

DIY EVSE
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Re: DIY EVSE
Filipe, obrigado, gostava muito de ter solar, e o que preocupa é saber como lidar com excesso de produção. Eu sei... baterias, baterias baterias..... 

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Re: DIY EVSE
Apr Escreveu:Mandei vir uma cena destas por meia duzia de euros: ESP8266 Wifi module
...
Se correr bem vai ser o meu primeiro -"coiso da internet" ou em inglês, internet of things.
já chegou...encomendado em Março chegou há dias... mas funciona!

Agora é só juntar tudo, misturar bem e por no forno. Em pouco tempo devo ter um EVSE inteligente
- alexmol
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Re: DIY EVSE
Eu tenho aqui 2 desses em cima da secretária à espera de tempo para me dedicar ao assunto.
Uma das ideias é ligar um deles ao meu Fluence Spy para ler dados do Can-Bus directamente para a internet, assim quando o meu contrato de serviços ZE (que permite ler o estado da bateria no smartphone) expirar tenho uma alternativa caseira.
Outra ideia é o carro comunicar com o meu sistema de gestão de energia off-grid e eu poder programar carregamentos de forma mais inteligente.
Uma das ideias é ligar um deles ao meu Fluence Spy para ler dados do Can-Bus directamente para a internet, assim quando o meu contrato de serviços ZE (que permite ler o estado da bateria no smartphone) expirar tenho uma alternativa caseira.
Outra ideia é o carro comunicar com o meu sistema de gestão de energia off-grid e eu poder programar carregamentos de forma mais inteligente.
Re: DIY EVSE
Parece muito simples. É complicada a montagem para quem não percebe nada disso (como eu) ?
- alexmol
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Re: DIY EVSE
A montagem é simples, a programação é que pode dar luta! 

