Bateria com o mesmo peso mas menor volume: 59,62 kWh e 49,68 L
Bateria com o mesmo volume mas maior peso: 88,58 kWh e 221,45 kg
Esta não é uma notícia da treta como as que já estamos habituados em relação a futuros produtos. Isto é mesmo revolucionário, era interessante ver isto produzido em larga escala na Gigafactory da Tesla.
http://pushevs.com/2016/08/18/revolutio ... s-november
A bateria da SolidEnergy com densidade energética de 1.200 Wh/L e 400 Wh/kg chega ao mercado já em Novembro.
[img]http://www.solidenergysystems.com/wp-co ... ion123.jpg[/img]
Primeiro será usada em drones em Novembro, depois em telemóveis no início de 2017 e finalmente em 2018 estará disponível para carros eléctricos.
Daqui a uns meses já a poderemos ter num telemóvel e ver como se porta diariamente.
Comparação de uma célula de 2 Ah da SolidEnergy com a bateria de 1.810 mAh de um iPhone 6. A bateria do iPhone 6 até é das que tem maior densidade energética, são 250 Wh/kg e 575 Wh/L.
[img]http://www.solidenergysystems.com/wp-co ... yImage.png[/img]
Para terem uma ideia do que isto significa, com esta tecnologia é possível num Leaf:
Bateria com o mesmo peso mas menor volume: 59,62 kWh e 49,68 L
Bateria com o mesmo volume mas maior peso: 88,58 kWh e 221,45 kg
Esta não é uma notícia da treta como as que já estamos habituados em relação a futuros produtos. Isto é mesmo revolucionário, era interessante ver isto produzido em larga escala na Gigafactory da Tesla.
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- mjr
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Muito interessante, obrigado pela partilha e parabéns pelo site!
Por começar a ser usada em drones, também significa que além de ter uma excelente densidade energética também terá uma boa densidade potência correto? Vão começar por esse mercado pois também é claramente o que mais beneficia do brutal aumento de densidade energética e que está disposto a pagar um custo mais elevado nesta fase inicial. Suponho que a médio prazo o preço possa baixar dos 200€/kW.h, certo?
Por começar a ser usada em drones, também significa que além de ter uma excelente densidade energética também terá uma boa densidade potência correto? Vão começar por esse mercado pois também é claramente o que mais beneficia do brutal aumento de densidade energética e que está disposto a pagar um custo mais elevado nesta fase inicial. Suponho que a médio prazo o preço possa baixar dos 200€/kW.h, certo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- pemifer
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Excelentes noticias!
Dentro do esperado, em termos de evolução tecnológica, mas completamente inesperado em termos de disponibilidade.
A ser assim dentro de 2 anos podemos eventualmente duplicar a autonomia dos "velhinhos" Leaf (e outros)...
Acho que este tipo de evolução acabará por acabar (
) com os ICE...
Dentro do esperado, em termos de evolução tecnológica, mas completamente inesperado em termos de disponibilidade.
A ser assim dentro de 2 anos podemos eventualmente duplicar a autonomia dos "velhinhos" Leaf (e outros)...
Acho que este tipo de evolução acabará por acabar (

- Filipe
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Estão a dar luta, mas acabar, acabam. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Excelentes notícias! Venha daí a massificação e baixa de preços abaixo dos $100.00 USD por kWh. Sim é possível. Vejam o vídeo
- Filipe
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Destas " Disruption " é que eu gosto 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
mjr Escreveu:Muito interessante, obrigado pela partilha e parabéns pelo site!
Por começar a ser usada em drones, também significa que além de ter uma excelente densidade energética também terá uma boa densidade potência correto? Vão começar por esse mercado pois também é claramente o que mais beneficia do brutal aumento de densidade energética e que está disposto a pagar um custo mais elevado nesta fase inicial. Suponho que a médio prazo o preço possa baixar dos 200€/kW.h, certo?
Obrigado mjr.
Sim, é verdade os drones precisam de uma potência energética bastante elevada.
O custo por kWh não será mais elevado que de outras baterias, antes pelo contrário, com o aumento da densidade energética a mesma matéria prima armazena mais energia, logo o custo por kWh será mais baixo.
A história da SolidEnergy é muito interessante, recomendo a leitura do artigo da MIT News.
http://news.mit.edu/2016/lithium-metal- ... onics-0817
Eles começaram nas instalações da famosa A123 Systems e apesar da bateria ter uma tecnologia revolucionária, o processo de fabrico não muda muito, pois foram usadas as mesmas máquinas que a A123 Systems já usava para produzir as suas células LiFePO4.
Já sigo a SolidEnergy há algum tempo, sei que isto é real e estava eufórico enquanto escrevia o artigo nem sabia por onde começar. Espero que o Elon Musk não deixe isto cair nas mãos de algum magnata do petróleo.
