Apesar de ter descarregadores de sobretensão no quadro principal, em termos de rede elétrica fritou-me a parte eletrónica do contador bi-horário (é dos mais antigos que tem um contador mecânico agregado a um relógio digital que separa os períodos de contagem) e rebentou-me um fusível de 200 mA qu estava antes de um MOV de 275V numa placa de um circuito caseiro que fiz.
No quadro de telecomunicações fritou-me um switch ethernet, um router e uma placa de rede num computador. Foram queimados por picos de tensão induzidos nos cabos ethernet já que as fontes de alimentação estão perfeitamente funcionais.
Quando abri o EVSE do dgalv vi que tinha MOV's e um descarregador de sobretensão com tubo de gás.
O pessoal aqui anda a pensar em comprar daqueles EVSE's incluídos dentro da ficha J1772 mas depois do que passei hoje venho-vos recomendar que não o façam.
Também vou fazer um EVSE mas além dos descarregadores de sobretensão que tenho no quadro de casa ainda vou instalar uns também no EVSE para quando o utilizar fora de casa.
Esses EVSE simples que ficam dentro da tomada não oferecem qualquer tipo de proteção contra sobretensão passando tudo para o carro.
Além disso fiquei agora também a pensar se os postos mobi-e terão alguma proteção contra sobretensão, pelo menos nas fichas Mennekes, já que o EVSE do dgalv queimou o MOV precisamente quando estava ligado numa tomada CEE de um posto mobi-e.