DIY EVSE
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIY EVSE
Tenho um emontxV2 que envia os dados por RF para um shield acopolado a um raspberry pi. É capaz de medir potencia real e detetar o sentido da corrente. que é o ideal para identificar injeção na rede no caso de ter paineis solares.
Ainda ocupa um espaço significativo no quadro porque tem um transformador para amostrar a tensão, a placa, a alimentação da placa e o sensor de corrente. Mais para a frente vou substituir isso por um medidor implementado diretamente num ESP8266 para ser mais simples e mais pequeno.
Ainda ocupa um espaço significativo no quadro porque tem um transformador para amostrar a tensão, a placa, a alimentação da placa e o sensor de corrente. Mais para a frente vou substituir isso por um medidor implementado diretamente num ESP8266 para ser mais simples e mais pequeno.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Estive a ver esse do ESP8266, mas pelo que parece e diz no texto, a monitorização e colecta de dados é feita para um site remoto. Achei foi este interessante: https://openenergymonitor.org/emon/Hardware (o emonPI). Resta é saber se permite obter de alguma forma os dados depois a partir do EVSEApr Escreveu:Tenho um emontxV2 que envia os dados por RF para um shield acopolado a um raspberry pi. É capaz de medir potencia real e detetar o sentido da corrente. que é o ideal para identificar injeção na rede no caso de ter paineis solares.

- Apr
- Proprietário Leaf
Podes juntar ou separar, ou compras esse emonpi que indicas e tens que ter bastante espaço livre no quadro e faz tudo, mede, processa, guarda e mostra, ou entao divides o sistema e colocas um leitor simples no quadro e um recetor algures num local mais apropriado. Eu por exemplo fiz um com 8 sensores de corrente e com ethernet direto. Isto porque o meu quadro tem outro quadro adajcente com a central de alarme e com ethernet pronto a usar. Depois envio as leituras para um servidor caseiro, que já foi um raspberry pi e agora é uma coisa mais seria.
Para medir a energia das cargas do carro podes instalar um medidor:
- no EVSE - tal como o openevse, que nao e mais do que um emontx integrado ou entao como eu fiz com um pzem-004, que é um medidor de energia com muita precisao e com comunicacao rs232 pronto a usar.
- Na casa: metes mais um sensor de energia no quadro e medes a energia do circuito dedicado do carro. O emontx é perfeito para isso, podes ligar ate 3 sensores de corrente, geral, solar e carro! E podes meter mais emontx se quiseres monitorizar mais coisas.
Ja deves ter reparado que ao contrario da maioria das coisas este assunto nao é para quem pode... É para quem sabe! Nao ha dinheiro que compre isto, para já, a nao ser que pagues a dois desenvolvedores para te fazer um sistema customizado.
Ou entao fazeres tu proprio, e prticamente de borla!
Para medir a energia das cargas do carro podes instalar um medidor:
- no EVSE - tal como o openevse, que nao e mais do que um emontx integrado ou entao como eu fiz com um pzem-004, que é um medidor de energia com muita precisao e com comunicacao rs232 pronto a usar.
- Na casa: metes mais um sensor de energia no quadro e medes a energia do circuito dedicado do carro. O emontx é perfeito para isso, podes ligar ate 3 sensores de corrente, geral, solar e carro! E podes meter mais emontx se quiseres monitorizar mais coisas.
Ja deves ter reparado que ao contrario da maioria das coisas este assunto nao é para quem pode... É para quem sabe! Nao ha dinheiro que compre isto, para já, a nao ser que pagues a dois desenvolvedores para te fazer um sistema customizado.
Ou entao fazeres tu proprio, e prticamente de borla!
-
Seria interessante se eu pudesse enviar as leituras para um NAS que tenho sempre ligado (um Synology).
(E se calhar até posso..em vez de ele estar a guardar os dados no cartão SD, escreve por rede num ficheiro no NAS)
No meu caso, a comunicação terá de ser mesmo pela rede ethernet, dado que eu estou no 4º andar e se conseguir passar os cabos de 6mm^2, já vai ser bom. Tenho um powerlan wireless já montado na garagem e consigo perfeitamente acesso à net a partir da garagem e a tudo o que tenho em casa
Este emonpi, dado o tamanho ia fica fora do quadro, por cima, com apenas os cabos do sensor e da alimentação a passar para dentro do quadro. Ou se calhar passo o cabo pelo tubo da tomada que está logo no hall de entrada e ligo aí a alimentação também. Será algo a ver. O mais importante seria mesmo a comunicação com o EVSE, para regular a corrente de carga.
(E se calhar até posso..em vez de ele estar a guardar os dados no cartão SD, escreve por rede num ficheiro no NAS)
No meu caso, a comunicação terá de ser mesmo pela rede ethernet, dado que eu estou no 4º andar e se conseguir passar os cabos de 6mm^2, já vai ser bom. Tenho um powerlan wireless já montado na garagem e consigo perfeitamente acesso à net a partir da garagem e a tudo o que tenho em casa

