Isto foi logo das primeiras coisas que me vieram à cabeça quando vi os farolins de travagem do LEAF, pois estes já são quase como duas réguas verticais de LED's que podia muito bem mostrar para o condutor que vem atrás a intensidade de travagem.
Para manter o mínimo de visibilidade podia acender sempre a terceira luz de stop (central) com a força toda assim que se carregava no travão, mas as laterais podiam encher de baixo para cima conforme a intensidade de travagem, e com toda a electrónica que já existe no LEAF certamente seria um "extra" fácil de terem incluído de origem...
Penso que este sistema era muito útil cá devido à grande parte dos condutores terem a mania de se colarem ao carro da frente.
Ainda em outra situação, por exemplo há certos condutores que passam a vida a levar o pé ao travão, mesmo que seja só para lhe tocar, e quem vem atrás está sempre a ver os stops a acender, se por acaso existir uma travagem brusca não existe qualquer diferença na sinalização destas luzes de travagem, e pode induzir em erro...
PS: Já tinha postado esta sugestão há tempos num forum estrangeiro do Nissan LEAF, mas disseram que já existiam alguns topos de gama com este sistema e que por outro lado podia ser perigoso por causar distracção...
Eu acho que depois de ser um sistema conhecido por todos os condutores, podia melhorar a segurança na estrada transmitindo uma melhor informação do que o condutor vai encontrar à frente.

Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
Deixa-os encostarem-se, assim ficam a ver-nos ir,ir ir 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- batalha
- Mensagens: 631
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Negrais, Sintra
Re: Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
Esta ideia tem pernas para andar
mas teria que ser implementada em todos os modelos futuros 


- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
Penso que até era possível existirem uns farolins de substituição para o "after-market" sem qualquer ligação adicional e sem ter que ir buscar informação da intensidade da travagem à electrónica do carro, passo a explicar:
o farolim dos stops detectava a aceleração (negativa pois é travagem) que estava a sentir no momento e acendia a barra de LED's correspondente a essa travagem.
Hoje em dia qualquer smartphone tem um acelerómetro capaz de medir uma travagem com a precisão necessária para acender uma barra em 5 ou 6 partes consoante a intensidade.. por exemplo a app Dynomaster tem entre outras coisas o "G-Meter", e bastava o farolim ter um sensor destes incluído, que assim que recebia power para acender (quando se carrega no travão de pé) só acendia os LED's correspondentes à travagem.
Se fosse uma descida acentuada iria dar um efeito de travagem mais acentuada, pois esta a somar uma componente da força gravítica, mas na realidade ajuda a equilibrar a indicação, pois quando se vai a descer é preciso travar mais para abrandar ou mesmo para manter a velocidade, e é mais fácil quem vem a traz não conseguir travar a tempo.
o farolim dos stops detectava a aceleração (negativa pois é travagem) que estava a sentir no momento e acendia a barra de LED's correspondente a essa travagem.
Hoje em dia qualquer smartphone tem um acelerómetro capaz de medir uma travagem com a precisão necessária para acender uma barra em 5 ou 6 partes consoante a intensidade.. por exemplo a app Dynomaster tem entre outras coisas o "G-Meter", e bastava o farolim ter um sensor destes incluído, que assim que recebia power para acender (quando se carrega no travão de pé) só acendia os LED's correspondentes à travagem.
Se fosse uma descida acentuada iria dar um efeito de travagem mais acentuada, pois esta a somar uma componente da força gravítica, mas na realidade ajuda a equilibrar a indicação, pois quando se vai a descer é preciso travar mais para abrandar ou mesmo para manter a velocidade, e é mais fácil quem vem a traz não conseguir travar a tempo.
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Vuímetro de barras como luzes de intensidade de travagem
Pois, para modelos futuros, nem todos têm os farolins em forma de barra, mas podiam sempre recorrer ao terceiro stop que costuma ser uma barra de LEDs no spoiler, e poodia ser mais comprida (apanhando a maior parte da largura do carro), e acendia do centro para as laterais...batalha Escreveu:Esta ideia tem pernas para andarmas teria que ser implementada em todos os modelos futuros