DIY EVSE

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 11 mai 2016, 10:37

Tenho um emontxV2 que envia os dados por RF para um shield acopolado a um raspberry pi. É capaz de medir potencia real e detetar o sentido da corrente. que é o ideal para identificar injeção na rede no caso de ter paineis solares.

Ainda ocupa um espaço significativo no quadro porque tem um transformador para amostrar a tensão, a placa, a alimentação da placa e o sensor de corrente. Mais para a frente vou substituir isso por um medidor implementado diretamente num ESP8266 para ser mais simples e mais pequeno.

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2016, 21:55

Apr Escreveu:Tenho um emontxV2 que envia os dados por RF para um shield acopolado a um raspberry pi. É capaz de medir potencia real e detetar o sentido da corrente. que é o ideal para identificar injeção na rede no caso de ter paineis solares.

Ainda ocupa um espaço significativo no quadro porque tem um transformador para amostrar a tensão, a placa, a alimentação da placa e o sensor de corrente. Mais para a frente vou substituir isso por um medidor implementado diretamente num ESP8266 para ser mais simples e mais pequeno.
Estive a ver esse do ESP8266, mas pelo que parece e diz no texto, a monitorização e colecta de dados é feita para um site remoto. Achei foi este interessante: https://openenergymonitor.org/emon/Hardware (o emonPI). Resta é saber se permite obter de alguma forma os dados depois a partir do EVSE :?

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 12 mai 2016, 22:30

Podes juntar ou separar, ou compras esse emonpi que indicas e tens que ter bastante espaço livre no quadro e faz tudo, mede, processa, guarda e mostra, ou entao divides o sistema e colocas um leitor simples no quadro e um recetor algures num local mais apropriado. Eu por exemplo fiz um com 8 sensores de corrente e com ethernet direto. Isto porque o meu quadro tem outro quadro adajcente com a central de alarme e com ethernet pronto a usar. Depois envio as leituras para um servidor caseiro, que já foi um raspberry pi e agora é uma coisa mais seria.

Para medir a energia das cargas do carro podes instalar um medidor:
- no EVSE - tal como o openevse, que nao e mais do que um emontx integrado ou entao como eu fiz com um pzem-004, que é um medidor de energia com muita precisao e com comunicacao rs232 pronto a usar.
- Na casa: metes mais um sensor de energia no quadro e medes a energia do circuito dedicado do carro. O emontx é perfeito para isso, podes ligar ate 3 sensores de corrente, geral, solar e carro! E podes meter mais emontx se quiseres monitorizar mais coisas.

Ja deves ter reparado que ao contrario da maioria das coisas este assunto nao é para quem pode... É para quem sabe! Nao ha dinheiro que compre isto, para já, a nao ser que pagues a dois desenvolvedores para te fazer um sistema customizado.
Ou entao fazeres tu proprio, e prticamente de borla!

jfr2006

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2016, 22:40

Seria interessante se eu pudesse enviar as leituras para um NAS que tenho sempre ligado (um Synology).

(E se calhar até posso..em vez de ele estar a guardar os dados no cartão SD, escreve por rede num ficheiro no NAS)

No meu caso, a comunicação terá de ser mesmo pela rede ethernet, dado que eu estou no 4º andar e se conseguir passar os cabos de 6mm^2, já vai ser bom. Tenho um powerlan wireless já montado na garagem e consigo perfeitamente acesso à net a partir da garagem e a tudo o que tenho em casa ;)

Este emonpi, dado o tamanho ia fica fora do quadro, por cima, com apenas os cabos do sensor e da alimentação a passar para dentro do quadro. Ou se calhar passo o cabo pelo tubo da tomada que está logo no hall de entrada e ligo aí a alimentação também. Será algo a ver. O mais importante seria mesmo a comunicação com o EVSE, para regular a corrente de carga.

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 12 mai 2016, 23:10

Para regulares o evse remotamente de foma simples vais ter que ser tu a inventar, ou entao esperas pelo que eu e o rjsc estamos a desenvolver

jfr2006

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2016, 23:19

Ainda falta um bom tempo até que eu precise disso. No entanto, quando estiver mais livre, posso também ajudar depois ;) Em principio, depois de Agosto já devo ter maior disponibilidade ;)

Entretanto estive a ver a "aplicação" para PC do emon não passa de uma página web, de modo que facilmente devo conseguir transportar aquilo para o meu NAS synology, que tem também servidor web :D

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 13 mai 2016, 22:36

Vai ser barrigadas de rir ver os preços dos primeiros sistemas comerciais que aparecerem a fazer o que vocês estão a fazer :D :D :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jfr2006

Mensagem por jfr2006 » 17 mai 2016, 21:01

Pequena mudança de planos em relação ao medidor de energia: vou usar apenas um Arduino, sendo que existem 2 opções:

- Ou consigo arranjar um Arduino com wi-fi integrado (já existe essa versão).
- Ou pego no Arduino normal e junto-lhe a placa wi-fi (ESP8266), o que obriga a alguma electrónica adicional (nada demais).

Pequena desvantagem do Arduino: o ADC do Arduino é de apenas 10 bits, logo não irei ter muita precisão. Admitindo que limito a um máximo de 30A, a precisão será de apenas 7W (aproximadamente 30mA sobre 230V). Chega perfeitamente para o que quero.

Agora vem a parte "difícil": armazenamento dos dados. Como o Arduino não tem grande espaço de armazenamento, a ideia será enviar a informação periodicamente para um web server, que depois faz todo o armazenamento/processamento/estatísticas, etc..O problema será a implementação do código do web server para isto, com base de dados, etc..A solução: colocar os alunos num projecto a fazerem esta parte :lol:

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2016, 21:23

Há uns módulos para adicionar memória não volátil. Trabalham por I2C e não precisam de nada de especial (normalmente uma pilha se forem módulos com RTC).

Claro que pode continuar a não ser muito. Depende ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 18 mai 2016, 09:46

jfr2006 Escreveu: Agora vem a parte "difícil": armazenamento dos dados. Como o Arduino não tem grande espaço de armazenamento, a ideia será enviar a informação periodicamente para um web server, que depois faz todo o armazenamento/processamento/estatísticas, etc..O problema será a implementação do código do web server para isto, com base de dados, etc..A solução: colocar os alunos num projecto a fazerem esta parte :lol:

Uma dica para esta parte:

Vais aqui - https://emoncms.org/ - e registas uma conta, vais receber uma API Key única que podes usar para escrever dados ou para ler dados.

Este site está otimizado para estatisticas de energia, é o que eu uso. Basta usar a API para começar a enviar dados de qualquer coisa, cotações da bolsa, energia, tempo, temperatura, qualquer coisa.

Se gostares podes passar ao passo seguinte, compras um raspberry pi e instalas uma copia do site localmente e podes continuar a alimentar gráficos online e/ou localmente.

Passo a passo:
https://github.com/emoncms/emoncms/blob ... /readme.md

com uma imagem para cartão SD com a papinha toda feita:
https://github.com/openenergymonitor/em ... Change-Log

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”