Este emonpi, dado o tamanho ia fica fora do quadro, por cima, com apenas os cabos do sensor e da alimentação a passar para dentro do quadro. Ou se calhar passo o cabo pelo tubo da tomada que está logo no hall de entrada e ligo aí a alimentação também. Será algo a ver. O mais importante seria mesmo a comunicação com o EVSE, para regular a corrente de carga.
- Apr
- Proprietário Leaf
Para regulares o evse remotamente de foma simples vais ter que ser tu a inventar, ou entao esperas pelo que eu e o rjsc estamos a desenvolver
-
Ainda falta um bom tempo até que eu precise disso. No entanto, quando estiver mais livre, posso também ajudar depois
Em principio, depois de Agosto já devo ter maior disponibilidade 
Entretanto estive a ver a "aplicação" para PC do emon não passa de uma página web, de modo que facilmente devo conseguir transportar aquilo para o meu NAS synology, que tem também servidor web

Entretanto estive a ver a "aplicação" para PC do emon não passa de uma página web, de modo que facilmente devo conseguir transportar aquilo para o meu NAS synology, que tem também servidor web

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Vai ser barrigadas de rir ver os preços dos primeiros sistemas comerciais que aparecerem a fazer o que vocês estão a fazer

-
Pequena mudança de planos em relação ao medidor de energia: vou usar apenas um Arduino, sendo que existem 2 opções:
- Ou consigo arranjar um Arduino com wi-fi integrado (já existe essa versão).
- Ou pego no Arduino normal e junto-lhe a placa wi-fi (ESP8266), o que obriga a alguma electrónica adicional (nada demais).
Pequena desvantagem do Arduino: o ADC do Arduino é de apenas 10 bits, logo não irei ter muita precisão. Admitindo que limito a um máximo de 30A, a precisão será de apenas 7W (aproximadamente 30mA sobre 230V). Chega perfeitamente para o que quero.
Agora vem a parte "difícil": armazenamento dos dados. Como o Arduino não tem grande espaço de armazenamento, a ideia será enviar a informação periodicamente para um web server, que depois faz todo o armazenamento/processamento/estatísticas, etc..O problema será a implementação do código do web server para isto, com base de dados, etc..A solução: colocar os alunos num projecto a fazerem esta parte
- Ou consigo arranjar um Arduino com wi-fi integrado (já existe essa versão).
- Ou pego no Arduino normal e junto-lhe a placa wi-fi (ESP8266), o que obriga a alguma electrónica adicional (nada demais).
Pequena desvantagem do Arduino: o ADC do Arduino é de apenas 10 bits, logo não irei ter muita precisão. Admitindo que limito a um máximo de 30A, a precisão será de apenas 7W (aproximadamente 30mA sobre 230V). Chega perfeitamente para o que quero.
Agora vem a parte "difícil": armazenamento dos dados. Como o Arduino não tem grande espaço de armazenamento, a ideia será enviar a informação periodicamente para um web server, que depois faz todo o armazenamento/processamento/estatísticas, etc..O problema será a implementação do código do web server para isto, com base de dados, etc..A solução: colocar os alunos num projecto a fazerem esta parte

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Há uns módulos para adicionar memória não volátil. Trabalham por I2C e não precisam de nada de especial (normalmente uma pilha se forem módulos com RTC).
Claro que pode continuar a não ser muito. Depende
Claro que pode continuar a não ser muito. Depende

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
jfr2006 Escreveu: Agora vem a parte "difícil": armazenamento dos dados. Como o Arduino não tem grande espaço de armazenamento, a ideia será enviar a informação periodicamente para um web server, que depois faz todo o armazenamento/processamento/estatísticas, etc..O problema será a implementação do código do web server para isto, com base de dados, etc..A solução: colocar os alunos num projecto a fazerem esta parte
Uma dica para esta parte:
Vais aqui - https://emoncms.org/ - e registas uma conta, vais receber uma API Key única que podes usar para escrever dados ou para ler dados.
Este site está otimizado para estatisticas de energia, é o que eu uso. Basta usar a API para começar a enviar dados de qualquer coisa, cotações da bolsa, energia, tempo, temperatura, qualquer coisa.
Se gostares podes passar ao passo seguinte, compras um raspberry pi e instalas uma copia do site localmente e podes continuar a alimentar gráficos online e/ou localmente.
Passo a passo:
https://github.com/emoncms/emoncms/blob ... /readme.md
com uma imagem para cartão SD com a papinha toda feita:
https://github.com/openenergymonitor/em ... Change-Log