DIY EVSE
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: DIY EVSE
Aproveitando a deixa, pedindo desde já desculpa por fugir um bocadinho ao tema...
Preciso de ~~12m desses mesmos condutores. Há forma de comprar essas "pontas" sem ter de comprar bobines inteiras?
Preciso de ~~12m desses mesmos condutores. Há forma de comprar essas "pontas" sem ter de comprar bobines inteiras?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Qualquer casa de material eléctrico vende isso ao metro, sendo é claro que o preço/m a avulso é mais caro do que o preço/m quando se compra uma bobine de 100m.margarett Escreveu:Aproveitando a deixa, pedindo desde já desculpa por fugir um bocadinho ao tema...
No meu caso, eu precisava de condutores flexíveis, para passar bem no tubo (ainda eram bastantes metros). Tu, sendo só 12 metros, se não quiseres flexível, o Leroy Merlin vende ao metro.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
No meu caso só cabiam os fios de 6mm e só me vendiam em bobines de 100 metros. Tive que comprar os metros que precisava em cabo 3x6mm e depois arrancar o plástico que transformava os 3 fios num cabo. Até foi fácil.
Já depois disso encontrei fio de 6mm à venda ao metro no Leroy mas ficava mais carro do que a solução do cabo para desfazer.
Já depois disso encontrei fio de 6mm à venda ao metro no Leroy mas ficava mais carro do que a solução do cabo para desfazer.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não sei se esse tipo de fio deve ser usado em instalações fixas... É uma ideia mas acho que não vou por aí. O ideal é encontrar cabo com isolamento melhor que PVC porque suporta correntes mais altas para o mesmo tipo de instalação
Segundo a tabela da CERTIEL o cabo de 4mm^2 era suficiente e com folga para os 32A

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
4mm^2 é adequado para correntes de 25A, embora possa aguentar correntes de 30A, desde que para distâncias curtas. No meu caso, com 38 metros em cada sentido, tinha mesmo de ser 6mm^2 e mesmo assim, com 25A, já vou ter perdas na casa dos 136W e uma queda de tensão de 5,45V 
P.S.: Talvez seja melhor mudar este assunto para outro tópico a criar. Se algum moderador o quiser fazer e entender que faz sentido, eu concordo.

P.S.: Talvez seja melhor mudar este assunto para outro tópico a criar. Se algum moderador o quiser fazer e entender que faz sentido, eu concordo.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Bem este tópico esta todo offtopic. E com a API para o carwings ainda fica mais, mas acho que não faz sentido abrir um topico novo para isto:
Com a ajuda preciosa do ferdinand, já consigo arranhar um bocado do codigo da API e descobri que o MK2 infelizmente não envia as coordenadas de GPS quando solicitado. Mas vai ser possivel chamar as funções do carwings através de acesso diretos. Saber Barras de autonomia / GOM / ligar AC / desligar AC / ligar carga / saber se está a carregar.
Isto é muito importante para mim porque a mais recente aplicação carwings no meu telemovel demora uns vergonhosos 2 minutos a inicializar e por causa disso já desisti de a usar. 2 minutos no meu ltelemovel quer dizer que tenho que andar constantemente a "passar o dedo" para o telemovel não ir para standby. Porque se isso acontece tenho que começar de novo. São 2 minutos a passar o dedo!
Vou tentar implementar uma coisa simples que dê para todos usarem se quiserem, sem sites intermediários.
Com a ajuda preciosa do ferdinand, já consigo arranhar um bocado do codigo da API e descobri que o MK2 infelizmente não envia as coordenadas de GPS quando solicitado. Mas vai ser possivel chamar as funções do carwings através de acesso diretos. Saber Barras de autonomia / GOM / ligar AC / desligar AC / ligar carga / saber se está a carregar.
Isto é muito importante para mim porque a mais recente aplicação carwings no meu telemovel demora uns vergonhosos 2 minutos a inicializar e por causa disso já desisti de a usar. 2 minutos no meu ltelemovel quer dizer que tenho que andar constantemente a "passar o dedo" para o telemovel não ir para standby. Porque se isso acontece tenho que começar de novo. São 2 minutos a passar o dedo!
Vou tentar implementar uma coisa simples que dê para todos usarem se quiserem, sem sites intermediários.
Boa noite.
Venho desenterrar este tópico para pedir a vossa ajuda/opinião.
Estou a tentar fazer um EVSE regulável, 6A, 10A e 16A. Comprei um kit destes: https://github.com/kortas87/simple-evse ... itchSimple
O kit vem com fonte de alimentação (passa 230VAC para 12VDC) para alimentar o circuito e com um relay simples de 16A. Conforme recomendações aqui noutro tópico descartei este relay e comprei um POTTER & BRUMFIELD T92P7D22-12 que tem maior capacidade e duas vias.
Montei então o EVSE da seguinte forma:
- Entrada 230VAC vai ao relay
- No relay deriva para a fonte de alimentação
- A fonte de alimentação liga ao circuito
- Segundo indicações na página do SimpleEVSE liguei o fio terra ao - dos 12VDC de alimentação do circuito
- O circuito liga ao relay para o abrir
- A saida do relay vai para o cabo com ficha J1772
- O piloto do cabo saida (J1772) liga ao circuito mas na imagem ainda não está soldado para posteriormente passar o cabo pelos furos da caixa

Em pormenor o relay:

A ajuda que venho pedir é no sentido de darem a vossa opinião se estou no bom caminho ou se vêm algo errado ou menos bem feito.
Estou a tentar fazer um EVSE regulável, 6A, 10A e 16A. Comprei um kit destes: https://github.com/kortas87/simple-evse ... itchSimple
O kit vem com fonte de alimentação (passa 230VAC para 12VDC) para alimentar o circuito e com um relay simples de 16A. Conforme recomendações aqui noutro tópico descartei este relay e comprei um POTTER & BRUMFIELD T92P7D22-12 que tem maior capacidade e duas vias.
- Segundo indicações na página do SimpleEVSE liguei o fio terra ao - dos 12VDC de alimentação do circuito
- O piloto do cabo saida (J1772) liga ao circuito mas na imagem ainda não está soldado para posteriormente passar o cabo pelos furos da caixa

Em pormenor o relay:

A ajuda que venho pedir é no sentido de darem a vossa opinião se estou no bom caminho ou se vêm algo errado ou menos bem feito.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 15 nov 2016, 15:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Aparentemente está tudo bem ligado. Só não se consegue validar a polaridade dos 12V e as ligações do próprio interruptor, a partir dessas imagens.Erbium Escreveu:Boa noite.
Em pormenor o relay:
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
vais ter alguma dificuldade em enrolar os fios todos na caixa, talvez seja melhor repensares o comprimento deles
Se o fores usar como unidade portatil aconselho-te a colocar um interruptor diferencial e fusiveis se bem que ja nao vai ficar tão pequeno. Reve os cravamentos dos fios nos terminais e em caso de duvida um banho de estanho para dar rigidez não é pior.
Nao vais por nenhum led para indicar o estado de funcionamento do evse?
Ah e tens que por bucins para o fio para ficar imovel. Essas borrachas nao prestam para isto.
De resto parece muito bem!

Se o fores usar como unidade portatil aconselho-te a colocar um interruptor diferencial e fusiveis se bem que ja nao vai ficar tão pequeno. Reve os cravamentos dos fios nos terminais e em caso de duvida um banho de estanho para dar rigidez não é pior.
Nao vais por nenhum led para indicar o estado de funcionamento do evse?
Ah e tens que por bucins para o fio para ficar imovel. Essas borrachas nao prestam para isto.
De resto parece muito bem!