O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6581
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 31 jul 2025, 15:56

Já diria o grande Quim Barreiros que o melhor dia é o 31 de Julho. No caso, o melhor dia para FINALMENTE aprovar uma reforma muito necessária.
conselho_ministros_31072025.jpg
conselho_ministros_31072025.jpg (37.35 KiB) Visto 2431 vezes
O diploma final ainda não é conhecido mas, assumindo que segue a linha do anterior, podemos finalmente alinhar-nos com os melhores exemplos Europeus.
Nos próximos dias devem ser conhecidos todos os detalhes. O próximo passo será a promulgação pelo PR e a partir daí entrar no período de transição.
Por acaso confesso que esperava que aumentassem o período de transição por causa do tempo perdido pela mudança de Governo. Quando nos apresentaram a iniciativa legislativa eram quase 2 anos de período transitório, agora será 1 ano e pico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 31 jul 2025, 16:34

Esperar pacientemente para que se comece a ver as alterações desejadas. Vamos ter meses de adaptação e como humanos que somos, os hábitos actuais vão sofrer alterações e como tal muitos vão pensar que é o fim da ME. Basta a cada um de nós saber lidar com as alterações da melhor maneira possível, vamos ter que aprender coisas novas, só isso.

Uma coisa é certa. Um dos players da ME (TESLA) de há uns meses para cá tem feito o que foi impedido de fazer durante anos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1932
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 31 jul 2025, 17:22

Já tinha comentado no outro tópico.

Parabéns a todos os envolvidos! :clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 570
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por rjspedition » 31 jul 2025, 18:27

Não há como não ficar contente com as possibilidades que agora se abrem!

:clap: :clap: :clap:


Uma coisa é certa. Um dos players da ME (TESLA) de há uns meses para cá tem feito o que foi impedido de fazer durante anos.
....isto para celebrar em condições era um Tesla Dinner algures na marginal a caminho de Cascais. :D :D :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2486
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Apr » 01 ago 2025, 09:33

Espetacular! 6 anos perdidos com um modelo que se sabia à partida que não servia.
Anexos
Screenshot from 2025-08-01 09-28-29.png

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 ago 2025, 11:37

No seguimento de um post no TCP sobre o que esta previsto para expansão dos SuCs aproveitei para perguntar:
Fica a pergunta. Há alguma previsão da Tesla em Portugal abrir os SuC a outras marcas como acontece no resto da Europa?
Eu sei que neste momento a Tesla está demasiado atrasada na instalação dos SuCs devido ao que se passou nos últimos anos. Mas acredito que a Tesla consiga recuperar em pouco tempo esse atraso. O número de veículos Tesla a circular em Portugal excede em muito a disponibilidade de SuCs.
Recebi como resposta:
Hugo Pinto Autor Administrador
Nonnus todas as novas aberturas e/ou expansões já o serão a outras marcas.
Boas noticias para todos nós. Em breve vamos todos poder usar os SuCs.

Isto tem conecção directa a esta mudança no modelo da ME.

Tudo que estava encalhado parece que vai desencalhar. O barco vai partir, basta saber quem esta disposto a ir nele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3569
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 02 ago 2025, 06:54

Em detalhe as principais alterações:

https://dinheirovivo.dn.pt/economia/nov ... os-plug-in
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1932
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 ago 2025, 00:50

Então quer dizer que quando entrar efetivamente o novo regime todos os operadores vão ter que colocar o preço por kWh? Já não vai haver preços por minuto? Acho estranho isso vir a acontecer...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6581
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 ago 2025, 09:10

Não só não é estranho como é o normal em virtualmente todos os postos fora de Portugal. Ainda apanhei postos pagos por minuto em França há uns anos, entretanto tudo transitou para preço por kWh muito antes da entrada em vigor do AFIR.
Só em Portugal, por causa desta "particularidade" do aluguer do posto é que isto continua a ser a norma.

O AFIR é claro, os PCR são pagos por kWh, os PCN podem ter múltiplas componentes. O texto final da nova legislação nacional ainda não é conhecido, mas o que foi a consulta pública dizia assim:
Informação relativa ao preço ad hoc aplicável e todas as suas componentes, nomeadamente o preço por kWh, de modo a dar a conhecer aos UVE tais elementos antes de estes iniciarem uma sessão de carregamento
O que também não implica taxativamente a obrigação de preços exclusivamente por kWh.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1932
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 ago 2025, 11:15

Eu sou a favor de termos preços por kWh, mas por exemplo a Tesla apesar de ter assim o tarifário também tem preço por inatividade ao minuto. Daí a minha dúvida se isso se irá manter na Tesla ou em outros.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms

Responder

Voltar para “Carregamento”