Em 2014 a célula testada atingiu os 1.337 Wh/L, agora anunciar a comercialização de "apenas" 1.200 Wh/L deve significar que desde essa altura a SolidEnergy prescindiu de alguma densidade energética para melhorar outros parâmetros como os ciclos de carga/descarga, custo, potência ou segurança.
https://www.dropbox.com/s/4zpjcbmewqyxc ... 4.pdf?dl=0
Para além da SolidEnergy há mais duas ou três empresas prestes a anunciar algo semelhante, por isso acredito que agora vai ser difícil travar o desenvolvimento de baterias melhores.
- pmcbf
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Ciclos de carga / descarga e forma de carga são as informações que faltam.
Claramente é por isso que começam nos Drones, telemóveis e só depois VE, julgo que ainda falta algum desenvolvimento.
Não estarão já a dar por realizado algo que ainda estão a procura de como fazer ?
Claramente é por isso que começam nos Drones, telemóveis e só depois VE, julgo que ainda falta algum desenvolvimento.
Não estarão já a dar por realizado algo que ainda estão a procura de como fazer ?
- mjr
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Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
O investimento na escala entre drones e telemóveis e depois VE é de pelo menos uma ordem de magnitude entre eles, mais certamente para VEs. Faz sentido esta abordagem inicial por vários prismas, até porque o perfil de consumo é muito exigente nos drones, menos nos telemóveis e ainda menos nos VEs (cada vez menos ciclos por dia).
Há um mercado potencial que se abre para esta densidade energética, que é o da aviação. A nível de segurança, como comparas com as outras químicas de lítio, Becool?
Há um mercado potencial que se abre para esta densidade energética, que é o da aviação. A nível de segurança, como comparas com as outras químicas de lítio, Becool?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Bateria da SolidEnergy chega em Novembro e muda tudo
Em termos de segurança não espero menos que a segurança das LiFePO4 da A123 Systems, ou seja, muito seguras.
Já vi uma célula de 20 Ah da A123 ser cortada ao meio e continuar a funcionar. Mas quando aparecerem as baterias para os telemóveis de certeza que alguém vai testar a resistência delas e pôr o vídeo no youtube.
http://news.mit.edu/2016/lithium-metal- ... onics-0817
A Dow Kokam, que tem elevada reputação, pois já constrói excelentes baterias há muitos anos, também está a apostar nos drones.
http://www.marketwatch.com/story/this-n ... 2016-04-26
A Amprius é outra, depois de já vender excelentes baterias para telemóveis, também vai apostar nos drones.
http://www.amprius.com/news/news_amprius_20160523.htm
A Sion Power é outra.
http://www.sionpower.com/markets-unmann ... hicles.php
Ao longos dos anos aprendi a fazer uma triagem eficiente das notícias credíveis e das fantasiosas em relação a baterias para carros eléctricos. Se uma empresa diz que vai passar do papel directamente para a produção de baterias de carros eléctricos o mais certo é dar em nada.
As empresas credíveis fazem as coisas de uma maneira escalável, começam em menor escala, normalmente em baterias para telemóveis e só depois é que passam para produções de maior escala, como é exigido para os carros eléctricos.
A Sakti3 por exemplo vai começar a fabricar baterias para os aspiradores sem fios da Dyson.
"He also created a novel quasi-ionic liquid electrolyte that isn’t flammable, and has additional chemical modifications to the separator and cell design to stop it from negatively reacting with the lithium metal."
Já vi uma célula de 20 Ah da A123 ser cortada ao meio e continuar a funcionar. Mas quando aparecerem as baterias para os telemóveis de certeza que alguém vai testar a resistência delas e pôr o vídeo no youtube.
http://news.mit.edu/2016/lithium-metal- ... onics-0817
A Dow Kokam, que tem elevada reputação, pois já constrói excelentes baterias há muitos anos, também está a apostar nos drones.
South Korean battery maker Kokam on Tuesday announced a battery for military, commercial and industrial drones, which has an energy density of 265 watt-hours per kilogram. The typical drone battery has an energy density between 150 and 200 Wh/kg.
http://www.marketwatch.com/story/this-n ... 2016-04-26
A Amprius é outra, depois de já vender excelentes baterias para telemóveis, também vai apostar nos drones.
http://www.amprius.com/news/news_amprius_20160523.htm
A Sion Power é outra.
http://www.sionpower.com/markets-unmann ... hicles.php
Ao longos dos anos aprendi a fazer uma triagem eficiente das notícias credíveis e das fantasiosas em relação a baterias para carros eléctricos. Se uma empresa diz que vai passar do papel directamente para a produção de baterias de carros eléctricos o mais certo é dar em nada.
As empresas credíveis fazem as coisas de uma maneira escalável, começam em menor escala, normalmente em baterias para telemóveis e só depois é que passam para produções de maior escala, como é exigido para os carros eléctricos.
A Sakti3 por exemplo vai começar a fabricar baterias para os aspiradores sem fios da Dyson.