Sei que a maior parte disto não é discussão onde a maior parte dos utilizadores do fórum vá participar, mas pelo menos o mjr pode trocar ideias e o post encontra-se na área da discussão técnica.
Começa logo pelo teste de existência de ligação à terra, que exige no mínimo uma corrente de fuga de 4 mA para a terra (mínimo para o circuito integrado MID400 funcionar).
Esta corrente em que ser deixada normalmente por volta dos 7mA @ 250V para que funcione em sítios onde a tensão cai para 190V ~ 185V em carga, como acontece com e rede elétrica na zona onde mora o VETL e na minha antes de a EDP ter colocado um novo posto de transformação no final de 2013.
Esta corrente de fuga é exagerada e pode mandar abaixo o disjuntores diferenciais de 30mA bastante comuns nas instalações portuguesas que já por si costumam estar perto de disparar devido a correntes de fuga causadas pelos filtros RFI nas fontes de alimentação comutadas de coisas como computadores, TV's, Máquinas de Lavar, etc, que têm condensadores colocados entre Fase e Terra e Neutro e Terra:

Como os Americanos não usam disjuntor diferencial à entrada de casa como por cá, não lhes faz diferença.
O segundo problema é que o openEVSE faz um auto-teste inicial quando se liga a energia sem ter o veículo previamente ligado, em que liga o contactor de saída por alguns instantes colocando tensão nos pinos da ficha j1772 sem que esta esteja ligada no veículo e então cai por terra a razão de ser dos EVSE com contactor que é impedir que isso aconteça.
Para isso mais vale poupar espaço e dinheiro e ligar o EVSE sem contactor tratando a ficha J1772 como qualquer outra comum extensão que assim que se liga à tomada, na outra ponta tem sempre tensão.
Aqui está o fluxograma do Power on Self Test que descreve o problema:
