
Utilidade do painel solar no spoiler
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Utilidade do painel solar no spoiler
Uma vez li um artigo sobre um carro que tinha um painel solar que servia para reciclar o ar no interior do carro quando este estava ao sol, e desta forma mantinha a temperatura no interior mais controlada (menos efeito de estufa, ou pelo menos reduzir a sensação de estar a entrar num forno:).
Isto fazia muito sentido se fosse assim no Leaf, já sabemos que o painel solar do Leaf serve para carregar a bateria de 12V, alguem sabe se no Leaf também existe alguma função de reciclagem do ar do inteiror com base nesta energia?
Isto fazia muito sentido se fosse assim no Leaf, já sabemos que o painel solar do Leaf serve para carregar a bateria de 12V, alguem sabe se no Leaf também existe alguma função de reciclagem do ar do inteiror com base nesta energia?
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Boa pergunta e também gostava de saber.
Para já a utilidade que vai ter é eu não ter de desligar o rádio quando estiver à espera no carro horas pela minha mulher
ao contrário dos usuais 15 a 20 minutos dos carros de CI que desligam o rádio automaticamente ao fim desse tempo. Se ele puder estar a ventilar o interior do carro enquanto está na rua sem pressionar a bateria de 12 volts era bem bom.
Para já a utilidade que vai ter é eu não ter de desligar o rádio quando estiver à espera no carro horas pela minha mulher

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Se a memória não me falha, penso que um dos primeiros carros a ter painel solar para o efeito que falas foi o primeiro Audi A8 - anos 90.

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Não é para descascar no rui que desembolsou por ele mas é praticamente inútil.
Há painéis solares desse tamanho à venda para ligar ao isqueiro dos carros de CI e só conseguem compensar a auto-descarga da bateria de chumbo e nada mais. Não chegam para o rádio nem muito menos para o ventilador. São só um enfeite para dizer que somos verdes, mais nada. É como ter um Prius, custam um valírdio, vêm-se mal para fazer 5lL / 100 Km e eu com o meu Renault Clio com técnicas de condução avançadas faço regularmente 3.4L / 100 Km acompanhando o tráfego normal sem empatar ninguém. Painéis solares para aguentarem o rádio ou o ventilador do LEAF tinham que ter o tamanho dos que se vêm na micro-prodoução, que têm 1.6 m^2 e só produzem 200W.
Há painéis solares desse tamanho à venda para ligar ao isqueiro dos carros de CI e só conseguem compensar a auto-descarga da bateria de chumbo e nada mais. Não chegam para o rádio nem muito menos para o ventilador. São só um enfeite para dizer que somos verdes, mais nada. É como ter um Prius, custam um valírdio, vêm-se mal para fazer 5lL / 100 Km e eu com o meu Renault Clio com técnicas de condução avançadas faço regularmente 3.4L / 100 Km acompanhando o tráfego normal sem empatar ninguém. Painéis solares para aguentarem o rádio ou o ventilador do LEAF tinham que ter o tamanho dos que se vêm na micro-prodoução, que têm 1.6 m^2 e só produzem 200W.
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Estou a ver que passo a vida a levar nas orelhas do RJSC mas enfimRJSC Escreveu:Não é para descascar no rui que desembolsou por ele mas é praticamente inútil.
Há painéis solares desse tamanho à venda para ligar ao isqueiro dos carros de CI e só conseguem compensar a auto-descarga da bateria de chumbo e nada mais. Não chegam para o rádio nem muito menos para o ventilador. São só um enfeite para dizer que somos verdes, mais nada. É como ter um Prius, custam um valírdio, vêm-se mal para fazer 5lL / 100 Km e eu com o meu Renault Clio com técnicas de condução avançadas faço regularmente 3.4L / 100 Km acompanhando o tráfego normal sem empatar ninguém. Painéis solares para aguentarem o rádio ou o ventilador do LEAF tinham que ter o tamanho dos que se vêm na micro-prodoução, que têm 1.6 m^2 e só produzem 200W.

Passando ao que interessa, a asneira está feita e não há volta a dar-lhe, no entanto há duas hipóteses a considerar ainda com ele:
1ª Tenho uma espécie de painel fotovoltaico com 9 painéis embutidos de 12 v 0,7 amp que costumo ligar ao isqueiro do carro para compensar a auto-descarga da bateria de chumbo. Pergunto: os dois painéis em conjunto poderão já corresponder a uma energia que consiga apoiar o rádio ou alguma ventilação ou não?
2ª Se a resposta à 1ª questão for negativa, resta-me a satisfação de "enganar" alguns mais distraídos que se cruzarem comigo e se perguntarem se o painel fotovoltaico carrega as baterias do carro ... eu digo que sim

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Digamos que o do Leaf dê 1A porque é um bocadinho maior e talvez tenhas então 1. 7 A debaixo de sol. A 12V dá 20 W, assim já deve dar para ouvir rádio com o volume até 15%. Ou então enquanto está hà espera sem ninguém acumula para ouvir rádio depois. Mas fora do inverno é melhor esperar à sombra se possível porque depois para o ventilador e ar condicionado não há painel solar que valha!
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Mas eu não estava a dizer que o painel solar podia alimentar o ar condicionado. O que eu sugeria era que o painel alimentasse uma ventoinha de 12v com 10W ou 15W capaz de fazer sair o ar quente que se forma dentro do carro ao sol (50 ou mais Graus) de forma a entrar ar menos quente da rua (30 graus).
E para movimentar ar não deve ser preciso muito mais que isto.
Claro que o ideal era existir uma entrada de ar por baixo e uma saida por cima, pois como o ar quente tem tendencia a subir, mesmo sem ventoinha o ar já circulava... mas tinham que ser entradas escondidas e posssiveis de fechar...
Ora aqui está um exemplo de uma ventoinha de 15W:
http://www.youtube.com/watch?v=pz7UezVfENY
Não é 12v mas o que conta é a potencia.
É verdade que existem uns paineis de ligar no isqueiro, mas ficam à vista dentro do carro e podem atrair a atenção dos amigos do alheio...
E para movimentar ar não deve ser preciso muito mais que isto.
Claro que o ideal era existir uma entrada de ar por baixo e uma saida por cima, pois como o ar quente tem tendencia a subir, mesmo sem ventoinha o ar já circulava... mas tinham que ser entradas escondidas e posssiveis de fechar...
Ora aqui está um exemplo de uma ventoinha de 15W:
http://www.youtube.com/watch?v=pz7UezVfENY
Não é 12v mas o que conta é a potencia.
É verdade que existem uns paineis de ligar no isqueiro, mas ficam à vista dentro do carro e podem atrair a atenção dos amigos do alheio...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Para carregar a bateria também me parece inútil o painel. Teria de ser muito maior. Para circular o ar, penso que teria de ser um pouco maior. Os carros que têm essa função possuem painéis muito maiores que os do LEAF.
A única utilidade que me fez ponderar o painel foi a possível melhor aerodinâmica, por fazer descolar o fluxo de ar da traseira. No entanto a versão normal já tem um pequeno spoiler que penso fazer bem essa função.
Assim o spoiler pouco mais faz que aumentar o peso do carro.
A única utilidade que me fez ponderar o painel foi a possível melhor aerodinâmica, por fazer descolar o fluxo de ar da traseira. No entanto a versão normal já tem um pequeno spoiler que penso fazer bem essa função.
Assim o spoiler pouco mais faz que aumentar o peso do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Este fórum é o máximo...as coisas que aprendo aqui....15% no volume okRJSC Escreveu:Digamos que o do Leaf dê 1A porque é um bocadinho maior e talvez tenhas então 1. 7 A debaixo de sol. A 12V dá 20 W, assim já deve dar para ouvir rádio com o volume até 15%. Ou então enquanto está hà espera sem ninguém acumula para ouvir rádio depois. Mas fora do inverno é melhor esperar à sombra se possível porque depois para o ventilador e ar condicionado não há painel solar que valha!

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Utilidade do painel solar no spoiler
Eu por acaso tenho uma ventoinha solar que remove o ar quente por uma fresta na Janela e portanto consumo zeromikexilva Escreveu:Mas eu não estava a dizer que o painel solar podia alimentar o ar condicionado. O que eu sugeria era que o painel alimentasse uma ventoinha de 12v com 10W ou 15W capaz de fazer sair o ar quente que se forma dentro do carro ao sol (50 ou mais Graus) de forma a entrar ar menos quente da rua (30 graus).
E para movimentar ar não deve ser preciso muito mais que isto.
Claro que o ideal era existir uma entrada de ar por baixo e uma saida por cima, pois como o ar quente tem tendencia a subir, mesmo sem ventoinha o ar já circulava... mas tinham que ser entradas escondidas e posssiveis de fechar...
Ora aqui está um exemplo de uma ventoinha de 15W:
http://www.youtube.com/watch?v=pz7UezVfENY
Não é 12v mas o que conta é a potencia.
É verdade que existem uns paineis de ligar no isqueiro, mas ficam à vista dentro do carro e podem atrair a atenção dos amigos do alheio...


NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt