
Carregar bateria - 80 ou 100%?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Eu estava a falar naturalmente da carga realizado com o OBC, que era a questão original, e a impossibilidade de nos EUA se programar a carga a 80% a desde de 2014.
Sobre as cargas rápidas entendo que limitar a primeira carga a 80% seria mais numa ótica de não ficar a ocupar o posto indefinidamente, pois como sabemos a partir dos 70-80% de SOC a carga fica muito mais lenta.
pnunes, que informação é que o carro comunica para um posto em modo 3 e que não faz para um EVSE modo 2?
Sobre as cargas rápidas entendo que limitar a primeira carga a 80% seria mais numa ótica de não ficar a ocupar o posto indefinidamente, pois como sabemos a partir dos 70-80% de SOC a carga fica muito mais lenta.
pnunes, que informação é que o carro comunica para um posto em modo 3 e que não faz para um EVSE modo 2?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Confirmo, o meu é mk2 e tem a opção 80%VETL Escreveu:pnunes e mjr: Vocês estão a falar de postos de carregamento ou do carro?
Do que sei, no Nissan Leaf (mesmo nos novos) o utilizador continua a poder programar cargas a 80% ou a 100% SOC.
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
por exemplo o controlo de todos os estados desde o A até ao D e a variação da corrente de carga dado ao carro num determinado momento analisando o estado de varios factores na bateria, por exemplo a temperatura estiver fora dos parametros desliga a carga e retoma mais tarde.
Resumindo tem o Control Pilot.
Resumindo tem o Control Pilot.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
No caso do Leaf, o EVSE portátil também tem o CP (há versões a 10 e a 16A, indicado pelo CP ao carro) e deteta pelo menos os estados A, B e C. O D não faço ideia, aliás acho que o Leaf nunca usa esse modo (ventilação). Nem faz sentido pois o LBC (aka BMS) manda completamente na carga, e caso a temperatura da bateria fosse muito elevada ele próprio trataria de desligar a carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
mjr Escreveu:No caso do Leaf, o EVSE portátil também tem o CP (há versões a 10 e a 16A, indicado pelo CP ao carro) e deteta pelo menos os estados A, B e C. O D não faço ideia, aliás acho que o Leaf nunca usa esse modo (ventilação). Nem faz sentido pois o LBC (aka BMS) manda completamente na carga, e caso a temperatura da bateria fosse muito elevada ele próprio trataria de desligar a carga.
eu tenho uma situação mt estranha para contar,
quando recebi o meu leaf no verao passado, ficou varios dias na garagem e sei que num dia de muito calor, a minha garagem aquece mesmo mt ,tipo estufa, coloquei o carro á carga e ligou logo as ventoinhas do radiador,desligando a carga elas paravam,como a carga estava no segundo lead,nao voltei a carregar.nunca mais fez isso,tambem nunca mais entrou na garagem.
Mas fiquei com ideia que seria para arrefecer o carregador,
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
O mk1 faz circular um fluido entre o carregador e o inversor, onde é dissipado passivamente. Talvez no mk2 haja ventilação para arrefecer mais eficientemente o carregador integrado de 6,6kW. Mas isto é completamente independente do EVSE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
mjr Escreveu:O mk1 faz circular um fluido entre o carregador e o inversor, onde é dissipado passivamente. Talvez no mk2 haja ventilação para arrefecer mais eficientemente o carregador integrado de 6,6kW. Mas isto é completamente independente do EVSE.
O meu é um mk1 de 2013
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Nunca vi algo semelhante e já carreguei em garagens bem quentes (corte inglês gaia). Não seria a ventoinha do AC?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
No mk2 há arrefecimento do PDM, numa carga aquilo fica bem quente, apesar de não chegar a queimar no toque.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Se não houver control pilot o carro não carrega. É sempre necessário um EVSE e na realidade este apenas indica ao EV a corrente disponível. O carregador interno do EV está sempre em controlo total da carga, escolhendo a etapa que quiser. O EVSE não faz qualquer regulação de corrente, o carregador é que faz podendo utilizar para essa decisão os dados que quiser.pnunes Escreveu:por exemplo o controlo de todos os estados desde o A até ao D e a variação da corrente de carga dado ao carro num determinado momento analisando o estado de varios factores na bateria, por exemplo a temperatura estiver fora dos parametros desliga a carga e retoma mais tarde.
Resumindo tem o Control Pilot.
A diferença para carregamento DC é que a regulação de corrente é feita no posto, mas o algoritmo de gestão da corrente de carga é independente de onde é regulada a corrente e é sempre o EV a dizer quantos A e V quer. Se está a pedir esta regulação ao carregador interno ou ao posto é indiferente.