- Apr
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Re: DIY EVSE
Pena não usarmos ferramentas iguais, o esforço seria repartido e os resultados melhores.
eu vou implementar no openevse, que não deverá dar muito trabalho pois o servidor web funciona com o shield ehternet e com o codigo original. Bastam uns pequenos ajustes para usar o ESP8266 e essa parte fica feita.
A integração com o resto dos consumos da casa está a cargo do emoncms que é gratuito/opensource e pode ser totalmente privado, haja um servidor em casa sempre ligado à espera das leituras (raspberry pi). Tem uma API onde se pode escrever ou consultar dados, por exemplo eu tenho alguns sensores de corrente no quadro a atualizar leituras a partir de um arduino no quadro. E um pequeno servidor sempre ligado a atualizar os horários das tarifas de eletricidade para o mesmo sistema.
por exemplo agora: (omiti a minha chave)
> curl -s "http://emoncms.org/feed/value.json?apik ... x&id=80520"
"342"
>
> curl -s "http://emoncms.org/feed/value.json?apik ... x&id=80557"
"0.120294"
>
estou a consumir neste preciso momento 342Watt e o preço do kWh é de 12,02 centimos
Estás a ver a facilidade que é implementar isto:
- Quando o carro inicia a carga, através da rede, ativa uma script que de 10 em 10 segundos pergunta o consumo da casa
- Calcula a potencia disponivel e envia ao EVSE os amperes máximos que pode carregar
- enquanto carrega vai monitorizando o consumo total, se aumentar muito, baixa o EVSE, se o consumo da casa diminuir, aumenta o do EVSE
Este é apenas um primeiro draft, creio que assim de repente era interessante um modo "manual" para carregar mais lento mesmo que haja potencia disponivel e também falta um mecanismo para evitar ser demaisado sensivel e andar sempre a mudar de potencia só porque se ligou uma luz (uma curva de histerese).
Quem quiser ajudar, pode opinar à vontade, que é pra isso que cá estamos.
eu vou implementar no openevse, que não deverá dar muito trabalho pois o servidor web funciona com o shield ehternet e com o codigo original. Bastam uns pequenos ajustes para usar o ESP8266 e essa parte fica feita.
A integração com o resto dos consumos da casa está a cargo do emoncms que é gratuito/opensource e pode ser totalmente privado, haja um servidor em casa sempre ligado à espera das leituras (raspberry pi). Tem uma API onde se pode escrever ou consultar dados, por exemplo eu tenho alguns sensores de corrente no quadro a atualizar leituras a partir de um arduino no quadro. E um pequeno servidor sempre ligado a atualizar os horários das tarifas de eletricidade para o mesmo sistema.
por exemplo agora: (omiti a minha chave)
> curl -s "http://emoncms.org/feed/value.json?apik ... x&id=80520"
"342"
>
> curl -s "http://emoncms.org/feed/value.json?apik ... x&id=80557"
"0.120294"
>
estou a consumir neste preciso momento 342Watt e o preço do kWh é de 12,02 centimos
Estás a ver a facilidade que é implementar isto:
- Quando o carro inicia a carga, através da rede, ativa uma script que de 10 em 10 segundos pergunta o consumo da casa
- Calcula a potencia disponivel e envia ao EVSE os amperes máximos que pode carregar
- enquanto carrega vai monitorizando o consumo total, se aumentar muito, baixa o EVSE, se o consumo da casa diminuir, aumenta o do EVSE
Este é apenas um primeiro draft, creio que assim de repente era interessante um modo "manual" para carregar mais lento mesmo que haja potencia disponivel e também falta um mecanismo para evitar ser demaisado sensivel e andar sempre a mudar de potencia só porque se ligou uma luz (uma curva de histerese).
Quem quiser ajudar, pode opinar à vontade, que é pra isso que cá estamos.
- alexmol
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Re: DIY EVSE
O meu sistema é algo diferente, pois eu funciono como se estivesse sempre off-grid e não tenho tarifa bi-horária, e logo os meus desafios são diferentes.
Implementar um EVSE inteligente no meu caso é facílimo, é só regular a corrente em função da carga das baterias.
Preciso de alguma inteligência mas é porque o Fluence ZE é muito fraquinho em termos de programação e personalização, se eu só quiser carregar a 80% não tenho forma de o fazer sem ser manualmente. Aí é que pode entrar a comunicação entre o Fluence Spy e o EVSE.
A sugestão que tenho prende-se com a questão da sensibilidade da regulação automática do EVSE, eu consideraria o seguinte:
1. Acima de uma determinada potência na casa o EVSE desliga imediatamente: se (potência da casa actual + 6A + margem X) > máximo contratado
2. Nos restante casos potência EVSE calculada = (potência contratada - potência actual da casa - margem X) e afinar esta margem para poder absorver variações provocadas por pequenos consumidores, no caso da potência EVSE calculada ser inferior à actual baixar imediatamente, no caso de ser superior fazer a actualização apenas ao fim de Y minutos
Quando se ligam pequenos consumidores o EVSE não mexe, pois ainda há a margem X.
Quando se ligam grandes consumidores pode-se cair na situação 1 e o EVSE desliga ou na 2 e a potência EVSE vai reduzir imediatamente.
Quando se desligam consumidores o EVSE só vai actualizar ao fim de Y minutos.
Esta margem de Y minutos é útil para consumidores tipo ferro-de-engomar que ligam/desligam por termoestato em ciclos.
Implementar um EVSE inteligente no meu caso é facílimo, é só regular a corrente em função da carga das baterias.
