Preço da bateria de substituição 30kwh

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frankesousa
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 16 jan 2020, 01:46

fernandinand Escreveu:
15 jan 2020, 10:45
frankesousa Escreveu:
15 jan 2020, 01:00
Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.
Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...
E tem fiabilidade essas células "de outras marcas"?
Segurança assegurada?
Vão durar pelo menos o mesmo das originais?
São produzidas com as devidas medidas ambientais (dentro dos possíveis claro)?

Eu pessoalmente não acredito em nenhuma resposta positiva as minhas perguntas em cima.

Não estamos a falar de produzir uma peça de plástico para a carroçaria ou um filtro, isto é um pouco (muito) mais complicado do que isso.

E depois o bms, etc etc.
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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MRider
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por MRider » 16 jan 2020, 08:18

Quem tiver jeito para bricolage tem aqui uma boa alternativa. Apesar de caro fica mais barato do que na Nissan :whistle:

https://www.ev-power.eu/Samsung-SDI94-NCM/?cur=1

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fernandinand
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por fernandinand » 16 jan 2020, 11:26

frankesousa Escreveu:
16 jan 2020, 01:46
...
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Diverte-te! :violin:


Erbium
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Erbium » 16 jan 2020, 11:34

OCasal Escreveu:
15 jan 2020, 19:55
Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.
Caetano Power... :eusa-naughty:
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

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rimsilva
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2020, 13:41

Como já alguém disse, comunicação social com eles....

Infelizmente das marcas, não é de esperar muito, preços ainda muito elevados e mudança de politicas com o passsar dos tempos.

Se se recordam, partilhei aqui em fevereiro de 2017, um orçamento para upgrade de bateria de um i3, mas hoje a BMW já não tem esse programa, com a justificação da pouca procura....

Continua a achar que o futuro está no aparecimento de novo mercado paralelo às marcas, de empresas especializadas em baterias.

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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 16 jan 2020, 18:13

fernandinand Escreveu:
16 jan 2020, 11:26

Diverte-te! :violin:

https://www.youtube.com/watch?v=9q5v4sdx-Sc
Isso é bricolage (eu faria pessoalmente :mrgreen: ) mas está longe de ser uma solução viável.

Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).

Resumindo, tem tudo para correr mal. É mesmo só "solução" para curiosos e pessoas "da área" não para "pessoas normais"
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por RJSC » 16 jan 2020, 23:07

frankesousa Escreveu:
16 jan 2020, 18:13
Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).
O BMS é o mesmo do pack de 24kWh. Lá em termos de limitar a potência de carregamento por a temperatura aumentar até deve fazer o trabalho bem de mais...

A minha dúvida é se os conjuntos de células não saltam do sítio num acidente.

FiwiPITO
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por FiwiPITO » 17 jan 2020, 11:00

Acredito que se for uma coisa bem feita, com uma boa estrutura dentro daquilo que fez o gajo do video em cima não existirão problemas; Mas obviamente nenhum de Nós poderá nunca confirmar isso;

Sobre as Células em particular não vejo problema, por ex. as Células usadas no Video são do melhor que existe;

O Funcionamento da Bateria Será normal no Meu entendimento, a única diferença, é que se for um leaf de 24kW com bms de origem Ele vai pensar que vai fazer X kms, e vai fazer Y, mas no Gessometro vai aparecer os kms +/- reais, pelo menos provavelmente não na Primeira viagem, mas nas próximas a BMS vai-se ajustar à Bateria...Em todos os vídeos que tenho visto é o que acontece, a BMS ajusta-se à bateria;

Isto é uma Bateria 2S2P por Modulo; e Passa no Fundo a ser uma Bateria 2S4P - Dobra-se a capacidade para 48kW, a voltagem da Bateria para que não existam duvidas é a mesma;

PS - Se tiver a dizer alguma asneira corrijam-me por favor;
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 17 jan 2020, 11:16

Concordo plenamente, e as células podem ser boas, mas têm sempre os seguintes problemas:
  • Não parece muito seguro fisicamente
  • Não foram feitos quaisquer testes mecânicos, estudos mecânicos nem tão pouco testes de impacto do carro
  • Não saberá muito bem o que acontece quando as células aquecerem a sério
  • Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo ;)
Resumindo, claro que é possível, mas não com Diy.
E se por acaso alguma empresa estivesse na disposição de fazer todos esses estudos e produção especifica para cada carro o custo final não ia agradar a ninguém!
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Nonnus » 17 jan 2020, 12:16

frankesousa Escreveu:
17 jan 2020, 11:16
  • Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo ;)
Este ponto diz muita coisa. Basta ver o exemplo da VW que num pack maior teve de retirar um banco, nada disto acontece por acaso.

É verdade que em muitos casos as marcas não fazem mais porque não querem, não tem interesse porque põe em causa outros interesses que podem dar mais dinheiro.

Também é verdade que existem muitos "curiosos" que fazem coisas em casa que melhoram um produto. Mas neste aspecto, por um bateria adicional na mala de um carro, ou noutro local qualquer sem haver um estudo do que pode correr mal, não é grande ideia. Vamos supor que se faz uma alteração dessas e o carro vai a inspecção. O peso por eixo não vai ser igual ao que esta homolgado, como é que isso depois se processa?

Lembro-me por exemplo no meu primeiro Renault Megane comercial, que estava de origem, que tinha uma capacidade de carga de 650kg, dos maiores na altura, a certa altura da vida do carro fui a inspecção e o carro chumbou, porque o livrete não correspondia as capacidades do carro. Tive que pedir a Renault Portugal um documento para fazer a alteração do livrete. Na altura também me foi dito pela Renault, que todos os proprietário tinham sido notificados desta alteração, como o meu carro foi comprado em segunda-mão nunca cheguei a ser notificado.

Isto tudo para dizer que, isto de por mais 500kg (numero aleatório) num carro, não é como nós pensamos, podemos estar a por em causa toda a parte estrutural do carro. E agora pensado nisto mais afundo, pode ser um dos motivos porque a NIssan não quer fazer upgrades de baterias.
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