DIY EVSE

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: DIY EVSE

Mensagem por psi20 » 10 jan 2016, 16:32

jasmim Escreveu:Pnunes obrigado pela referência.

O meu está aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4788

O lmmr74 também tem um à venda.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4812

tanto um como o outro ultrapassam o orçamento disponivel de 200€

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por pnunes » 10 jan 2016, 16:44

psi20 Escreveu:
jasmim Escreveu:Pnunes obrigado pela referência.

O meu está aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4788

O lmmr74 também tem um à venda.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4812

tanto um como o outro ultrapassam o orçamento disponivel de 200€
e queres fazer um mais barato?
o rjsc acho que tentou, li algures que só em fichas a coisa já estava a doer!!! e olha que ele percebe do assunto!
mas podes sempre ignorar as fichas e meter umas pinças a carregar diretamente!

até aquele de abanar que o ogadiv tem (um dos mais ridículos evse que vi até hoje) foi mais caro, e veio dos estates!

boa sorte, quando conseguires vais ver que não faltam clientes.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por jasmim » 10 jan 2016, 17:40

psi20 Escreveu:
jasmim Escreveu:Pnunes obrigado pela referência.

O meu está aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4788

O lmmr74 também tem um à venda.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=4812

tanto um como o outro ultrapassam o orçamento disponivel de 200€
Não é fácil, mas com paciência tudo é possível.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIY EVSE

Mensagem por lmlr » 10 jan 2016, 17:44

No encontro de Coimbra vêem um EVSE superlativo :) , made by APR.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 10 jan 2016, 18:00

De facto 200€ só se houver alguém com a corda ao pescoço e que queira dinheiro para dívidas.


Etretanto já fiz o primeiro EVSE com WiFi, e foi para um cliente especial que nunca vão adivinhar:

Imagem


Imagem

Completamente estanque, dá para controlar a potencia de 6A-16A e dá para desligar (desliga o pioto e passados alguns segundos desliga o relé, ja sem carga). Tem um medidor de energia que conta apenas a energia que passa para o carro, muito útil para fazer testes da tomada, já que é possivel para fazer reset aos kWh consumidos. Lá dentro tem 2 reles de 30A, numa PCB única.Acho que é suficientemente bom para trabalhar até 16A.



Entretanto também refiz o meu para o meter no compartimento do motor:

Imagem

Imagem

Imagem

O contactor é de 63A espero que seja suficientemente bom para os 28A que o Leaf debita. De cada vez que liga/desliga mandava o arduino abaixo, tal é o "kick". Tive que por um supressor de ruido. E agora também quero wifi no meu em vez do botão e do led :-)

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: DIY EVSE

Mensagem por psi20 » 10 jan 2016, 18:59

Apr Escreveu:De facto 200€ só se houver alguém com a corda ao pescoço e que queira dinheiro para dívidas.


Etretanto já fiz o primeiro EVSE com WiFi, e foi para um cliente especial que nunca vão adivinhar:

Imagem


Imagem

Completamente estanque, dá para controlar a potencia de 6A-16A e dá para desligar (desliga o pioto e passados alguns segundos desliga o relé, ja sem carga). Tem um medidor de energia que conta apenas a energia que passa para o carro, muito útil para fazer testes da tomada, já que é possivel para fazer reset aos kWh consumidos. Lá dentro tem 2 reles de 30A, numa PCB única.Acho que é suficientemente bom para trabalhar até 16A.



Entretanto também refiz o meu para o meter no compartimento do motor:

Imagem

Imagem

Imagem

O contactor é de 63A espero que seja suficientemente bom para os 28A que o Leaf debita. De cada vez que liga/desliga mandava o arduino abaixo, tal é o "kick". Tive que por um supressor de ruido. E agora também quero wifi no meu em vez do botão e do led :-)
Estamos a falar de que precos?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DIY EVSE

Mensagem por Fil » 10 jan 2016, 19:34

Muito bom Apr! Vê-se que tens gosto e jeito pela obra. Parabéns;)

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por pnunes » 10 jan 2016, 23:09

psi20 Escreveu:
Estamos a falar de que precos?
sem me querer intrometer muito, embora já o tenha feito :)
Estaremos a falar do preço de muita dedicação, conhecimento etc, ou seja são coisas cujo preço além do valor dos componentes, comportam outros factores que por vezes são difíceis de avaliar...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DIY EVSE

Mensagem por alexmol » 11 jan 2016, 09:08

Apr Escreveu:(desliga o pioto e passados alguns segundos desliga o relé, ja sem carga). Lá dentro tem 2 reles de 30A, numa PCB única.Acho que é suficientemente bom para trabalhar até 16A.



Entretanto também refiz o meu para o meter no compartimento do motor:


O contactor é de 63A espero que seja suficientemente bom para os 28A que o Leaf debita. De cada vez que liga/desliga mandava o arduino abaixo, tal é o "kick". Tive que por um supressor de ruido. E agora também quero wifi no meu em vez do botão e do led :-)
Onde é que já vi essa ideia de desligar o contactor passados uns segundos? ;)

Os relés e contactores não devem ser problema, em situação normal não vão cortar em carga (no Fluence o carregador tem soft start e no Leaf também não deve arrancar logo com um pico... Ou não?)

Atenção apenas ao calor gerado pela bobine do contactor de 63A.

Estou com inveja da colocação no compartimento do motor, no Fluence é complicado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DIY EVSE

Mensagem por alexmol » 11 jan 2016, 09:12

psi20 Escreveu:percebo pouco ou nada de electronica mas gostaria de criar uma versao low cost de um evse para carregar o meu fluence a 16amp
a ideia seria usar o cabo menekes do carro pelo que o EVSE funcionaria apenas como um adaptador de ficha.

existe online algum local com a lista do material necessario? sites para compra de peças o que recomendam?
Eu posso dar uma ajuda com a lista, mas para cumprir esse orçamento o principal problema vai ser a tomada menekkes. Se o preço da tomada ultrapassar os 80€ então não vai dar.

Que preços tens para a tomada?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”