Preciso de alguma inteligência mas é porque o Fluence ZE é muito fraquinho em termos de programação e personalização, se eu só quiser carregar a 80% não tenho forma de o fazer sem ser manualmente. Aí é que pode entrar a comunicação entre o Fluence Spy e o EVSE.
A sugestão que tenho prende-se com a questão da sensibilidade da regulação automática do EVSE, eu consideraria o seguinte:
1. Acima de uma determinada potência na casa o EVSE desliga imediatamente: se (potência da casa actual + 6A + margem X) > máximo contratado
2. Nos restante casos potência EVSE calculada = (potência contratada - potência actual da casa - margem X) e afinar esta margem para poder absorver variações provocadas por pequenos consumidores, no caso da potência EVSE calculada ser inferior à actual baixar imediatamente, no caso de ser superior fazer a actualização apenas ao fim de Y minutos
Quando se ligam pequenos consumidores o EVSE não mexe, pois ainda há a margem X.
Quando se ligam grandes consumidores pode-se cair na situação 1 e o EVSE desliga ou na 2 e a potência EVSE vai reduzir imediatamente.
Quando se desligam consumidores o EVSE só vai actualizar ao fim de Y minutos.
Esta margem de Y minutos é útil para consumidores tipo ferro-de-engomar que ligam/desligam por termoestato em ciclos.
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Re: DIY EVSE
Mas continuas a ter carga minima 6A, não é? são ~1400Watt ainda é bastante para um sistema off-grid. E ainda por cima tens que converter DC / AC / DC
Um EVSE inteligente podia ter 3 modos de operação, quase como um inversor hibrido:
- Modo Rápido
- Prioridade Solar
- Modo manual / OFF
No modo de prioridade solar pode-se implementar um algoritmo que coloque o veiculo a carregar o minimo de 6A e usar todo o excedente que der de forma a potencia consumida da rede seja minima.
Assim daria para o teu cenário off grid?
Um EVSE inteligente podia ter 3 modos de operação, quase como um inversor hibrido:
- Modo Rápido
- Prioridade Solar
- Modo manual / OFF
No modo de prioridade solar pode-se implementar um algoritmo que coloque o veiculo a carregar o minimo de 6A e usar todo o excedente que der de forma a potencia consumida da rede seja minima.
Assim daria para o teu cenário off grid?
- alexmol
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Re: DIY EVSE
Eu neste momento não sinto necessidade de mais inteligência para o meu EVSE. Só tenho de escolher manualmente 6 ou 10A e de resto ele funciona sempre pelo solar se estiver com o cabo de comunicação ligado. Se eu desligar a comunicação funciona manualmente como qualquer EVSE.
Eu deixo normalmente em 10A, nos dias nublados vai fazer interromper mais vezes a carga para recuperar as baterias, mas não tenho de intervir.
O upgrade para uma variação contínua 6-16A é o passo lógico seguinte, que evitaria algumas interrupções da carga, mas o efeito prático é o mesmo, o carro vai carregando à medida da radiação solar disponível. Por isso estou a virar-me para outras ideias.
O medidor marca-me 1200W para 6A e 2000W para 10A no meu caso. São potências aceitáveis pois o inversor é de 3500VA (já experimentei os 16A e aguenta se não tiver mais nada ligado em casa).
O que realmente seria uma mais valia era alimentar directamente em DC, mas teria que mexer no carro e há avisos sérios no contrato de aluguer de bateria sobre "sistemas de carregamento não aprovados pela Renault".
Depois há a questão de regular a tensão DC dos paineis para os 394V, como se faz? Quanto custa?
Eu deixo normalmente em 10A, nos dias nublados vai fazer interromper mais vezes a carga para recuperar as baterias, mas não tenho de intervir.
O upgrade para uma variação contínua 6-16A é o passo lógico seguinte, que evitaria algumas interrupções da carga, mas o efeito prático é o mesmo, o carro vai carregando à medida da radiação solar disponível. Por isso estou a virar-me para outras ideias.
O medidor marca-me 1200W para 6A e 2000W para 10A no meu caso. São potências aceitáveis pois o inversor é de 3500VA (já experimentei os 16A e aguenta se não tiver mais nada ligado em casa).
O que realmente seria uma mais valia era alimentar directamente em DC, mas teria que mexer no carro e há avisos sérios no contrato de aluguer de bateria sobre "sistemas de carregamento não aprovados pela Renault".
Depois há a questão de regular a tensão DC dos paineis para os 394V, como se faz? Quanto custa?
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Re: DIY EVSE
Estou maravilhado com este chip! Pode ser programado como se um arduino se tratasse. Mandei vir +2 com os pinos todos disponiveis para experimentar programar o EVSE diretamente sobre ele.

cada coisa destas custa 3€.
Neste momento com o o que tenho já está implementada a ligação WiFi:
- Tenta ligar ao wifi lá de casa
- Pode ser configurado através da pagina web e guarda os dados de forma permanente
- Se não conseguir é reiniciado como Access Point dedicado
- Vai ser possivel mudar os amps e ligar/desligar o evse.

O próximo passo será estabelecer ligação ao EVSE propiamente dito através da porta serie e requisitar os respetivos dados.
Se tiverem sugestões aproveitem agora!
cada coisa destas custa 3€.
Neste momento com o o que tenho já está implementada a ligação WiFi:
- Tenta ligar ao wifi lá de casa
- Pode ser configurado através da pagina web e guarda os dados de forma permanente
- Se não conseguir é reiniciado como Access Point dedicado
- Vai ser possivel mudar os amps e ligar/desligar o evse.

O próximo passo será estabelecer ligação ao EVSE propiamente dito através da porta serie e requisitar os respetivos dados.
Se tiverem sugestões aproveitem agora!
