
Troca Baterias - Fora da Nissan
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Tem um pequeno "OBD" que se liga na ficha CAN do carro para forçar o carro a reconhecer a capacidade das baterias!
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Exactamente, dessa forma passa a ser possível abrir o meu pack de 24kwh e comprar células com maior densidade e construir um pack com maior capacidade, mantendo a estrutura física do actual! Certo? Será necessário mudar todas as células, ou ainda há a possibilidade de, por exemplo, ir fazendo esse upgrade por partes?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Sim, será isso, mas isto nós já todos sabíamos que era possível fazer, agora temos uma ferramenta que faz o "Ajuste" real da capacidade da bateria transmitindo isso ao Carro e assim podemos ter a autonomia estimada real.
No fundo as coisas estão a melhor, o leaf continua a ser e vai continuar a ser um carro extremamente fiável, infelizmente tem desvalorizado um bocado mais do que o previa inicialmente, mas com estas opções de bateria facilmente se coloca o carro "novo", com uma excelente capacidade.

No fundo as coisas estão a melhor, o leaf continua a ser e vai continuar a ser um carro extremamente fiável, infelizmente tem desvalorizado um bocado mais do que o previa inicialmente, mas com estas opções de bateria facilmente se coloca o carro "novo", com uma excelente capacidade.

Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Falta aí A COISA MAIS IMPORTANTE que é o BMS.
Mudar as células sem mudar o BMS é mau em todos os sentidos provavelmente perigoso já que a gestão de carga, descarga, temperaturas, correntes, etc está programada para as células antigas e as novas podem não gostar.
Talvez até se fique a usar apenas uma parte da capacidade das novas células já que o BMS não sabe como fazer "melhor".
Ou seja, bateria nova = células + BMS, portanto ou se muda por uma bateria já com BMS incluído e "engana" o carro com um gateway, tipo meter uma bateria Nissan 40kWh num leaf 24kWh, ou se mudam as células e reprograma o BMS.
Agora, não vai ser o "zé da esquina" a fazer o novo software do BMS e vamos esperar ser igual ou melhor que fez um batalhão de engenheiros na Nissan ou vamos?
Neste momento a "troca fora da Nissan" segura continua a ser por uma Bateria Nissan, mesmo que comprada por outros meios.
Mudar as células sem mudar o BMS é mau em todos os sentidos provavelmente perigoso já que a gestão de carga, descarga, temperaturas, correntes, etc está programada para as células antigas e as novas podem não gostar.
Talvez até se fique a usar apenas uma parte da capacidade das novas células já que o BMS não sabe como fazer "melhor".
Ou seja, bateria nova = células + BMS, portanto ou se muda por uma bateria já com BMS incluído e "engana" o carro com um gateway, tipo meter uma bateria Nissan 40kWh num leaf 24kWh, ou se mudam as células e reprograma o BMS.
Agora, não vai ser o "zé da esquina" a fazer o novo software do BMS e vamos esperar ser igual ou melhor que fez um batalhão de engenheiros na Nissan ou vamos?
Neste momento a "troca fora da Nissan" segura continua a ser por uma Bateria Nissan, mesmo que comprada por outros meios.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Onde estão essas opções?
Quero trocar uma bateria de um 24kWh de 2011 por uma de 40kWh, mas simplesmente não há baterias de 40kWh para comprar!
Portanto a parte do "facilmente" não se aplica muito bem neste caso. É tudo fácil no papel, na prática é quase impossível quanto mais fácil!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Então a empresa de Sevilha pode não estar a fazer um serviço fiável? Mantém a BMS original do carro?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
frankesousa Escreveu: ↑15 set 2020, 10:06Onde estão essas opções?
Quero trocar uma bateria de um 24kWh de 2011 por uma de 40kWh, mas simplesmente não há baterias de 40kWh para comprar!
Portanto a parte do "facilmente" não se aplica muito bem neste caso. É tudo fácil no papel, na prática é quase impossível quanto mais fácil!
Neste momento não arranjas porque está tudo esgotado devido à pandemia...falo das células da LG CHEM, se me falas em baterias originais de 40kWh da Nissan, sim estas são difíceis de arranjar.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
É absolutamente confirmado que em Sevilha mantêm o BMS original.
Segundo o que pude apurar até agora metem uma ponte CAN entre o BMS e o resto do carro que faz uma multiplicação simples dos valores da energia disponível na bateria.
No mínimo vai ter um impacto no reconhecimento da degradação do pack novo.
Segundo o que pude apurar até agora metem uma ponte CAN entre o BMS e o resto do carro que faz uma multiplicação simples dos valores da energia disponível na bateria.
No mínimo vai ter um impacto no reconhecimento da degradação do pack novo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Também tinha essa ideia, sobre os valor de "Carga" / "Descarga" não vejo grandes problemas, quando maior for o pack mais "Corrente" aguentará, menos aquecerá também, as celulas são "idênticas" pelas suas características.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop