Expansão células Leaf 40kW.h

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Nonnus
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 21 jan 2025, 09:55

É uma questão de escala penso eu.

Quantos somos aqui no fórum, quantos carros há a circular.

Também era muito mau todos os carros terem os problema por igual só porque sim.

Lembro-me por exemplo de haver um de 2016 aqui onde moro que ainda não perdeu a 4 barra, está com o SOH de 67 por esta altura quando o meu há mais de um ano e meio já tinha berrado.

O meu tinha + de 160000km aquele tem por esta altura cerca de 70000km.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jan 2025, 10:18

Quantos tens com celulas inchadas abusados e não abusados? Consegues chegar a algum valor para chegar a alguma conclusão? E mesmo estes não apresentam, por norma, muita degradação, os casos que falas de queda abrupta de potência, tem a ver com celulas nas couves, nada a ver com degradação geral do pack, como podem ser casos idênticos ao LEAF 24/30? Que escala é que falas?

A unica coisa que tens com certeza é que quem os utiliza de forma normal não tem problemas, isso é o que eu vejo. No anterior não tinhas como dar a volta à degradação, ela acontecia, fosse com muitos ou poucos kms.

Os melhores casos que possas apresentar do LEAF 24/30 são sempre piores do que os piores casos do 40, como podes falar em serem idênticos, desculpa lá mas não entendo.... Até esse caso que apresentas de 2017, que achas que está muito bom, está muito longe de qualquer LEAF40 com o dobro dos kms e menos um ano.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 21 jan 2025, 20:15

A degradação é mais lenta no pack. Já tínhamos chegado a essa conclusão. Dificilmente vamos ver um Leaf de 40 a ser elegível para troca de bateria por queda da 4ª barra.

Mas tem o problemas das células inchar e o problema da degradação acentuada (tu chamas-lhe células avariadas) em determinadas células.

O que se esta a ver com o passar do tempo é que cada vez aparece mais casos tanto no Leaf de 40 como no 62 e olha que não são todos TVDE.

No leaf da anterior geração tinhas degradação homogênea do pack e a certa altura degradação acentuada em determinadas células. Na actual geração tens células inchadas e degradação acentuada em determinadas células. Venha o diabo e escolha.

Se fizermos uma timeline aqui há coisa de 2 anos (por mjr » 08 jul 2022, 19:42 data de inicio deste tópico) ninguém falava disto, agora parecem cogumelos. Vamos dar tempo ao tempo.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 21 jan 2025, 21:42

Não tem nada a ver um com o outro, no 40 se o tratares bem ele dura, no 24/30 por melhor que o tratasses não conseguias fugir à degradação, é o que é, nada têm a ver um com o outro.

Os casos que referes que nem todos são TVDE, mas também não fazes a minima ideia do que eram, pois são usados e não sabes a proveniência da maioria, portanto, não percebo a utilização da palavra "escala" na tua ultima intervenção. Sabes que a maioria foi vendida para uso profissional, TVDE ou não, uma empresa de camiões daqui de Viseu só de uma vez comprou 14, achas que eram bem tratados?

A Nissan errou na concepção do pack dos LEAF 40 e 60, mas daí a serem idênticos aos da primeira geração vai uma distância enorme. Tens neste proprio forum a prova de que bem tratados duram muito tempo sem qualquer problema de degradação ou celulas inchadas, mas preferes pegar nos casos que não fazes ideia de onde vêm. Alem disso o LEAF é o EV mais apetecivel para mexerem, é o que tem informação disponivel, portanto é nesses que o pessoal mexe... Por isso é que aparecem como cogumelos e muitos mais vão aparecer, vendeu-se muito, por isso existem muitos para mexer... Comprar um LEAF usado... Nunca. Esquecer isto, é no minimo ser tendencioso, o LEAF 40 vendeu mais em menos de um ano do que a vida toda do 24 e do 30, como sabes.;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 22 jan 2025, 09:19

Quando eu falei em escala referia-me ao número de carros aqui em comparação com o número de carros nos Facebooks da vida.

Também é certo que aqui independentemente dos problemas que temos nos nossos carros falamos sobre eles. Nos Facebooks falam quando o problema existe. Quando está tudo bem ninguém partilha informação.

A questão do mexer no Leaf é por tudo o referiste. Mais uma vez a tal escala. Se vende desde 2011 e se dá problemas que outros não dão, é natural haver quem se aplique para tentar perceber o carro e o porquê de tantos problemas.

O Leaf vende baterias aftermark como nenhum outro porque há uma necessidade.

Mal comparado é o mesmo no caso da Kia/Hyundai com história dos rolamentos. Houve/há que se aplique a tentar resolver o problema.

A Kia/Hyundai vende rolamentos aftermark como nenhum outro porque há uma necessidade.

O que torna a discussão em certos locais mais difícil é teres pessoas que não aceitam os problemas que são conhecidos, e teres pessoas que por outro lado acham o carro a pior coisa do mundo. Mas isto é transversal a todas as marcas. Já tivemos outros exemplos quando discutimos a Tesla.

As pessoas não conseguem perceber que apesar de tudo o que escrevo, eu gostava do meu Leaf, tanto que queria ficar com ele.

Considero-me realista. Tal como tu comprar em segunda mão é completamente desaconselhado. Tal como como desaconselhei recentemente um amigo a não comprar um e2008 como carro principal. No entanto tenho um (como segundo carro).
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jan 2025, 12:12

Ninguém aqui está a dizer que não existem problemas, aqui só se diz que o LEAF 24/30 é completamente diferente do 40/60 em termos de baterias, o 2ª geração tem uma degradação muito inferior ao 24/30, ou seja, tentas meter tudo no mesmo saco, mas isso não é correto, porque os dados que tens mostram o contrario do que dizes, e tentas usar dados que não tens, não existem. Eu prefiro usar a amostra deste forum, embora pequena, e que são dados corretos, do que ver casos do Facebook que não fazes ideia de onde são, e por onde passaram.

A grande diferença entre eles é que o 2ª geração faz centenas de milhares de kms sem perda de autonomia visivel, se bem tratado, o 1ª geração nem que andes com ele ao colo consegues travar a degradação. ;)

Achei estranho não partilhares aquele caso que pediram mais de 40 000€ por uma bateria de um LEAF24, a serio que achas aquilo uma amostra de confiança?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por frankesousa » 22 jan 2025, 12:59

civic Escreveu:
22 jan 2025, 12:12
Achei estranho não partilhares aquele caso que pediram mais de 40 000€ por uma bateria de um LEAF24, a serio que achas aquilo uma amostra de confiança?
Por acaso tenho algumas duvidas sobre estes orçamentos.

Dado que sem duvida os leaf precisam de baterias, afinal a Nissan tem e vende baterias de 24 e/ou 30 ou não?

Se existem para vender, seja qual for o preço, porque preferem abater o meu carro a meter a bateria nova?

O que me mete medo não é a bateria degradar e/ou avariar células, é a Nissan não ter solução para trocar as células avariadas ou a troca do pack fora de garantia ser completamente proibitiva.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jan 2025, 13:38

frankesousa Escreveu:
22 jan 2025, 12:59


Por acaso tenho algumas duvidas sobre estes orçamentos.

Dado que sem duvida os leaf precisam de baterias, afinal a Nissan tem e vende baterias de 24 e/ou 30 ou não?

Se existem para vender, seja qual for o preço, porque preferem abater o meu carro a meter a bateria nova?

O que me mete medo não é a bateria degradar e/ou avariar células, é a Nissan não ter solução para trocar as células avariadas ou a troca do pack fora de garantia ser completamente proibitiva.
Eu não acredito em mais de metade do que vai aparecendo no Facebook, por isso esse topico é mais um para encher chouriço... Tal como relatos de carros que foram comprados a conhecidos e sempre bem tratados, depois vai-se ver e foi num stand de beira de estrada....
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 22 jan 2025, 14:23

civic Escreveu:
22 jan 2025, 12:12
Achei estranho não partilhares aquele caso que pediram mais de 40 000€ por uma bateria de um LEAF24, a serio que achas aquilo uma amostra de confiança?
Se viste esse post também deves ter visto o que escrevi no mesmo.

Uma das coisas que pedi ao autor(a) do post é que precisava de dar mais dados porque da maneira como estava explicado nada fazia sentido.

Depois lá veio uma explicação em condições. Não sei se viste.

Querias que eu partilhasse o quê? Um orçamento de 50000€ por uma bateria de 30kWh? Há coisas de senso comum, digo eu.

Vamos por partes. A Nissan não ia pôr uma bateria de 30 num carro que nasceu com uma bateria de 24, por tudo aquilo que já discutimos noutras ocasiões e, pelo caso que conheço em concreto. A Nissan não tem baterias de 24, nem de 30. Como o frankesousa escreveu, então manda carros para abate e afinal tem baterias?

Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nesse orçamento? Não sei se é aldrabice da senhora, se foi uma maneira da Caetano dizer esqueça a reparação desse carro.

Sabes o que aconteceu com esse post? Depois foi replicado em N páginas dos haters dos VE para alimentar o hate que existe. No dia a seguir o Facebook recomendou-me essas páginas onde o post foi replicado. Enfim...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jan 2025, 14:50

Nonnus Escreveu:
22 jan 2025, 14:23
civic Escreveu:
22 jan 2025, 12:12
Achei estranho não partilhares aquele caso que pediram mais de 40 000€ por uma bateria de um LEAF24, a serio que achas aquilo uma amostra de confiança?
Se viste esse post também deves ter visto o que escrevi no mesmo.

Uma das coisas que pedi ao autor(a) do post é que precisava de dar mais dados porque da maneira como estava explicado nada fazia sentido.

Depois lá veio uma explicação em condições. Não sei se viste.

Querias que eu partilhasse o quê? Um orçamento de 50000€ por uma bateria de 30kWh? Há coisas de senso comum, digo eu.

Vamos por partes. A Nissan não ia pôr uma bateria de 30 num carro que nasceu com uma bateria de 24, por tudo aquilo que já discutimos noutras ocasiões e, pelo caso que conheço em concreto. A Nissan não tem baterias de 24, nem de 30. Como o frankesousa escreveu, então manda carros para abate e afinal tem baterias?

Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nesse orçamento? Não sei se é aldrabice da senhora, se foi uma maneira da Caetano dizer esqueça a reparação desse carro.

Sabes o que aconteceu com esse post? Depois foi replicado em N páginas dos haters dos VE para alimentar o hate que existe. No dia a seguir o Facebook recomendou-me essas páginas onde o post foi replicado. Enfim...
Não eu não li nada desse post, é desperdicio de tempo.

Só me lembrei desse post porque é o exagero a que se chega, é o mesmo que dizer que as celulas dos LEAF 1ª geração são idênticas às do LEAF 2ª geração, só porque as 2 avariam, é cair no exagero, ou pior, cair na desinformação, percebes? ;)
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