
Opiniões sobre o creep
Opiniões sobre o creep
Boas,
Ontem descobri que o Leaf também tem o conhecido "creep" das caixas automáticas tradicionais. Ora, eu não estava à espera e sinceramente desanimou-me um pouco, porque nem sequer é possível desligar. Depois andei a pesquisar e parece que é comum nos carros eléctricos terem esta "funcionalidade". Contudo não percebo qual a vantagem, parece só que copiaram porque era assim nos outros, o que, sendo assim, não me parece ser uma razão boa o suficiente. Pelo menos que adicionassem uma opção como faz a Tesla, não custa muito, se até ja têm e-Pedal e tal.
A mim realmente parece estranho o carro andar sozinho sem ter o pé no acelerador, além de que presumo que seja um comportamento incoerente, visto que só deve fazer o creep em plano e não nas subidas ou descidas, a não ser que sejam pouco inclinadas. No entanto como nunca usei, não sei, até pode ser que não seja assim tão mau e talvez seja útil nalgumas situações.
Quem tem o Leaf ou outro com esta funcionalidade, que opinião tem sobre a mesma?
Obrigado.
Ontem descobri que o Leaf também tem o conhecido "creep" das caixas automáticas tradicionais. Ora, eu não estava à espera e sinceramente desanimou-me um pouco, porque nem sequer é possível desligar. Depois andei a pesquisar e parece que é comum nos carros eléctricos terem esta "funcionalidade". Contudo não percebo qual a vantagem, parece só que copiaram porque era assim nos outros, o que, sendo assim, não me parece ser uma razão boa o suficiente. Pelo menos que adicionassem uma opção como faz a Tesla, não custa muito, se até ja têm e-Pedal e tal.
A mim realmente parece estranho o carro andar sozinho sem ter o pé no acelerador, além de que presumo que seja um comportamento incoerente, visto que só deve fazer o creep em plano e não nas subidas ou descidas, a não ser que sejam pouco inclinadas. No entanto como nunca usei, não sei, até pode ser que não seja assim tão mau e talvez seja útil nalgumas situações.
Quem tem o Leaf ou outro com esta funcionalidade, que opinião tem sobre a mesma?
Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Opiniões sobre o creep
Eu habituei-me ao creep desde o mk1 de 2011 e sinceramente até consigo fazer melhor manobras com o creep do que com o e-Pedal. Na verdade o e-Pedal é uma maneira de desativar o creep pois ele pára o carro e mantém parado quando não se carrega no acelerador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Opiniões sobre o creep
Odeio o creep. Agora o ioniq tem auto hold que mantém o carro travado depois de se imobilizar, mas se não activar isso também tem creep.
No Leaf quando parava em plano ou tinha de ficar a apertar o travão ou então passar para N e depois de novo para D (o que obrigava a carregar novamente no travão).
No Leaf quando parava em plano ou tinha de ficar a apertar o travão ou então passar para N e depois de novo para D (o que obrigava a carregar novamente no travão).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Opiniões sobre o creep
Em Portugal, como praticamente toda a gente conduziu carros de combustão com caixa manual acho que quase ninguém deve gostar do creep.
É uma idiotice querer imitar um defeito das caixas automáticas de combustão com transmissão hidráulica.
Há uns anos li uma notícia que uma marca queria nos seus futuros carros elétricos inclusivamente simular os solavancos de uma caixa automática a trocar de velocidade. Felizmente essa ideia morreu, mas o creep ficou.
Não me lembro que marca era, mas talvez seja a Porsche, já que colocou ponteiras de escape no Mission E:


É uma idiotice querer imitar um defeito das caixas automáticas de combustão com transmissão hidráulica.
Há uns anos li uma notícia que uma marca queria nos seus futuros carros elétricos inclusivamente simular os solavancos de uma caixa automática a trocar de velocidade. Felizmente essa ideia morreu, mas o creep ficou.
Não me lembro que marca era, mas talvez seja a Porsche, já que colocou ponteiras de escape no Mission E:



-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Opiniões sobre o creep
Pois eu acho isso bastante útil.
Facilita imenso nas manobras. Para estacionar, por ex, faz-se só a controlar o travão. O mesmo num para-arranca.
Não sabia que isso era um defeito das caixas automáticas, mas sendo assim, para mim é um defeito util.
Facilita imenso nas manobras. Para estacionar, por ex, faz-se só a controlar o travão. O mesmo num para-arranca.
Não sabia que isso era um defeito das caixas automáticas, mas sendo assim, para mim é um defeito util.
Re: Opiniões sobre o creep
Não é mais seguro meter em P?BrunoAlves Escreveu: ↑30 jan 2019, 00:46No Leaf quando parava em plano ou tinha de ficar a apertar o travão ou então passar para N
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Opiniões sobre o creep
Meter em P num semáforo? À entrada de uma rotunda? Acho que não é recomendado, mas nem sei porquê.
Penso que o creep pode dar jeito a estacionar, sim. É claro que a razão porque o meteram é para imitar as caixas automáticas. É por causa do hábito dos condutores... (não o nosso, que estamos habituados a ter um pedal de embraiagem).
De resto, não serve para nada, e deve consumir mais recursos (travão) portanto devia ser tirado.
No Ioniq há sempre creep, com Auto-hold ou não. O creep leva a uma velocidade próxima dos 10km/h. A travagem regenerativa, sem pé no travão, desce também até essa velocidade. Acaba por ser a velocidade de convergência. O auto-hold apenas segura o travão por nós quando o carro está parado, se estiver a 1km/h existe creep.
Re: Opiniões sobre o creep
Aprendi a lidar com o creep à muitos anos atrás e não conduzo doutra forma, apesar de o poder desligar no X. 

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Opiniões sobre o creep
Bem... ao ler certas coisas sinto-me velho...
Assim de repente, talvez devido à idade, ocorrem-me as seguintes duvidas:
Qual é o carro a combustão (automático ou não) que estando ligado e engrenado não anda?
Com certeza que sabem que os carros automáticos, estando em D, estão engrenados, certo?
Quando se pára num semáforo com um carro de caixa manual não tem de se carregar na embraiagem (para desengrenar)?
Os carros a gasóleo de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, rodavam ao relanti.
Os carros a gasolina de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, se desse uma ligeira aceleradela inicial, conseguiam manter-se em movimento ao relanti.
Os carros a gasóleo de caixa automática que conduzi, engrenando D ou R, rodavam ao relanti.
Um carro de caixa automática deslocar-se quando está em D não é um defeito. Como não há embraiagem, e o motor está sempre a rodar, há sempre transmissão de movimento do motor para a caixa.
O Nissan Leaf faz a simulação do que qualquer carro a combustão, e não só os de caixa automática, faz!
Quando está engrenado, anda!
Assim de repente, talvez devido à idade, ocorrem-me as seguintes duvidas:
Qual é o carro a combustão (automático ou não) que estando ligado e engrenado não anda?
Com certeza que sabem que os carros automáticos, estando em D, estão engrenados, certo?
Quando se pára num semáforo com um carro de caixa manual não tem de se carregar na embraiagem (para desengrenar)?
Os carros a gasóleo de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, rodavam ao relanti.
Os carros a gasolina de caixa manual que conduzi, engrenando a primeira ou a marcha atrás, se desse uma ligeira aceleradela inicial, conseguiam manter-se em movimento ao relanti.
Os carros a gasóleo de caixa automática que conduzi, engrenando D ou R, rodavam ao relanti.
Um carro de caixa automática deslocar-se quando está em D não é um defeito. Como não há embraiagem, e o motor está sempre a rodar, há sempre transmissão de movimento do motor para a caixa.
O Nissan Leaf faz a simulação do que qualquer carro a combustão, e não só os de caixa automática, faz!
Quando está engrenado, anda!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Opiniões sobre o creep
Mas um eléctrico não está engrenado (o motor está permanentemente ligado às rodas e é só a electrónica que decide fazê-lo andar ou não, fazer força ou deixá-lo andar solto), logo não tem qualquer necessidade de se manter a andar.
Um eléctrico é muito melhor do que a combustão também por isso. Se é para estar parado está parado, não necessita de ter nada a mexer lá por dentro
Daí que quebrar essa ligação com o que fazem os de combustão por obrigação era uma excelente ideia. Ou pelo menos dar opção de o desligar, já que são só 2 linhas no código do controlador
Um eléctrico é muito melhor do que a combustão também por isso. Se é para estar parado está parado, não necessita de ter nada a mexer lá por dentro

Daí que quebrar essa ligação com o que fazem os de combustão por obrigação era uma excelente ideia. Ou pelo menos dar opção de o desligar, já que são só 2 linhas no código do controlador

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
