Concordo, só ando a fazer estas perguntas para quando chegar a altura ter uma ideia das despesas/passos a dar... Isto se mexer mesmo em alguma coisa pois se calhar com o evse do carro chega para o meu dia a dia na boa, mesmo que venha a comprar um leaf 2 ou outro com bateria(capacidade) semelhante.CASM Escreveu:Eu também sou um pouco assim, pesquisei durante um ano antes de comprar VE, podes pesquisar, desde que não faças investimentos e depois chegas à conclusão que afinal não era necessário, eu estou à quase dois anos a carregar com o EVSE do carro, claro que tenho um segundo veiculo a diesel para as emergências, que nunca aconteceram.Nerusonu Escreveu:Certo, mas eu sou assim com tudo... Gosto de pesquisar tudo com antecedência para quando chegar a altura não andar feito barata tonta de um lado para o outroCASM Escreveu:Eu acho que devia comprar primeiro o carro, e depois pensava no carregamento .

Algumas dúvidas
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Re: Algumas dúvidas
- pemifer
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Re: Algumas dúvidas
Quando comprei o carro não tinha tomada em casa e pensava recorrer aos PCN da minha zona e pensava carregar no trabalho, até tinha permissão para isso.
Entretanto os PCN da minha zona, estão como toda a rede, funcionam ocasionalmente, e no trabalho a pessoa que me disse que podia carregar à vontade saiu.
Comecei por carregar em casa a partir de um circuito de iluminação a 6A (mais ou menos 1300W, ou seja 1,3kW).
No meu trabalho fogem de deixar carregar como o diabo foge da cruz...
Acabei por instalar uma tomada CE na minha arrecadação com contador próprio, iniciativa do meu próprio condomínio.
Agora carrego com o EVSE Nissan, como se fosse uma Wallbox e nem penso em fazer qualquer alteração...
Ah! Antes do carro vir comprei um EVSE regulável entre 6A e 32A. O EVSE original da Nissan, que no meu caso era de 110v, foi convertido na Ucrânia por 70€.
O EVSE Nissan é a wallbox, o EVSE regulável é o que anda no carro...
Entretanto os PCN da minha zona, estão como toda a rede, funcionam ocasionalmente, e no trabalho a pessoa que me disse que podia carregar à vontade saiu.
Comecei por carregar em casa a partir de um circuito de iluminação a 6A (mais ou menos 1300W, ou seja 1,3kW).
No meu trabalho fogem de deixar carregar como o diabo foge da cruz...
Acabei por instalar uma tomada CE na minha arrecadação com contador próprio, iniciativa do meu próprio condomínio.
Agora carrego com o EVSE Nissan, como se fosse uma Wallbox e nem penso em fazer qualquer alteração...
Ah! Antes do carro vir comprei um EVSE regulável entre 6A e 32A. O EVSE original da Nissan, que no meu caso era de 110v, foi convertido na Ucrânia por 70€.
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Re: Algumas dúvidas
Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia... Actualmente estou a fazer 70 e poucos KM por dia e mesmo que não conseguisse carregar em casa até uma boa percentagem, no trabalho tenho onde ligar o carro se necessário, mas tudo isto pode mudar de um dia para o outro dado que como sou segurança não há propriamente postos fixos.pemifer Escreveu:Quando comprei o carro não tinha tomada em casa e pensava recorrer aos PCN da minha zona e pensava carregar no trabalho, até tinha permissão para isso.
Entretanto os PCN da minha zona, estão como toda a rede, funcionam ocasionalmente, e no trabalho a pessoa que me disse que podia carregar à vontade saiu.
Comecei por carregar em casa a partir de um circuito de iluminação a 6A (mais ou menos 1300W, ou seja 1,3kW).
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Ah! Antes do carro vir comprei um EVSE regulável entre 6A e 32A. O EVSE original da Nissan, que no meu caso era de 110v, foi convertido na Ucrânia por 70€.
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- pemifer
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Re: Algumas dúvidas
Se fosse eu substituía uma dessas shucko por uma CE azul de 2 pinos.





- VETL
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Re: Algumas dúvidas
Devias querer dizer 3 pinos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- pemifer
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Re: Algumas dúvidas
VETL Escreveu:Devias querer dizer 3 pinos.


Mas as imagens não deixam duvida...
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Re: Algumas dúvidas
"Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia"
Por isso é que eu disse que devias comprar o carro primeiro, ou saber qual vais comprar, porque não carregam todos da mesma forma, alguns podem utilizar trifásico outros só monofasico.
Por isso é que eu disse que devias comprar o carro primeiro, ou saber qual vais comprar, porque não carregam todos da mesma forma, alguns podem utilizar trifásico outros só monofasico.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
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Re: Algumas dúvidas
Confesso que a comprar será eventualmente um leaf 2 ou o eventual suv nissan que falaram. O Kauai também poderá ser um hipótese, o resto ou fica fora de orçamento(Tesla) ou não os acho atrativos esteticamente(ioniq/I3) ou tecnicamente.CASM Escreveu:"Pois, aqui como disse atrás tenho uma tomada trifásica vermelha(mas sem neutro pelo que me disseram atrás) e duas vulgares schucko, tudo na garagem. A questão aqui é se ganhava muito ao adaptar aquela trifásica para uma CE de 5 pinos(a que la esta só tem 4) ou se as vulgares chegam e sobram para o meu dia a dia"
Por isso é que eu disse que devias comprar o carro primeiro, ou saber qual vais comprar, porque não carregam todos da mesma forma, alguns podem utilizar trifásico outros só monofasico.