
DIY EVSE
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Re: DIY EVSE
Por acaso tenho por aqui alguns tags rfid, posso experimentar. O que gostei menos foi a distancia maxima, mesmo com antena, que parece ser muito curta, 0,5cm.
Tenho tudo no esp, é um chip incrivel.
Tenho tudo no esp, é um chip incrivel.
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Re: DIY EVSE
É open source?Apr Escreveu:O que acham desta página para comandar um EVSE?
Que funcionalidades gostavam de ver incluidas? Assim de repente gostava de ao meter um adaptador, p/ ex CEE16, limitar automaticamente a carga máxima, mas para isso são precisas fichas de potencia customizadas. Simples de implementar, caro de adquirir.

Gostava de ter uma função para permitir
1 - terminar a carga a uma hora predeterminada (tem de comunicar com o carro para saber o estado de carga atual),ex: saio de casa às 7:00, quero o carro a 100% às 6:55
2 - permitir escolher outros valores de paragem de carga que não os 80% (também tem de comunicar com o carro)
- Apr
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Re: DIY EVSE
olá cgecastro, obrigado por participares.
tenho andado a pensar bastante no assunto, e quando tive que decidir por ter funções de temporização, tive que tomar uma decisão. Podia arranjar um RTC com uma pilha e ligar ao EVSE e tenho horas em todas as situações. Acontece que a opção que tomei foi a de atrasar a carga com base no "agora" em vez do "às X horas". As funções estão lá na mesma, podes atrasar a carga em X horas e definir uma duração de Y. Ou só atrasar, ou só definir uma duração. Normalmente essa função é importante quando estamos em casa. E aí podes ter outro sistema a montante que te permita fazer isso e muito mais por quase nada, como controlar a prioridade da carga do carro com base no consumo da casa, no solar, etc. O EVSE é totamente controlável por API HTTP (1 sentido) ou por MQTT (bidirecional).
Poderá ser possivel estabelecer um limite de kWh máximo no próprio EVSE, mas por X% de SOC acho demasiado complexo para o beneficio que dá. Não sei mexer no BUS do carro e também não estou muito para ai virado, porque é único para cada carro e o EVSE fica a depender de uma série de coisas que não consigo controlar/compreender bem.
cmps
tenho andado a pensar bastante no assunto, e quando tive que decidir por ter funções de temporização, tive que tomar uma decisão. Podia arranjar um RTC com uma pilha e ligar ao EVSE e tenho horas em todas as situações. Acontece que a opção que tomei foi a de atrasar a carga com base no "agora" em vez do "às X horas". As funções estão lá na mesma, podes atrasar a carga em X horas e definir uma duração de Y. Ou só atrasar, ou só definir uma duração. Normalmente essa função é importante quando estamos em casa. E aí podes ter outro sistema a montante que te permita fazer isso e muito mais por quase nada, como controlar a prioridade da carga do carro com base no consumo da casa, no solar, etc. O EVSE é totamente controlável por API HTTP (1 sentido) ou por MQTT (bidirecional).
Poderá ser possivel estabelecer um limite de kWh máximo no próprio EVSE, mas por X% de SOC acho demasiado complexo para o beneficio que dá. Não sei mexer no BUS do carro e também não estou muito para ai virado, porque é único para cada carro e o EVSE fica a depender de uma série de coisas que não consigo controlar/compreender bem.
cmps
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Re: DIY EVSE
Era mais interessante um dongle CAN -> WiFi, é barato e já tá feito. E era simples configurar o ESP para se ligar automaticamente a ele. Mas depois não sei se há muitos parâmetros disponíveis com o carro desligado. Continua a não me parecer essencial para um EVSE. Mas diz-me tu... 

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Re: DIY EVSE
É possível programar a hora de inicio da carga neste modelo/versão?Apr Escreveu:De facto 200€ só se houver alguém com a corda ao pescoço e que queira dinheiro para dívidas.
Etretanto já fiz o primeiro EVSE com WiFi, e foi para um cliente especial que nunca vão adivinhar:
Completamente estanque, dá para controlar a potencia de 6A-16A e dá para desligar (desliga o pioto e passados alguns segundos desliga o relé, ja sem carga). Tem um medidor de energia que conta apenas a energia que passa para o carro, muito útil para fazer testes da tomada, já que é possivel para fazer reset aos kWh consumidos. Lá dentro tem 2 reles de 30A, numa PCB única.Acho que é suficientemente bom para trabalhar até 16A.
- Apr
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Re: DIY EVSE
O EVSE do lmlr é único, é uma edição limitada de 1 unidade 
Não tem temporizadores, mas basta ele querer para ter.

Não tem temporizadores, mas basta ele querer para ter.
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Re: DIY EVSE
Mas aqueles 2 botões "enable" e "disable" no interface web fazem o quê? Ligam e desligam a carga? Se sim, então significa que posso enviar uma mensagem equivalente aqueles comandos, correcto?Apr Escreveu:O EVSE do lmlr é único, é uma edição limitada de 1 unidade
Não tem temporizadores, mas basta ele querer para ter.
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Re: DIY EVSE
Sim, apesar de que o EVSE no lmlr só tem modo AP isolado o que quer dizer que terias que te ligar aquele ssid para executar o GET http correspondente. E dos amperes a mesma coisa.
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Re: DIY EVSE
Apr Escreveu:Sim, apesar de que o EVSE no lmlr só tem modo AP isolado o que quer dizer que terias que te ligar aquele ssid para executar o GET http correspondente. E dos amperes a mesma coisa.
Humm...ok..pensei que ele estivesse ligado à wireless em casa e depois se acedesse por http. Mas começo a pensar em algo semelhante ao que já falaste aqui: algo com mudança de corrente dinâmica, conforme o consumo da casa. Temos que marcar um café um dia destes, para falarmos (também sou de Coimbra).
O sistema que tens para medir o consumo, ocupa muito espaço?